domingo, junho 19, 2016

Muito Bem

Acho que o PSD fez muito bem em pedir uma comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos que abranja os últimos dezasseis anos da instituição, ou seja, um período em que à frente do governo estiveram o próprio PSD e o PS por várias vezes.
Porque quem não deve não teme!
A verdade é que a partir do momento em que se sabe que a recapitalização da CGD vai custar aos contribuintes um mínimo de quatro mil milhões de euros é da mais elementar justiça que quem vai ter de pagar saiba porque razão tem de o fazer.
É preciso perceber que erros de gestão, que maus negócios, que decisões erradas originaram tão grandes prejuízos no banco público.
A quem se deu maus crédito e porque razões foi dado.
Que negócios, e porquê, foram feitos sem as garantias necessárias para o caso de correrem mal.
Percebo que PCP e PS não queiram esta comissão e ,no caso do governo, estejam a fazer tudo que lhes é possível para impedirem a sua constituição e a substituírem pelo que de mais inócuo e inconclusivo seja possível.
No caso do PCP é apenas um preconceito ideológico.
Defendendo o publico com unhas e dentes, e adorando anatemizar tudo o que é privado, dá-lhe imenso jeito poder falar de BPN, BES ou BANIF como expoentes dos malefícios da banca privada mas horroriza-os ter de admitir que na banca pública foram cometidos os mesmos erros (e se calhar alguns piores...) que levaram aos problemas nesses bancos provados.
No PS a questão é diferente.
Porque tendo partilhado com o PSD e o CDS, ao longo dos anos, o privilégio da nomeação de administradores para a CGD (muitos deles vá-se lá saber porquê...) os socialistas sabem que os "anos negros" da má administração da Caixa foram entre 2005 e 2008 quando a dupla Carlos Santos Ferreira/Armando Vara (socialistas nomeado por Sócrates) se "fartaram" de literalmente estourarem dinheiro em maus negócios como o célebre financiamento a um empreendimento turístico algarvio em que foram por água abaixo mais de 300 milhões de euros.
Por isso acho que o PSD fez muito bem.
Especialmente porque sabe que da comissão de inquérito poderão , eventualmente, resultar pormenores desagradáveis para os governos que liderou, para os administradores que nomeou, para as direcção do partido que tomaram decisões nessa matéria.
Mas isso é o que se espera de um partido responsável e com sentido de Estado.
Que ponha a Verdade das coisas acima de tudo.
Depois Falamos.

P.S: Claro que o "novo riquismo" que levou à construção da faraónica sede da CGD também será uma das razões, embora remota face ao período que o PSD quer investigado, para as actuais dificuldades financeiras da instituição.

2 comentários:

il disse...

Vai ser difícil. A malta do avental está a ver a tenda a arder.
Isso explica por que é que alguns 'queridos' do PSD estão contra; tantos 'históricos' a mandar bitaites contra a actual direcção do PSD.

luis cirilo disse...

Cara il:
Certeira como sempre. De facto é notório que há uns figurões do PSD muito incomodados com esta iniciativa. Quase todos ligados (não há coincidências...) aquela "élite" que faz parte de inúmeros orgãos sociais de grandes empresas públicas, incluindo a CGD, e que se abarbatam com dezenas de milhares de euros só por irem a uma reunião de vez em quando.