segunda-feira, junho 27, 2016

Luís Esteves

Conheço o Luís Esteves há muitos anos.
Muito antes de ele se ter tornado no melhor treinador de guarda redes português.
De um tempo em que ele ainda não tinha ido para a Universidade e nem sabia sequer qual iria ser com certeza absoluta o seu futuro profissional.
Mas já sabia que era vimaranense e vitoriano daqueles de antes quebrar que torcer.
Depois a diferença de idades e de percursos fez-nos perder o contacto mas fui acompanhando à distância a sua carreira e a forma como tinha decidido especializar-se em treinos de guarda redes o que lhe viria a merecer o reconhecimento da UEFA, da FIFA e da Federação Espanhola entidades com quem colabora há anos.
Em 2012 foi a "minha" primeira contratação para o Vitória.
Sabendo pelo amigo comum Rui Leite que ele, então na Arábia Saudita , estava desejoso de voltar a Portugal e conhecendo o seu currículo não hesitei minimamente em pedir ao Rui para marcar um encontro com ele para conversarmos.
E assim foi.
Ainda em campanha eleitoral reunimos na pastelaria "Clarinha" ,ao lado da sede de campanha da Lista A, e em 5 minutos chegamos a acordo para o seu regresso ao Vitória a partir de Julho de 2012.
Vindo ganhar muito menos do que estava a ganhar na Arábia ,ou do que poderia ganhar noutros clubes que estavam atentos à sua situação, mas deixando o coração vitoriano falar mais alto e "impor" o regresso ao seu clube.
Assim foi.
O Neno ,então treinador de guarda redes passou para as relações públicas que é o lugar onde de longe melhor serve o Vitória (e fá-lo de forma excepcional), e o Luís Esteves foi integrar a equipa técnica do Rui Vitória onde desenvolveu um trabalho de excelência quer a treinar os guarda redes da equipa A quer a supervisionar o treino de todos os outros guarda redes do clube.
A par de ter lançado iniciativas tão interessantes como a Academia de guarda redes ou realizando seminários de formação para treinadores.
Quando no final da época de 2014/2015 Rui Vitória se transferiu para o Benfica, levando boa parte da sua equipa técnica, Luís Esteves "resistiu" e continuou por Guimarães integrado na equipa de Armando Evangelista que honra lhe seja feita não colocou entraves a isso.
Provavelmente percebendo que era um privilégio ter a trabalhar com ele o melhor treinador de guarda redes português.
Como é sabido Evangelista durou pouco e viria a ser substituído por Sérgio Conceição que não quis LE porque já trazia com ele um treinador de guarda redes e fazia questão de impor toda a sua equipa técnica mesmo sabendo da vontade do Vitória em manter o LE.
Como na altura preferiram fazer-lhe a vontade (primeira de muitas...) do que explicarem-lhe que no Vitória a porta da rua é serventia da casa para quem não acata as orientações do clube ficou Luís Esteves, bem contra sua vontade, a receber sem o deixarem trabalhar com manifesto prejuízo financeiro e técnico para o clube!
Ao fim de algum tempo, e após muita insistência sua, a administração da SAD lá acabou por lhe conceder a rescisão de contrato permitindo que LE procurasse um futuro profissional onde lhe reconhecessem competências e qualidades e lhe permitissem exercer a sua profissão.
Claro que Rui Vitória não anda a dormir , conhecia a situação, e convenceu Luís Esteves a assinar pelo Benfica!
Ou seja um treinador que o Vitória não quis, um treinador que esteve meses encostado a receber mas sem trabalhar porque não o deixavam, vai agora treinar os guarda redes do actual campeão nacional.
É , no mínimo, "sui generis" esta situação.
Claro que para Luís Esteves é uma grande e irrecusável oportunidade.
Vai trabalhar no maior clube português, campeão nacional em título, vai conhecer a realidade da Liga dos Campeões, vai enriquecer o currículo e ganhar certamente bem mais do que aquilo que ganhava no Vitória.
Mas que pensar de uma gestão desportiva que permite situações destas?
Que desperdiça para o Benfica aproveitar?
Que não sabe dar valor ao que tem dentro de portas e perde um quadro técnico com a valia de Luís Esteves?
É uma pergunta para a qual cada adepto, cada vitoriano, cada accionista da SAD deverão procurar a melhor resposta.
E a partir dessas respostas construírem convergências que contribuam para que no futuro seja impossível erros destes voltarem a acontecer.
Depois Falamos.

P.S. É dedução pessoal mas atrevo-me a dizer que tivesse o Vitória um projecto desportivo claro, sustentado, ambicioso e com futuro e nada convenceria Luís Esteves a trocar o Vitória pelo Benfica.
Nada.
Porque o seu lugar de sonho, como para tantos de nós( não todos...), é no Vitória  

3 comentários:

Anónimo disse...

Mas o Luís Esteves não foi confirmado na equipa técnica do Pedro Martins voltando assim ao Vitória??? Fui eu que sonhei ou vi isso algures!??!

Saganowski disse...

Mais uma péssima notícia da pré-época vitoriana!
Até quando vamos assistir quietos a isto?
Quem poderá tomar uma atitude e acabar de vez com esta péssima gestão desportiva do nosso clube?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Isso apareceu na comunicaçáo social nomeadamente no site "zero zero".
Esqueceram-se foi de perguntar ao próprio. Limitaram-se a acreditar nos difusores de boatos existentes dentro do clube.
Caro Saganowski:
OS associados!