quarta-feira, junho 01, 2016

Ironias do Futebol

Quando em 2004 José Mourinho chegou ao futebol inglês, com destino ao Chelsea depois de se sagrar campeão europeu pelo Porto, este era dominado pelo Manchester United treinado por um senhor chamado Alex Ferguson.
Uma das mais carismáticas personagens do futebol mundial nas últimas décadas.
E face a esse característico escocês, com o nome feito e dezenas de competições ganhas pelo United, o jovem treinador português surgia quase como o "puto reguila" que vinha desafiar um verdadeiro mestre e por em causa o seu reinado.
O que conseguiu.
Vencendo logo de enfiada duas ligas inglesas, tornando-se verdadeiramente merecedor do epíteto de "Special One" que lhe fora dado pelos jornalistas britânicos logo no dia da sua apresentação, e mudando para sempre o futebol inglês em muito do seu tradicionalismo e conservadorismo.
Ficaram famosos os enfrentamentos entre Chelsea e Manchester United, vivamente disputados nos relvados e na comunicação social entre os técnicos, mas também a relação de progressiva amizade entre os dois que os levava no fim de cada jogo a beberem uma garrafa de vinho (consta que muitas vezes o bem português "Barca Velha") na cabine do que era visitado.
Entretanto a vida deu muitas voltas para Mourinho e poucas para Ferguson.
O português saiu do Chelsea, foi para o Inter, depois para o Real Madrid e acabaria por voltar a Londres novamente para o Chelsea sem concretizar o sonho de treinar o MU.
Ferguson entretanto decidiu terminar a carreira e passou a ser uma espécie de conselheiro técnico do Manchester United tendo nessas funções aconselhado a contratação de David Moyes para o seu lugar e não de Mourinho o que terá causado profunda decepção neste pese embora à época treinar o Real Madrid.
Não tenho dúvidas que para José Mourinho o Manchester United é a sua cadeira de sonho e o clube que mais desejava treinar.
Para outros será o Barcelona, o Real Madrid, o Milan, o Inter, a Juventus,o Bayern, eu sei lá ,mas para Mourinho, que gosta do futebol inglês acima de todos os outros, é mesmo o M.United.
Que em boa verdade em termos de futebol inglês só tem como rival à altura o Liverpool no que toca a títulos conquistados e paixão popular.
Pois chegou a hora de Mourinho cumprir o sonho.
E na próxima época será ele o dono do banco dos "Red Devils" naquele que se prevê ser o mais espectacular campeonato inglês de sempre.
Com Mourinho no United, Guardiola no City (a rivalidade em Manchester vai atingir picos nunca dantes vistos), Klopp no Liverpool, Conte no Chelsea, Wenger no Arsenal, Pochettino no Tottenham e ,convém não esquecer, Rainieri no Leicester.
Mas uma das minhas maiores curiosidades vai ser mesmo a convivência entre Mourinho e Ferguson.
Entre o homem que no United ganhou tudo e aquele que tudo quer ganhar.
Vai ser giro de ver.
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que se dê bem nesta nova empreitada é o que lhe desejo

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Assim se espera.
Mas que é um desafio tremendo isso é.
Especialmente numa época que se prevê ainda mais competitiva do que é normal na liga inglesa