quarta-feira, junho 15, 2016

Guima...Google

Foi muito citado nas redes sociais o facto de no dia 10 de Junho (dia de Portugal) o Google ter na sua página de entrada a imagem do castelo de Guimarães associando de forma muito interessante a cidade berço ao dia de Portugal.
É,obviamente, um acto de Justiça dado Portugal ter nascido em Guimarães em 24 de Junho de 1128 data em que D. Afonso Henriques venceu na batalha de S. Mamede as forças espanholas e tornou irreversível a independência do até então Condado Portucalense.
E  por isso o Google esteve bem.
Não haveria dia de Portugal sem Portugal e não haveria Portugal sem Guimarães!
Bem melhor até que os orgãos de soberania portugueses que teimosamente se recusaram ao longo dos anos a dar ao 24 de Junho o seu verdadeiro significado e celebrar a data não só com um feriado nacional mas também atribuindo-lhe a distinção de ser o verdadeiro "Dia de Portugal".
É aliás uma aberração o facto de neste país se celebrar a reconquista da independência (1 de Dezembro de 1640) a nível nacional e não se festejar pelo menos de igual forma a conquista da mesma sem a qual não existiria obviamente a reconquista.
Mas nesta, como em tantas outras matérias, somos infelizmente obrigados a receber de fora lições que bem dispensaríamos se dentro existisse uma noção adequada do que são e devem ser as coisas.
Este caso personificado pelo Google foi apenas mais um!
Depois Falamos.

2 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

Muito bem escrito e, sobretudo, muito bem sentido, Caro Amigo. Obrigado.

luis cirilo disse...

Caro Joaquim de Freitas.
Obrigado pelas suas palavras amigas embora não tenha nada que me agradecer como é óbvio.
Sim, é verdade, foi escrito com muito sentimento.
O sentimento da injustiça que fazem à nossa Terra (e a Portugal) ao não reconhecerem a importância do 24 de Junho.