sexta-feira, junho 24, 2016

Dia 1

Hoje comemora-se, em Guimarães, o 888º aniversário da Batalha de S. Mamede.
Na qual acabou o Condado Portucalense e começou Portugal uma vez conquistada a independência face aos vizinhos espanhóis.
É uma data "estranha".
A data em que um país conquistou a sua independência mas que apenas é celebrada na cidade que foi sua primeira capital e em cujos arredores se travou a decisiva batalha.
O restante país passa ao lado como se a independência, o podermos seguir o nosso caminho consoante a nossa vontade, fosse uma coisa menor ao ponto de nem uma comemoração nacional condigna merecer.
Curiosamente no mesmo país em que se celebra a reconquista da independência, a 1 de Dezembro de 1640, como se alguma vez se pudesse reconquistar algo que não fosse já nosso.
E é precisamente esse "nosso" ( a independência) que Portugal não quer comemorar.
Em ditadura onde essas coisas nem se podiam discutir e em democracia, onde os sucessivos poderes de esquerda e de direita estiveram sempre unidos na persistência de ignorar o assunto, nunca o 24 de Junho de 1128 obteve o merecido reconhecimento.
É pena, é injusto, é até patético.
Resta Guimarães.
Onde fieis à História, e gratos ao Rei que nos deu a oportunidade de sermos país, continuaremos a comemorar a data em que Portugal se tornou independente.
Já somos diferentes em tanta coisa que é "apenas" mais uma.
Mas com enorme significado.
Depois Falamos.

6 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Eu sei que é comum dizer-se que a batalha e a independência foi relativa aos nossos vizinhos "espanhóis". Mas na verdade não foi.
Na verdade trata-se da independência do Condado Portucalense face ao Reino de Leão e Castela, que na altura estavam já unidos.
A Espanha, o estado/reino com esse nome, e os espanhóis, só iriam existir de facto algumas centenas de anos depois quando a coroa de Castela se uniu à de Aragão.
Eu sei que o Blogger também sabe isso, mas sempre que o uso comum da ideia de independencia de Portugal face a Espanha que se faz em relação à vitória de Dom Afonso Henriques aparece, eu gosto de rectificar com a a verdade histórica.

Não é birra minha, é mesmo para salientar, que antes de haver o país Espanha, já havia o nosso país Portugal! E isso deve-se a uma pessoa, a uma cidade e a um povo!

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
Tem, como é evidente, toda a razão.
Usei o termo "espanhóis" por uma questão de hábito mas sem nenhum rigor histórico.
Na verdade há Portugal muito antes de haver Espanha e isso é um motivo de orgulho para todos nós
O seu reparo tem toda a razão de ser.

il disse...

Bem, bem -vamos-nos zangar :)))).
Não vejo aí o balsão de Ribadouro (e arredores).´tá bem chegamos atrasados e mas demos uma tareia nos (outros) leoneses.
Sim, porque até aí eramos leoneses e durante séculos os portucalenses governaram o reino de Leão e...cortaram muitas cabeças de mouros -como manda o figurino.

luis cirilo disse...

Cara il:
Importa é bater nos mouros. O resto são "detalhes"...

il disse...

Aqui por Lisboa há uma invasão de muçulmanos -não estou a brincar.

luis cirilo disse...

Cara il:
Em boa verdade nunca foram embora