quarta-feira, junho 08, 2016

Caldos de Galinha....

Ontem um bom amigo meu, vitoriano dos quatro costados e daqueles que ainda se entusiasma com facilidade, escrevia na sua página de facebook que estava muito contente com os reforços(a propósito de Rúben Ferreira) porque para o ano o Vitória vai ter uma bela equipa (sic)!
Não resisti a telefonar-lhe.
Para lhe dizer duas coisas.
A primeira é que ainda faltam mais de dois meses para a Liga se iniciar ,e quase três para encerrar o mercado, pelo que ainda é cedíssimo para tirar conclusões definitivas quanto ao plantel com que o Vitória vai iniciar o campeonato.
Até 31 de Agosto muita água correrá debaixo das pontes...
A segunda é que se tivéssemos de fazer um balanço definitivo neste momento (e não temos pelas razões atrás apontadas) o resultado seria simplesmente desastroso.
Porque, a fazer fé no revelado pela imprensa e anunciado pelo clube, o Vitória até agora contratou seis jogadores.
Dois, Soares e Rúben Ferreira, são de facto reforços e trazem mais valia ao grupo.
Quatro são incógnitas.
De Marcilio, Mbemba e Zungu não se conhece o valor e Marcos Valente pelo que se sabe dificilmente será titular de caras.
O problema são as saídas como está bom de ver.
Jogadores essenciais , de grande peso na equipa, vão embora.
Dourado, Otávio e Cafu.
Jogadores úteis como Licá (fez uma boa segunda volta), Luís Rocha, Tomané e Bruno Alves(feitos no clube e com experiência na 1ª liga) também saíram e não serão provavelmente os últimos.
De resto já nem para aqui chamo os emprestados de Janeiro (Rosell, João Teixeira e Vítor Andrade) porque esses não farão falta nenhuma.
Mas recordo que há a grande incógnita chamada João Miguel Silva que quer ficar mas não falta quem o queira vender o mais depressa possível.
E por isso tive de chamar o meu amigo à realidade e explicar-lhe que neste exacto momento temos pior plantel do que no final da temporada.
Há ainda muito tempo para contratar jogadores (até 31 de Agosto) mas já não há tanto tempo assim até a equipa iniciar os trabalhos (1 de Julho) e qualquer treinador gosta de começar a pré temporada com o máximo de definições possíveis.
Daí que cada um "tome" as doses de optimismo que bem entender.
O meu amigo, embora menos optimista e mais preocupado depois da nossa conversa, continua a achar que vamos ter um bom plantel capaz de nos dar grandes alegrias,
Eu prefiro esperar para ver.
Se há coisa que com esta SAD me recuso a fazer é...sonhar!
Pés no chão, cautela e caldos de galinha, manter as expectativas sempre baixas para não ter mais desilusões.
Depois Falamos.

P.S. Os valores anunciados para o negócio de Cafu, a serem verdadeiros, são representativos de um mau negócio financeiro e desportivo.
Mais um...

7 comentários:

Pedro disse...

Caro Cirilo,
Em que se baseia para dar como certa a saída do Luís Rocha, do Bruno Alves e do Tomané?? No site do Vitória não foi, certo? A saída do Cafú está lá, quanto ao resto......... Não acredito que o Vitória não colocaria uma nota, por mais pequena fosse, a desejar felicidades a 3 homens que chegaram ao clube quando eram.....meninos.
Quanto às aquisições: esqueceu-se do fulano que jogou no Marítimo, o Miranda. Como diz e bem, vamos aguardar mais uns tempos para termos uma melhor opinião sobre o plantel.

Cumprimentos,

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Do Luís Rocha já vi fotos a assinar pelo clube grego e ele despediu-se dos vitorianos na sua página de facebook.
O Bruno Alves sei que rescindiu e assinou pelo Aves.
O Tomané ainda não assinou pelos gregos mas tudo indica que o venha a fazer.
Infelizmente no site devem ter-se esquecido de colocar essas saídas embora não se esqueçam de dar as boas vinda a uma nova legião de estrangeiros.
Quanto ao Rafael Miranda creio ainda não ter assinado.
De resto claro que ainda falta muito tempo para encerrarem as inscrições e até lá...

Anónimo disse...

Qualquer bom Vitoriano fica entusiasmado a cada início de época, não há nada a fazer.
Não dá para ser Vitoriano e ser racional. Se fossemos racionais éramos todos pelo Benfica ou por quem mais ganha. Mas não somos, temos a felicidade de sermos Vitorianos e este entusiasmo faz parte, assim como as romarias que se avizinham já na pré-época. Acho absolutamente fantástico ver o povo a interromper as férias na Póvoa de Varzim (Vimaranense que se preze vai ver a bola da Nívea) para vir ver o Vitória num jogo a feijões !

Dentro do que possam ser as nossas expectativas também estou a gostar da abordagem ao mercado, embora tenha a consciência que estaremos altamente limitados financeiramente. Mas vou ser sincero: prefiro ter as contas em dia do que andar a empenhar a barraca outra vez. Digo mais: se acabarmos com a "praga" dos emprestados, que pese embora alguns tragam qualidade, na análise de todas as variantes verifica-se que é uma estratégia por demais errada, e jogarmos com o nosso povo, é meio caminho andado para o sucesso.
Muita coisa vai ainda acontecer, temos de reforçar bem. Dos reforços +/- anunciados, conto 3 bons reforços de inegável qualidade: Ruben F., Soares e R. Miranda. Por outro lado diz-me um "olheiro" profissional que o Marcos Valente vem para jogar...

Se o seu amigo tem de ter calma com o entusiasmo creio que o senhor também poderia moderar aqui e ali o seu pessimismo

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo,

O meu lado sentimental, leva-me a entender no inicio de cada temporada o típico otimismo "cego" dos Vitorianos. Mas não queria perder muito tempo a falar desta parte mais afetiva pois todos os Vitorianos sabem e sentem o clube como ninguém e esse estado emocional só nós Vitorianos é que entendemos!
O meu lado racional, leva-me a concordar com LC, embora seja muito cedo para qualquer conclusão ou tendência na construção do plantel. Mas, e infelizmente, existem dados já padronizados, um modus operandis arcaico desta direção, que me levam a um estado pessimista, e que poderá ser devidamente compreendido através do seguinte raciocínio:

JM quer passar a ideia errada de que a sua visão, com raízes politizadas (serviria para outro comentário) é a indicada para o sucesso do clube! Ora, qualquer um pode gerir uma empresa (clube) apenas com o objetivo de reduzir custos (passivo) sem preocupar-se com os resultados (desportivos). E usando a velha arma da retórica política, o constante uso do argumento de ter sido ele o “D. Sebastião” do clube, e que todas as criticas e verdades apresentadas, não tem o direito de existirem, porque simplesmente ele é que é o “Salvador”, não é mais que um atestado de “burrice” aos Vitorianos! Júlio Mendes terá que entender que difícil é gerar riqueza, sobretudo com falta de recursos, e que num clube, só com uma boa equipa (e para isso é preciso inteligência e “Engenharia” mental para saber e conseguir investir), poderá potenciar jogadores, elevando o valor dos seus passes, atraindo mais gente ao estádio (recordo que perdemos 60000 espectadores comparativamente ao ano anterior, sendo que, nesse ano, tínhamos perdido em comparação com o anterior, .....), atraindo investidores, quer pela via da publicidade quer pelo interesse na SAD, aumentando as receitas de merchandising, ....., e isso ele e os seus pares falham escandalosamente! O VSC não é um partido político nem um clube de escalões inferiores (por muito respeito que tenha por eles)! E não poderá esquecer que, com a falta de resultados desportivos, esta nova geração de potenciais adeptos, desinteressam-se pelo clube, colocando em causa a nossa grandiosidade nos anos vindouros. Questiono, porque é que, nos últimos anos, mesmo com a conquista da Taça de Portugal, e ao contrário de outros clubes, o VSC tem perdido dramaticamente a sua identidade no panorama desportivo?!
Suspeito “mais do mesmo”..... mas guardo a esperança de que alguém na estrutura do clube, que não JM, finalmente se decida a promover o crescimento sustentado do VSC, com a tão desejada injeção de qualidade (e nunca a quantidade) e a criação das condições necessárias para o sucesso!
Aguardemos então pelos próximos capítulos!

MC

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Naturalmente que faz parte da natureza dos vitorianos serem sonhadores.
Realistas, com os pés na terra mas...sonhadores.
Acontece que a gestão desportiva da SAD não dá para sonhar.
Vendem ao desbarato jogadores com valor e feitos cá, contratam "ao quilo" jogadores cuja maioria não se afirma, fazem e desfazem a equipa todas as épocas quando não a meio da época como na temporada passada.
Para a próxima época, veja bem, o maio campo mais vezes utilizado (Sará/Cafu/Otávio) já foi todo o que significa que o treinador vai ter de fazer um novo. E é só um exemplo.
E recorrem à lamentável política de empréstimos que em nada serve a não ser para fazer jogadores para os outros e tapar caminhos aos nossos.
Por isso me recuso a sonhar.
E não por pessimismo; apenas realismo!
Caro MC:
Apenas para lhe dar os parabéns pelo seu comentário que subscrevo na totalidade.
É um diagnóstico excelente do que é hoje a realidade do Vitória.

Saganowski disse...

As muitas saidas já confirmadas de jogadores (da equipa-base) e a entrada de jogadores dos quais pouco ou nada se sabe, não augura uma pré-temporada entusiasmante. Quanto à temporada propriamente dita, "depois falamos".

luis cirilo disse...

Caro Saganowski: Em relação a isso sou um fiel devoto de S. Tomé. Ver para crer