quarta-feira, junho 29, 2016

Aberração

Já todos sabemos que o nosso futebol não é sério, não tem verdade desportiva, está montado em torno de um "sistema" de continuo favorecimento a três clubes e absoluto desprezo pelo interesse de todos os outros!
O que choca cada vez mais é o facto de os presidentes dos restantes clubes da I Liga se mostrarem absolutamente incapazes de defenderem os interesses dos seus clubes, a verdade desportiva da competição e os direitos dos seus adeptos que em nada são inferiores aos dos adeptos dos três filhos do "sistema".
Já por bastas vezes me tenho insurgido contra o sorteio condicionado da Liga, que não trata todos os clubes por igual, e que visa apenas defender os interesses de Benfica,Sporting e Porto com uma série de clausulas que seriam inaceitáveis num campeonato sério.
Infelizmente os restantes clubes agacham-se perante essa prepotência e aceitam o inaceitável.
Uma vergonha.
Mas ontem, já não satisfeita com tanto privilégio (e nem estou a falar de Arbitragem e Disciplina porque então aí...) a AG da Liga aprovou outra aberração perante a satisfação dos três estarolas e o silêncio cobarde de todos os restantes.
A partir da próxima época os clubes que utilizarem estádios alternativos  para receberem um dos três estarolas terão de usar o mesmo estádio para receber os outros dois !
Esta regra, como a dos sorteios, consagra o inaceitável.
Em primeiro lugar quem não tem estádios capazes para receber os 17 adversários não pode jogar na I liga.
Em nenhuma liga do mundo existe a figura do estádio alternativo.
Só em Portugal para favorecimento de Benfica,Sporting e Porto.
Em segundo lugar esta possibilidade de receber uns clubes num estádio e "outros" clubes noutro estádio viola gravemente a verdade desportiva da competição porque não é a mesma coisa jogar como visitante em casa do adversário ou em campo neutro.
Em terceiro lugar, e os presidentes dos restantes clubes nem na defesa dos seus adeptos pensam, não é a mesma coisa em termos de acessos, de estacionamento, de conforto e qualidade dos estádios ir jogar com Tondela ou Arouca (dois dos principais suspeitos da aplicação desta nova regra) em suas "casas" ou fazer os jogos no moderno e funcional estádio de Aveiro.
Qualquer vitoriano, braguista, flaviense,boavisteiro, pacense, etc que já tenha ido a Tondela, Arouca  e Aveiro sabe bem a diferença.
Em quarto lugar colocar em causa o resultado desportivo em prol da receita ao invés de ser estimulado pela própria Liga devia ser investigado e punido pelas autoridades porque se trata quase de um "suborno" legal em que em troca de uma melhor receita proporcionada pelos adeptos do clube visitante se alienam as possibilidade do sucesso desportivo proporcionada por jogar no próprio estádio e com menor presença de adeptos do visitante.
Em quinto lugar, mas claro que os presidentes dos respectivos clubes nem nisso pensam, é uma violência para os próprios adeptos terem de se deslocar dezenas de quilómetros para verem um jogo que supostamente era em "casa enquanto o comércio local que apoia os clubes todo o ano vê anulada a possibilidade de negócios nos três dias de suposto maior movimento de adeptos visitantes.
Sinceramente não sei qual é o conceito de defesa dos seus clubes que os presidentes dos 15 "enteados" do "sistema" levam para as AG da Liga.
Só vejo é subserviência aos três "filhos" queridos desse mesmo "sistema" e um pavor irracional de desagradarem ao sr.Vieira, ao sr.Carvalho ou ao sr.Costa.
Mas sei, isso sim, que o futebol português cada vez enoja mais pela falta de verdade desportiva, de seriedade das competições, de dirigentes à altura das suas responsabilidades.
Depois ainda se admiram da perda de público nos estádios?
A culpa é toda deles!
Depois Falamos

5 comentários:

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

isto é de uma indecência, que até pensei que fosse a brincar, quando ouvi esta notícia no rádio!
E de facto até pensei bem, só pode ser a brincar! Mas é a brincar connosco, os adeptos e sócios de clubes que não os 3 do costume. É incrível como é que alguém tem essa ideia, e mais incrível ainda é que ninguém dos restantes clubes se oponha. Não haverá quem tenha a coragem de dar um murro na mesa, e dizer ao 3 que joguem sozinhos? Que façam um campeonato a 3!
Não há verdade desportiva nenhuma, é uma vergonha que tem a conivência de TODOS, porque ninguém se revolta, e os 3 só são grandes, porque os restantes deixam-se ser pequenos. Por maior que seja a rivalidade entre o nosso Vitória e o Braga, acho que devem ser estes 2 a fazerem força, em conjunto, para que as coisas mudem, quer pela própria dimensão dos clubes, quer porque são dos principais prejudicados com o constante favorecimento dos outros 3, porque, a meu ver, são para já os únicos que conseguem ter a ambição (sonho?) de um dia serem campeões nacionais.
Falando para dentro do nosso Vitória, se tivéssemos um líder que se mostrasse contra a corja deste sistema, e que defendesse os reais interesses no nosso clube, tenho a certeza que nós Vitorianos, com a raça que nos caracteriza e com a lealdade ao clube, fazíamos das fraquezas, forças, e derrubávamos a merda do sistema, lutando para sermos campeões!

Abraço
Miguel

Saganowski disse...

Se a moda pega, já estou a ver os jogos de clubes como o Moreirense (contra os 3 estarolas) a serem realizados no DAH!
É tão grave clubes como o Moreirense aceitarem jogar nestas condições, como o é clubes como o Vitória alinharem e cederem os seus estádios!
Este futebol mete nojo!

Luso disse...

Caro Luis Cirilo, há muitos interesses em jogo.
Os clubes estão demasiado dependentes dos três grandes, sempre à espera das migalhas que são os empréstimos de jogadores.
É assim, o nosso futebol

Francisco Guimarães disse...

Só me apetece ironizar:
Imaginemos que os clubes em causa tem, por acção disciplinar, os seus estádios interditos antes de um jogo com um dos 3 estarolas. Qual é o castigo? São obrigados a jogar mesmo em casa? Eheheh!

Bom, se afinal. jogar noutro estádio é possivel e "obrigatório" contra os 3 que sentido faz castigar com interdição? Acho que a esta nova regra deveriam juntar uma outra que consagre como jogo de castigo ser sempre um jogo em sua propria casa mas à porta fechada, por exemplo.

Ou então não, ou então a nossa liga é séria e estas regras batoteiras deixam de existir.

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Subscrevo o seu comentário da primeira à última linha. Tão "bom" é quem faz estas aldrabices como quem nelas consente sem protesto. Infelizmente há muita gente que anda no futebol para tratar da própria vidinha ao invés de porem os interesses dos seus clubes em primeiro lugar.
Caro Saganowski:
Se assim fosse era um escândalo duplamente grave como é bom de ver.
Mas o Moreirense não tem optado por esse expediente o que só abona em favor dos seus dirigentes.
Caro Luso:
Era com isso(empréstimos) e outras coisas que a Liga se devia preocupar e não com idiotices como esta. Infelizmente é o que temos.
Caro Francisco Guimarães:
Gostei da sua ironia.
Que tem toda a razão de ser.
Quanto ao facto de a nossa Liga/futebol serem sérios isso só no reino das anedotas