terça-feira, junho 14, 2016

À "Portuguesa"...

Só não me sai o Euromilhões.
E tenho pena por muitas razões.
Porque a adivinhar algumas coisas no reino do futebol vou-me desenrascando com razoável sucesso e acertando nalgumas previsões.
Uma delas foi que os medos de Fernando Santos ainda iam dar mau resultado e escrevi-o há alguns dias atrás ao analisar o que poderia/poderá ser a participação da selecção portuguesa no Europeu de França 2016.
Referia-me , como está bom de ver, aquele insólito 4-4-2 com o meio campo muito "povoadinho" e dois avançados soltos na frente mas sem ponta de lança.
Negando aquele que devia ser o principio básico:
Quando se tem um jogador de categoria mundial como Ronaldo toda a equipa e respectiva estratégia devem ser montadas tendo em vista possibilitar-lhe a expressão máxima das suas capacidades.
Como acontece no Real Madrid.
Em que Ronaldo joga sobre um flanco, tem um ponta de lança (Benzema) fizo entre os centrais e outro extremo (Bale) no outro flanco.
E a equipa a jogar assim acaba de se sagrar campeã europeia marcando golos com fartura.
Mas FS , ao sabor dos seus medos, quis inventar e atirou Ronaldo para uma posição onde não é carne nem peixe, tem pouca bola e é mais fácil de marcar pelos adversários.
Foi a história de hoje.
Onde Portugal entrou bem (mas a primeira oportunidade foi islandesa...),criou algumas jogadas de envolvimento, fez um golo e podia ter feito outro num remate de Nani em que o guarda redes teve muita sorte, mas pouco mais do que isso.
Face a uma Islândia atlética, combativa, mas de futebol limitado e pouco imaginativo.
O azar português foi que mesmo sendo uma equipa limitada a Islândia é de poucas cerimónias e por isso na primeira oportunidade de que dispôs no segundo tempo fez um golo e tudo voltou à estaca zero com Portugal a necessitar de marcar e o adversário na cómoda posição de defender com 10 jogadores e ainda espreitar o contra ataque com algum perigo.
FS esteve bem ao trocar um Moutinho longe dos melhores dias por um Renato Sanches que trouxe animação ao jogo e velocidade à equipa na saída para o ataque, mas depois demorou uma eternidade a meter Éder que devia ter entrado bem mais cedo para permitir a Ronaldo um espaço que até então não tinha.
Pelo meio ainda fez entrar o supostamente lesionado Quaresma que também ele deu mais imaginação e qualidade ao ataque português mas sem tempo para obter os resultados que noutros jogos tem correspondido à sua entrada em campo.
Em suma dois pontos perdidos, face a uma das mais fracas equipas deste Europeu, e a necessidade de face a Hungria e Áustria refinar processos, ganhar coragem (o treinador) e abordar os jogos com outra perspectiva táctica sob pena de se isso não for feito o Europeu não durar muito.
Quanto a exibições individuais gostei especialmente de Ricardo Carvalho , Raphael Guerreiro, João Mário (a espaços) e do efeito positivo que Renato Sanches e Quaresma trouxeram ao jogo.
Ronaldo, a estrela maior deste Europeu, esteve longe do seu melhor pese embora a entrega ao jogo e os vários remates que fez o ultimo dos quais, de cabeça e aproveitando o espaço proporcionado pela presença de Éder, foi a melhor oportunidade portuguesa em toda a segunda parte.
Também para ele melhores dias virão.
Bem "à portuguesa" iniciamos o europeu complicando o que parecia fácil.
Agora , como quase sempre,há que correr atrás do prejuízo!
Depois Falamos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.


Nestes esquema, na minha opinião, o Ronaldo não tem lugar no onze inicial.

Os jogadores jogam a pensar nele, e ele joga a pensar... nele!


Fernandes.

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

Portugal devia ter ganho este jogo, mas em boa verdade até foi bom, para pormos os pés no chão, depois de os termos levantados bem alto após o jogo com a Estónia em que ganhamos 7-0. Pode ser que sirva para os jogadores, e treinador, arregaçarem as mangas a ver se conseguimos alguma coisa. Haja optimismo!
Há um jogador que na minha opinião não devia estar na selecção, o Pepe! Sinto-me envergonhado com o seu comportamento, é sujo! Mesmo que não fosse naturalizado (sou contra as naturalizações) devia ser afastado da selecção, pois não representa aquilo que é a nação Portuguesa!

Miguel

luis cirilo disse...

Caro Fernandes:
Se Ronaldo não tem lugar no esquema é porque o esquema não presta.
Tomara qualquer outra selecção do mundo,incluindo Brasil e Argentina,terem Ronaldo.
É preciso é saber encontrar a melhor forma de ele poder dar o seu máximo. E isso não é neste medroso 4-4-2.
Caro Miguel:
O problema maior está no seleccionador. Que é medroso, pensa que ainda está na Grécia, e entra cheio de médios contra a ...Islândia.
E os erros começaram logo na convocatória quando teve medo de chamar outro ponta de lança (André Silva, Hugo Vieira, Bruno Moreira ou até Hélder Postiga)porque preferiu levar defesas e médios com fartura.
Depois o esquema táctico (o famigerado 4-4-2) é um absurdo e diminui em vez de exponenciar o futebol e as qualidades de Ronaldo.
Espero que contra a Austria se emendem alguns erros e a equipa jogue de outra forma.
Quanto a Pepe estou inteiramente de acordo.
Portugal passava bem sem ele

il disse...

Vi uma parte do jogo, mas o que vi era muito triste. Bom foi o bocado que eu vi Turquia-França; e o Gales-Inglaterra. A rapaziada corria, atacava e às vezes ia às canelas, mas mexiam.
A seleção da FPF são 11 coxos e nem vale a pena grandes comentários.

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Cara il: Olhe que nem tanto. Vai ver que nos vamos apurar para a fase seguinte