terça-feira, fevereiro 16, 2016

Ponto de Ordem

Gostei de ouvir as oportunas declarações de Pedro Proença, à saída da gala do Sporting de Braga, dizendo que é inevitável que Braga ou Vitória de Guimarães(sic) , ou outro clube de "segunda linha" (curioso conceito para um presidente da Liga...),sejam um dia campeões nacionais.
Vindo de quem preside à Liga é oportuno, democratizador e contraria a macrocefalia em volta de três emblemas que são os verdadeiros "donos disto tudo" no que ao desporto em geral e ao futebol em particular diz respeito.
Com o generoso e incansável patrocínio de uma comunicação social que salvo raras excepções não tem qualidade jornalística , isenção perante os factos e independência face ás instituições.
É pois positivo que Pedro Proença pense assim.
E mais que pensar que aja no sentido de isso um dia vir a ser possível fruto do esforço dos tais clubes de "segunda linha" (sic) mas também de lhes ser permitido competirem em igualdade de circunstâncias face aos tais "donos disto tudo".
E convirá aqui relembrar a Proença o seguinte:
Quer o Vitória quer o Sporting de Braga já podiam ter sido campeões nacionais.
O Vitória em duas ocasiões (68/69 e 86/87) em que ficou respectivamente a três e sete pontos do campeão e o Braga numa ocasião( 09/10) em que ficou a cinco pontos do campeão mas entrou para a ultima jornada a discutir o titulo em casa do Benfica que viria a conquistá-lo.
E no caso do Vitória outras épocas houve em que a meio do campeonato discutia claramente o primeiro lugar mas depois os tais "factores sistémicos" que todos conhecemos travaram-nos o passo.
Com Paulo Autuori, com João Alves, com Quinito e até com Manuel Cajuda em que ficamos a dois pontos do segundo lugar.
E aí é que Pedro Proença, se quiser, pode ter um papel importante.
Porque foi precisamente no sector de onde ele provém, a arbitragem, que estiveram sempre os grandes obstáculos a que Vitória, Braga, Vitória FC ou Académica pudessem já ter sido campeões nacionais.
Apitos encarnados, esverdeados ou azulados, conforme as circunstâncias, apitaram sempre mais alto que a verdade desportiva ou o mérito das equipas de "segunda linha"(sic) e só por isso esses clubes ainda não se sagraram campeões nacionais.
Mas dado o reconhecimento do presidente da Liga ao papel desses clubes,e ao facto de ele conhecer muito bem o sector que é ponta de lança do "sistema" , aguardamos com curiosidade (sentados é claro) a sua acção em prol da verdade desportiva e do direito a todos os clubes disputarem as provas profissionais sem a existências de filhos e enteados como é norma desde sempre.
Depois Falamos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Palavras?! Leva-as o vento, então se forem de circunstância...relembro um pênalti deste senhor, na altura considerado o melhor árbitro do mundo, contra nós e a favor do fcp, do mais ridículo que tenho visto e está tudo dito. Esperemos sentados numa poltrona então...
Cumprimentos

FF

Saganowski disse...

Eu espero deitado, pois nada mudará, se não houver esforço de todos!

Infelizmente, os clubes "de segunda linha" ainda não perceberam o essencial: enquanto não "baterem o pé" em conjunto aos 3 crónicos candidatos, nada muda!

Quando me refiro a "bater o pé", refiro-me a um simples pormenor: se os outros 15 clubes se unirem e decidirem abanar o sistema, juntos tem muito mais poder que Sporting, Benfica e Porto juntos.
Se os 15 clubes, em conjunto, ameaçarem criar uma competição onde apenas entram eles, sem os 3 "grandes", quero ver quem é que tem interesse em ver um campeonato realizado apenas entre três clubes...
Pode ser uma utopia os 15 fazerem frente aos outros 3, mas eu continuo a acreditar que um dia isso será possível! Então aí, teremos 15 a reivindicar pelo interesse comum e não apenas o de 3! Aí teremos uma Liga verdadeiramente equilibrada e competitiva!
Haja vontade!

luis cirilo disse...

Caro FF:
Em minha opinião mesmo que Proença tenha a intenção de contribuir para a existência de mais verdade desportiva no futebol não conseguirá levar a dele avante.
As forças do "sistema" são imensas e o presidente da Liga,este ou qualquer outro,é fraco nos poderes e nas possibilidades.
Caro Saganowski:
Basta veres a quantidade de jogadores emprestados pelos três estarolas aos outros clubes (os tais de segunda linha) para perceberes que eles nunca se unirão contra o "sistema".
Só o nosso Vitória, e ao contrário do que fora prometido aos sócios em 2012, tem cinco. Dois do Porto,dois do Benfica e um do Sporting.
Espera deitado que esperas bem.
Mas o que preconizas é o que realmente deveria acontecer.