quarta-feira, fevereiro 10, 2016

O Rei !

D. Afonso Henriques é filho de Guimarães e pai de Portugal e daí a importância que teve na História deste país.
Tendo sido o primeiro rei, aquele que conseguiu a independência do condado portucalense, foi curiosamente também o primeiro em termos de duração do reinado dado que o seu foi o mais longo de qualquer rei de Portugal.
E por isso de norte a sul será provavelmente o monarca cujo nome figurará em mais ruas,praças, avenidas, largos, alamedas e seguramente o único que deu nome a um estádio de futebol forma encontrada pelos vitorianos para homenagearem o Rei que também figura no emblema do seu clube.
Outro caso em que é único.
São pelo país fora várias as estátuas que evocam D.Afonso Henriques.
As mais conhecidas estão em Guimarães, quer a de Soares dos Reis em frente ao castelo quer a de João Cutileiro no largo João Franco.
Muito diferentes no estilo mas ambas muito bonitas em minha opinião.
Esta, que se reproduz na fotografia, está em Santarém cidade que D. Afonso Henriques conquistou aos mouros.
É pena que com tão grande conhecimento ao Rei fundador de Portugal se continue sem dar o merecido realce ao dia em que tudo começou; 24 de Junho de 1128 com a batalha de S. Mamede a ser o primeiro momento de Portugal.
Fez-me sempre muita impressão, desde os bancos da escola primária, que um país que festeja a reconquista da independência não festeje a conquista da própria independência momento sem o qual não haveria lugar a quaisquer festejos futuros.
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Viseu Sr.Cirilo Viseu... O resto é um embuste que mais tarde ou mais cedo será revelado.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Este é um dos casos em que compreendo o anonimato.
Vergonha da ignorância