terça-feira, fevereiro 16, 2016

O Penalti de Messi

Tem suscitado vasta discussão a forma como o Barcelona, que na altura já vencia por 4-1, executou o penálti que lhe daria o quinto golo frente ao Celta de Vigo.
Tudo porque Messi em vez de rematar directamente  optou por um ligeiro toque para  a frente a para a direita aparecendo Suárez a atirar para o funda da baliza perante a estupefacção geral ( se calhar até de...Messi porque a jogada estava combinada com Neymar) e em especial do guarda redes viguês.
Enquanto uns gostaram da jogada, que já não é nova mas continua a ser rara, outros optaram pela contestação acusando os jogadores catalães de falta de respeito pelo adversário com argumentos vários entre os quais a de que se o jogo estivesse 0-0 o penálti não seria marcado daquela forma.
Respeito, naturalmente, todas as formas de pensar embora seja fácil de detectar nalguns comentários uma inegável azia "blanca" (e este branco nada tem a ver com o do Vitória...) que seguramente não existiria se o penálti tivesse sido marcado por jogadores de um estádio no Passeio da Castelhana.
Adiante até porque acho simplesmente ridículo que portugueses assumam as "dores" de rivalidades entre clubes espanhóis!
Penso que não há falta de respeito, apenas uma forma de valorizar o espectáculo assumida por jogadores com uma capacidade técnica de tal forma alta que lhes permite correrem o risco de marcarem um penálti daquela forma.
E não me pareceu que os jogadores do Celta de Vigo tenham levado a mal...
Quanto ao marcarem ou não daquela forma com o resultado em 0-0 não sei se o fariam.
Provavelmente não.
Mas é do futebol que há decisões e opções que se tomam quando está 0-0 e outras quando a vantagem no marcador é confortável.
Desde substituições para dar minutos a jogadores a mudar o marcador de penáltis quando o resultado está garantido e é importante que este ou aquele jogador marquem golos por razões que vão da motivação à conquista de troféus de melhor marcador.
Por mim gostei daquela forma de marcar o penálti.
Porque traz espectáculo e isso é algo de que o futebol precisa como de pão para a boca.
Depois Falamos

8 comentários:

Anónimo disse...

O problema desse penalty é que deveria ser anulado por ser ilegal; O Suarez e isso pode ser visto nas repetições,está dentro da area quando o Messi lhe faz o passe para a frente como manda a lei. A lei da grande penalidade, diz que o livre directo pode ser marcado de forma indirecta, com o primeiro jogador a tocar para a frente, mas o jogador que dá o segundo toque tem de estar fora da area no primeiro momento.

Cumpts.
J.M.

Francisco Guimarães disse...

Não sou pelo Barcelona nem pelo Real e se "tiver" que ser de alguma equipa espanhola sou pelo Atlético de Madrid. Mas acho, tal como o autor, ridícula esta questão do penalti.
E o "comentário" mais ridículo que li foi alguém (confesso que não sei quem) num site de um jornal, ter dito que Messi fez isso para dar mais um golo a Suarez (para ele passar Ronaldo no pichichi?)! Como? Espera? Para dar mais um golo a um jogador marca-se um penalti assim OU manda-se esse mesmo jogador marcar ele o penalti?

Enfim, cada vez mais me convenço que este mundo futebolístico está cheio de gente sem competencia e até sem categoria nenhuma!

P.J disse...

Sr. Cirilo, muito sinceramente, se fosse contra o Vitoria voce continuaria a partilhar da mesma opiniao?
Desde ja lhe digo que nao gostava, pois mais do que espectaculo, transmite a ideia de superioridade e vulgarizacao perante o adversario.
O respeito conquista-se, nao se ganha.

Luís André Costa disse...

Também concordo. Se quisessem que o Suárez tivesse mais golos seria ele a marcar. A única hipótese que vejo em termos estatísticos seria o Messi ter mais uma assistência

luis cirilo disse...

Caro JM:
São tantos os penaltis em que lei não se cumpre que este foi apenas mais um. É raro nãso haver jogadores dentro da área quando a bola é batida.
Caro Francisco Guimarães:
É como diz. Ridiculo por um lado criar-se polémica com isto e incompetência de muita gente na comunicação social que acha que temos de sofrer todos de "Ronaldite" aguda. Eu admiro muito o Ronaldo mas daí a ver teorias da conspiração vai uma distância que não ultrapasso.
É evidente que se a ideia fosse ajudar o Suarez era mais simples ser o próprio a marcar o penalti. Mas ainda que não fosse é legítimo que o Messi queira ajudar o colega.
Caro Paulo Sousa:
O que me aborrece é o Vitória sofrer golos e não a forma como são marcados.
Desde que sejam golos legais é claro
E este foi.

luis cirilo disse...

Caro Luis Costa:
Nem mais.
E isso era pouco para se darem a tanto trabalho

Anónimo disse...

Não acho que acrescente grande espetáculo a este jogo, que vi, lembro-me de um penalti assim marcado nos idos 80 contra nós pelo scb que foi anulado e já na altura fiquei fulo porque achei gozação. Mas vale o que vale, não havia necessidade.
Cumprimentos

FF

luis cirilo disse...

Caro FF:
Gostos não se discutem.