quarta-feira, fevereiro 24, 2016

O "novo" Lixa

Otávio fez em Braga não só a sua melhor exibição com a camisola do Vitória como uma das melhores exibições que me lembro de ver um jogador vitoriano fazer em casa do velho rival.
Naquele jeito de pegar na bola e deambular por entre os jogadores bracarenses sem ninguém lha conseguir tirar , semeando o pânico na defensiva adversária e galvanizando os colegas, fez-me lembrar irresistivelmente outra grande exibição de um vitoriano em Braga.
Não naquele recinto, mas ainda no primeiro de Maio, numa noite de Outubro de 1999 em que o Vitória venceu por 4-2 e deu um verdadeiro banho de bola ao seu rival.
Sim, estou a falar de Lixa.
O "menino da rua " de Quinito a quem o infortúnio das lesões roubou uma carreira que tinha tudo para ser excepcional. 
Otávio lembra-me Lixa em muitos aspectos.
A criatividade, a técnica, a capacidade de drible em velocidade, o destemor com que vai com a bola para cima dos adversários e passa por eles com enorme naturalidade.
Não jogam exactamente nas mesmas posições porque Lixa era um extremo puro e Otávio pisa terrenos mais interiores, embora quando cai nos flancos seja temível para os adversários face à qualidade com que faz as diagonais, mas quer um quer outro tinham uma qualidade fundamental no futebol: 
A capacidade de desequilibrarem jogos.
De Lixa pouco o Vitória e os vitorianos puderam desfrutar porque as lesões rapidamente o afastaram da equipa e mesmo de uma carreira que acabou muito precocemente os 29 anos.
De Otávio também não é provável que desfrutemos muito mais.
A jogar a este nível não acredito que na próxima época o FCP, proprietário do seu passe, lhe permita continuar em Guimarães porque tem certamente lugar no plantel azul e branco.
Resta-nos, tal como com Lixa, desfrutarmos enquanto pudermos.
Parece ser a nossa sina quanto a talentos que "explodem" com a nossa camisola...
Depois Falamos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não é por acaso que vêm para o Vitória. Normalmente chegam cá em baixo de forma ou deprimidos e saem daqui a jogar bem e galvanizados. É realmente pena não haver dinheiro para os segurar. Por falar em finanças creio que esta direcção está a conseguir baixar o passivo. Esperemos que, resolvidos estes problemas, voltem a dar mais atenção ao sucesso desportivo. Essencial para manter o clube vivo mas também muito importante para a sustentabilidade financeira.

Miguel Silva

luis cirilo disse...

Caro Miguel Silva:
É verdade. Fazemos um trabalho de que outros vão beneficiar.
Quanto ao passivo a partir do momento em que se pagaram 600.000 euros pelo Rafinha deixou de ser preocupação.
É porque já há disponibilidades financeiras

Anónimo disse...

Em relação ao Octávio, infelizmente não vamos tirar proveito financeiro dele. Mas devemos notar que estamos a tirar proveito desportivo - e muito - do seu futebol. Sem por em causa a legitimidade de aspirarmos a ter uma equipa sem emprestados, pergunto se teríamos o mesmo nível este ano sem o Octávio, um emprestado na equipa...

Quanto ao Lixa, em 30 anos de futebol no Municipal / D. Afonso Henriques foi talvez o maior talento que vi no Vitória. Como talento puro, só me lembro de N'Dinga ou agora Bernard que se lhe possam comparar.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sim temos tirado proveito desportivo isso é inequívoco.
O problema, entre outros, é que com a politica de empréstimos nunca mais conseguimos estabilizar uma equipa. Para o ano vai ser preciso arranjar outro Otavio, outro Licá e esperemos que não seja preciso "outro" Dourado.
Concordo com a comparação que faz do Lixa com o N'Dinga mas nem tanto com o Bernard que me parece num patamar inferior.
E a verdade é que é outro que saiu demasiado cedo do Vitória e agora anda a penar pelo banco do Getafe.Ao menos por este parece que se recebeu o preço justo