terça-feira, fevereiro 23, 2016

O Nosso 14

Tive oportunidade de escrever, na antevisão do jogo, que um dérbi é um jogo muito especial em que momentos de forma e posições classificativas pouco contam.
Foi o caso.
Um grande jogo, intenso e por vezes bem jogado, em que o Vitória foi superior durante 70 minutos e só não saiu da "Pedreira" com os 3 pontos por culpa própria.
Individualmente:
João Miguel: Voltou a sofrer três golos sem culpas no cartório. Uma boa exibição, duas excelentes defesas a negar o golo e a dar à equipa a confiança que a equipa não lhe dá a ele. Nesta fase de crescimento e maturação bem merecia uma equipa que defendesse melhor.
Bruno Gaspar: Continua longe do valor que já mostrou. A atacar ainda esteve em razoável plano mas a defender deu muitos espaços.
Josué: O centro da defesa esteve nos três golos e Josué tem responsabilidades em dois. Uma exibição abaixo do seu nível.
Pedro Henrique: Partilha com Josué as responsabilidades nos golos. Demorou a acertar nas marcações e a equipa ressentiu-se.
Dalbert: O mais frágil de um sector que evidenciou...fragilidades. Mal a atacar e muito mal a defender dando imenso espaço aos adversários. Talvez seja tempo de voltar a chamar Luís Rocha.
Bouba: O infeliz da noite. Marcou três golos e nenhum foi validado. Dois bem mas o primeiro, bem vistas as repetições, foi mal anulado. Acontece que o fiscal de linha não tem repetições e por isso aceita-se a decisão. Trabalhou muito e saiu esgotado. O normal.
Cafu: Um grande capitão. Liderou a revolta contra a desvantagem no marcador e encheu o campo aparecendo em todo o lado quer a defender quer a construir lances de ataque.
Otávio: A "estrela" maior na noite de Braga. Duas assistências para golo depois de jogadas geniais, um golo de penálti depois de jogada em que soube cair, mais uma mão cheia de grandes apontamentos. O Porto bem pode agradecer o "diamante" que anda a ser burilado em Guimarães.
Valente: O trabalhador de sempre. Infelizmente "obrigado" a trabalhar longe da sua zona de especialização. Quando lá apareceu causou muito perigo. Com o Vitória em vantagem numérica esperava-se que fosse desviado para o centro da área complementando Dourado e aproveitando as bolas perdidas para aplicar o seu instinto de goleador.Afinal foi desviado mas para o banco. 
A inexperiência tem destas coisas.
Dourado: Mais uma bela exibição. Trabalhou para a equipa, pressionou a defesa adversária, segurou bolas dando tempo à equipa para subir e marcou um belo golo como "matador" que é. Na meia hora final "exigia" alguém por perto para ajudar a pressionar um adversário em desvantagem mas não teve essa sorte. O treinador achou mais útil jogar com três extremos. Espero que a sua contratação em termos definitivos não demore. Porque a cada golo que marca ela fica mais difícil.
Licá: Está de regresso o Licá que se conhecia dos tempos áureos do Estoril. Recuperou a forma, a confiança, a vontade de ter bola. Uma boa exibição coroada com um excelente golo. 
Vitor Andrade: Mais uma vez não justificou a entrada nem sequer o empréstimo. Continua a não perceber que o futebol é jogo de equipa. Aquele estilo de querer fazer tudo sozinho usa-se no futebol de rua mas é inaceitável no futebol profissional. 
Hurtado: Foi talvez o reforço mais sonante de Janeiro. Vindo de uma lesão passou completamente despercebido. 
Francis: Nem sequer era para estar no banco. Mas uma lesão de Bruno Mendes no aquecimento provocou a sua "repescagem". Foi o ultimo a entrar mas aquele que esteve mais perto de ter reflexos positivos para a equipa. Não fora ter escorregado no momento do remate e a esta hora podíamos estar todos mais bem contentes. Parece-me um jogador prometedor.
Douglas. João Afonso, Rosell e João Teixeira não foram utilizados.
Uma reflexão final sobre esta noite em que o "borrego" escapou por pouco do que seria uma justa morte.
Na ficha de jogo o Vitória tinha sete(!!!) jogadores emprestados.
Os três golos foram feitos por jogadores emprestados.
Espero que no fim da época não sejamos forçados a ouvir mais teorias sobre "anos zero".
Já não há paciência.
Nem justificação minimamente aceitável.
Depois Falamos.

2 comentários:

Saganowski disse...

O Dalbert está a pedir banco há muito tempo! A nossa principal falha na defesa está no lado esquerdo!
Quanto ao Otávio, continuamos a polir os "diamantes" dos outros, para depois ficarmos sem ele! É pena!
A cláusula de opção sobre o Henrique Dourado já devia ter sido accionada! Senão, arriscamo-nos a ter outro a ir embora, quem sabe até para outro clube rival (já não seria o primeiro!). Ou será que gastaram o dinheiro todo com o tal Rafinha???
O Valente devia jogar em "cunha" com o Dourado.
Foi pena não termos consegudo matar o borrego!

Para a semana, há outro grande jogo! FORÇA VITÓRIA!!!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Como é mais ou menos habitual...estamos de acordo.
A contratação do Dourado é o que mais me preocupa.
Seria muito mau perder um goleador com a sua categoria