segunda-feira, fevereiro 15, 2016

O Nosso 13

Jogos entre os dois Vitórias são um clássico do nosso futebol dado serem dois dos clubes com mais participações na divisão maior e também dos que tem maiores verdadeiras massas associativas .
E por isso a história tem-se encarregado de provar que independentemente das respectivas classificações são sempre confrontos de resultado em aberto.
Mais uma vez foi o caso.
Com o Vitória a fazer um campeonato dentro das expectativas que o seu plantel permite e o Vitória FC a "navegar" em lugares tranquilos estavam reunidos os condimentos para um jogo interessante.
Que acabou por ser.
Individualmente:
João Miguel: Sem culpas nos golos denotou, aqui e ali, alguma intranquilidade natural no guarda redes de uma equipa que defende mal. Não merece , contudo, algumas criticas de quem só conhece o 8 e o 80. É um jovem de imenso potencial e não um "produto acabado".
Bruno Gaspar: Melhor exibição que a de Tondela viu-se mais a atacar do que a defender num jogo em que o adversário não lhe criou especiais problemas. 
Josué: Um jogo difícil face a um adversário retraído mas que se soltava com perigo para o contra ataque. Marcou um golo e não teve culpas nos sofridos. Exibição positiva.
Pedro Henrique: Ficou ligado ao lance do segundo golo que terá sido o seu pior momento. De resto esteve bem. Esperava-se que nos minutos finais, e com o adversário reduzido a 9, avançasse para a área setubalense de molde a poder fazer valer o seu bom jogo aéreo. Mas não avançou...
Dalbert: Melhor a atacar do que a defender denota nas tarefas defensivas algumas lacunas de aprendizagem/formação. E os adversários já perceberam isso.
Bouba: Exibição muito discreta. Parece um jogador em má forma física e isso nota-se na forma como não protege o espaço entre as linhas defensivas e intermediária. Bem substituído.
Cafu: Não foi dos seus melhores jogos. Andou algo "perdido" e teve pouca bola.
Otávio: Muito bem nas bolas paradas, bem no futebol corrido, mal nalgumas decisões sobre o tempo de soltar a bola. Ainda assim uma exibição positiva em que foi o principal dinamizador do ataque vitoriano.
Licá: Apareceu pouco no jogo. Exibição discreta.
Bruno Mendes: Titular pela primeira vez confirmou o que já se vira em Tondela. Boas movimentações, engodo pela baliza, grande empenho nas movimentações. Apenas uma oportunidade de golo falhada por pouco. Merece mais oportunidades.
Valente: O mais dinâmico dos atacantes vitorianos e aquele que mais problemas causou aos defensores setubalenses. Procurou o golo mas não era dia... 
Francis: Uma boa estreia. Dinâmico, sem medo de ter a bola e de ir com ela para cima do adversário,procurou a linha de fundo para alguns cruzamentos como mandam as regras. Falhou o que parecia um golo fácil "passando" a bola ao guarda redes. Acontece aos melhores. Deixou boas indicações e pode dar alguma profundidade ao futebol do Vitória se confirmar o que agora mostrou.
Vítor Andrade: Mais do mesmo. Boa técnica, bom drible, capacidade de desequilibrar são as suas melhores características. Egoísmo na hora de soltar a bola e falta de "escola" sobre o futebol como jogo de equipa são as piores. Que para já se tem sobreposto ás melhores.
Douglas,João Afonso, Luís Rocha, Joseph e Tozé não foram utilizados.
Uma nota final sobre Rosell.
Utilizado em Arouca pensou-se que podia ser alternativa ao mau momento de Bouba.
Não foi sequer convocado.
Janeiro tem, de facto, os seus mistérios...
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

João Miguel: "sem culpas nos golos..."; ponto e vírgula Dr. Cirilo, independentemente da real valia do nosso GR titular, acho que também faz parte do crescimento que lhe sejam apontados os erros. E ele esteve mal no 2º golo.
Um GR com mais de 1,90m nunca sofre um golo daqueles. Estava demasiado agachado...
E já lá vão duas frangalhadas seguidas. Repito: não lhe tira o valor nem estou numa de "bota-abaixo", mas deve-se considerar este registo, para o bem do próprio atleta, obviamente,

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Quanto ao golo de Tondela estamos de acordo.
Creio que no segundo de sábado o João Miguel terá "apostado" num remate rasteiro e por isso procurou cobrir os ângulos inferiores.
Há mais mérito do avançado do que demérito dele.
De resto concordo que lhe devem ser apontados os erros porque isso faz parte do seu processo de crescimento e do ganhar da necessária maturidade.

Anónimo disse...

o rossel estava lesionado, como foi confirmado na conferencia de imprensa de SC antes do jogo

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É verdade. Soube isso já depois de o texto estar escrito