terça-feira, fevereiro 02, 2016

Balanço do Mercado

Terminada a época de transferências de Janeiro, demasiado extensa em minha opinião, que se pode dizer das movimentações do Vitória no mercado quem em termos de entradas quer em termos de saídas?
Comecemos pelas saídas.
Tomané (Duisburgo), Ricardo Gomes(Nacional), Zitouni(Porto B)e Gui (Académica).
A maior surpresa foi Zitouni, quer pela saída quer pelo destino, mas é dos tais negócios para compreensão futura.
Gui e Ricardo Gomes foram bem emprestados, especialmente se tiverem bastante tempo de jogo nos clubes, porque no Vitória estavam a "estagnar" e tem agora a oportunidade de continuarem a jogar na 1ª liga com outra assiduidade.
Tomané é um caso diferente.
Por razões que não conheço dava a sensação nos últimos tempos de ser um jogador "triste", cujo rendimento caíra bastante em relação a um passado recente, e a precisar de um novo desafio para relançar a carreira.
O Duisburgo é um bom clube (embora muito mal classificado na 2ª divisão alemã) , com algumas presenças na Bundesliga, e a ida para a Alemanha pode ser um desafio muito interessante para o jogador. Espera-se que corra bem e que para a próxima época Tomané volte com outra "alma".
Quanto ás entradas.
Foram dez!
De seis nacionalidades diferentes e sendo cinco emprestados e cinco a titulo "definitivo".
Sacko, Francis, Hurtado, Rosell, João Teixeira, Vitor Andrade, Cosendey, Konan, Ricardo Carvalho e Rafinha.
Por lugares são quatro extremos (Hurtado, Vitor Andrade, Francis e Rafinha), um médio defensivo (Sacko), três médios ofensivos ( Rosell, João Teixeira e Cosendey), um central (Ricardo Carvalho) e um lateral esquerdo (Konan) não se registando a contratação de qualquer ponta de lança que era das posições que o treinador da equipa A tinha referido como carenciada.
O que pode significar a intenção, louvável, de dar oportunidades a Areias e Bruno Mendes.
O que dizer dos agora chegados?
É óbvio que alguns(poucos) virão para a equipa A, alguns para a B e outros andarão entre uma e outra equipa ao sabor das necessidades de cada uma.
Com a componente falível que todas as previsões tem, ainda por cima perante lote tão heterógeneo e diversificado, creio que reforço imediato(ou seja discutir um lugar no onze) em termos de equipa A pode ser o peruano Hurtado quer pela valia que tem quer por ser conhecedor do nosso futebol.
Rosell, sem competição desde o inicio da época, e os dois jovens emprestados pelo Benfica também serão opções para Sérgio Conceição mas sem grandes possibilidades de aspirarem a uma titularidade no curto prazo sendo certo que no médio prazo... já estarão de férias.
Todos os outros parece-me que são claramente jogadores destinados à equipa B embora Ricardo Carvalho (para mim a melhor aquisição deste mercado de Janeiro) não fique por lá muito tempo dado ser um central de muito bom nível que mais cedo ou mais tarde será jogador da equipa A.
E tenho alguma curiosidade, confesso,acerca de Cosendey quer por vir de um grande clube do Brasil quer por algumas referências que dele conheço.
Em conclusão parece-me que Sérgio Conceição e Vítor Campelos reforçaram as suas opções em termos de quantidade, e com alguma qualidade à mistura, mas sem nenhuma aquisição daquelas que faz os adeptos esfregarem as mãos de contentes.
No balanço final, susceptivel de ser feito neste momento, entre entradas e saídas creio que as duas equipas ficaram mais fortes tanto quanto se pode avaliar pelos jogadores minimamente conhecidos.
Se o suficiente para atingirem os seus objectivos só lá para Maio se saberá.
Depois Falamos

P.S. Nesta análise referi-me apenas aos jogadores,ás posições que ocupam e ás necessidades das duas equipas profissionais do Vitória como está bom de ver.
Quanto à avaliação da gestão desportiva subjacente a estas contratações e empréstimos essa ficara para outra oportunidade.

5 comentários:

Anónimo disse...

O Areias, com o que tem mostrado na equipa B nos últimos tempos, não me parece opção viável para a equipa A, pelo contrário o Bruno Mendes tem mostrado algumas qualidades, penso que pode ser uma alternativa real ao Dourado.

Em relação a contratações, eu acho que uma direção que se queixa de falta de liquidez dar-se ao luxo de construir um plantel com 56 elementos para 2(!) competições é surreal, se calhar dá é jeito dizer certas coisas...

Bom, agora que cá estão que ajudem o Vitória a recuperar o lugar que é dele por direito, embora não concorde com a quantidade de emprestados!

Anónimo disse...

Boa noite, caro Luís,

O seu texto retrata com exactidão tudo aquilo que me apraz dizer no que toca "aos jogadores, às posições que ocupam e às necessidades das duas equipas profissionais do Vitória".

Só acrescento que, neste caso, a necessidade pode, finalmente, aguçar o engenho. Refiro-me à frente de ataque. A contratação falhada de Valência (confiando no que os jornais escrevem...) talvez signifique que a oportunidade de Valente a PL possa finalmente surgir. E com isso dar-lhe espaço para ele comprovar o seu faro de golo apuradíssimo, que torna secundárias as suas limitações mais do que evidentes em termos técnicos: e que são essenciais para qualquer jogador que jogue na posição de extremo. Estou farto de ler e ouvir críticas ao rapaz quando é notório um desconforto atroz que ele sente ao ter de jogar naquele sítio do terreno.

No entanto, na ressaca deste mercado de transferências, acredito que o mais importante seja mesmo reflectir na "avaliação da gestão desportiva subjacente a estas contratações e empréstimos". Aguardo, por isso, impacientemente, o que vai escrever sobre essa matéria.

Atentamente,
José Miguel Rocha

Saganowski disse...

Ter a quantidade enorme de jogadores que as duas equipas tem, muitos deles desconhecidos ou de qualidade duvidosa, e depois andar a apregoar que se tem de poupar e vender as "joias" a preço de saldo é argumento que já não tem cabimento.

Parece-me que esta Direcção anda mais ao sabor do portfolio dos empresários que outra coisa qualquer.
E quem diz empresários, diz clubes. Com estas relações de empréstimos com os "3 estarolas" também não ajudam.
E que dizer de um tal protocolo com o Chelsea? Recebemos dois desconhecidos que foram rapidamente recambiados e desde então nada.

Este Vitória, entreposto comercial de jogadores, não é o meu Vitória...

Anónimo disse...

Esta abertura de mercado,deixa-nos um gosto agro/doce, doce por não termos perdido nenhuma pedra base, ao contrário do ano passado,agro por nenhuma das aquisições ser daquelas que empolga e nos faz sonhar.Sou por natureza contra jogadores emprestados,pois é fazer filhos na barriga dos outros.Por outro lado penso que falhou a aquisição de um ponta de lança,só um é pouco,a menos que se comece a jogar em 4X4X2 par isso penso que o Vitória está bem servido.Devemos ser ambiciosos e olhar para o 4º lugar, o Braga está a pagar o excesso de jogos e nós devemos aproveitar.Haja fé!
J.M.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Eu acredito no Areias. Penso que se tiver oportunidades "a sério" corresponderá com golos.
Quanto ao resto estou de acordo consigo. Há uma gestão desportiva cada vez mais dificil de entender.
Caro Miguel Rocha:
Valente não é, nunca foi nem nunca será extremo porque não tem as capacidades técnicas para isso. É e será sempre um excelente homem de área que fará sempre muitos golos especialmente se jogar num sistema de dois pontas de lança em que ele seja o mais móvel porque tem aquele raro instinto de saber onde a bola vai "sobrar". Já este ano, por exemplo em Paços de Ferreira, o provou.
Quanto ao que penso sobre a gestão desportiva um destes dias escreverei a minha opinião.
Caro Saganowski:
Apenas posso estar de acordo contigo. Também não entendo esta politica de contratações, a enxurrada de empréstimos, o pagar-se 600.000€ por Rafinha e continuar-se com a ladaínha das dificuldades financeiras.
Caro J.M.:
O não ter saído nenhum dos jogadores nucleares foi mesmo a melhor notícia deste mercado de Janeiro. É verdade que nenhuma das entradas é de fazer sonhar mas dão mais opções nos flancos e no meio campo e isso é positivo. Ponta de lança temos o Dourado e o Valente (dizer que ele é extremo é não se perceber nada de futebol) mais o Areias e o Bruno Mendes na equipa B. Pode ser que seja suficiente. Quanto ao 4º lugar é possível mas extremamente difícil porque o Braga parece-me estar noutro patamar. Veja que eles em Janeiro contrataram três jogadores para suprirem a saída de outros três o que mostra um planeamento de época muito bem feito ao contrário do nosso. Mas pode ser que com bastante fé, e ganhando os dois próximos jogos , possamos ir a Braga em posição de discutir o quarto lugar.