quinta-feira, fevereiro 11, 2016

As Escolhas de Marcelo

O Presidente da República eleito anunciou as escolhas dos conselheiros de estado que constitucionalmente são de sua indicação.
Eduardo Lourenço, Leonor Beleza, António Guterres, Marques Mendes e Lobo Xavier.
São da sua responsabilidade, escolhas pessoais que só a quem escolheu dizem respeito, personalidades sobejamente conhecidas na sociedade portuguesa para que alguma delas necessitasse de explicação quanto à escolha.
Eduardo Lourenço é uma figura proeminente da cultura portuguesa, Beleza e Guterres são personalidades com percursos que falam por si( e com uma relação de amizade com Marcelo que vem da juventude), Mendes e Xavier figuras de relevo de PSD e CDS com os mais diversos cargos ocupados nos seus partidos e com vidas profissionais que hoje não tem a ver com a política activa.
Em termos partidários puros dois são da área do PSD, dois do PS e um do CDS o que corresponde,grosso modo, à maioria que elegeu o novo Presidente.
Com as inerências constitucionalmente previstas, os cinco eleitos pelo Parlamento e os ex Presidentes (Eanes, Soares, Sampaio e Cavaco) estará composto o novo conselho de estado a partir de 9 de Março data da posse do presidente eleito.
Notas especiais sobre este novo conselho?
A primeira é nele apenas ter assento uma mulher.
Uma !
Leonor Beleza escolhida por Marcelo na quota presidencial.
O que é simplesmente lamentável.
A outra é ter três conselheiros com mais de 90 anos (Eduardo Lourenço,Adriano Moreira e Mário Soares)o que é no mínimo invulgar.
A terceira é para a média de idades (69 anos) algo alta para o normal mas que as escolhas de Marcelo e do parlamento justificam de alguma forma dada a idade de Eduardo Lourenço e Adriano Moreira.
Seja como for é este o novo conselho de estado.
Que seja útil a Portugal é o que se deseja.
Depois Falamos.

P.S: Nas escolhas de Marcelo (e já agora também na do PSD) achei estranho não figurar o nome de Durão Barroso.
Claro que não sei se terá sido convidado e recusado o convite.
Não me parece contudo.
E por isso acho estranho, repito, que quem foi dez anos presidente da comissão europeia não tenha assento no conselho de estado em Portugal.
E não é Durão Barroso que fica a perder com a ausência...

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu achei estranho não ter o nome do Luis Cirilo

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Eu estranho é quem tenha tempo para vir para aqui escrever comentários idiotas.
Será que a inteligência não dá para mais?