sábado, fevereiro 06, 2016

A Ignorante

Guimarães foi um destes dias visitada por uma ignorante.
Não uma qualquer turista, uma romeira a caminho de Santiago ou alguém que se tivesse enganado na saída da auto estrada.
Não.
A ignorante veio propositadamente a Guimarães.
Na sua qualidade de secretária de estado da cultura do governo da geringonça veio a Guimarães apoucar a cidade, desprezar a CEC 2012, fazer deste concelho uma espécie de coutada de outros concelhos maiores.
A história, infeliz, conta-se em poucas palavras.
Portugal teve até hoje três cidades que foram capitais europeia da Cultura. 
Lisboa em 1994, Porto em 2001 e Guimarães em 2012.
Para  isso em cada uma das cidades foram construídos equipamentos para servirem não só essa efeméride mas também para serem "âncoras" culturais para o futuro dado que obviamente as suas valências não se esgotavam nos seis meses que duram as "capitais europeias da cultura".
E a manutenção de todos esses equipamentos custa dinheiro que está para lá das possibilidades dos respectivos municípios assegurarem.
A ignorante devia saber isso mas pelos vistos...ignora.
E por isso no orçamento de Estado para este ano o Centro Cultural de Belém(Lisboa) vai receber 16.5 milhões de euros e a Casa da Música (Porto) dez milhões enquanto para os equipamentos construídos em Guimarães vem...zero!
O que junta discriminação à ignorância.
Posta perante este factos,e  a natural reivindicação de Guimarães para receber o que a outros vai ser dado, a ignorante que cá arribou soltou esta pérola que envergonha...quem tiver vergonha.
"...Guimarães não é comparável com Lisboa e Porto porque os equipamentos são diferentes..." !!!
A ignorante saberá que:
Guimarães foi capital europeia da cultura,tal como Lisboa e Porto,por proposta de um governo de Portugal?
Que os equipamentos construídos nas três cidades não servem apenas os seus habitantes mas todos os portugueses que a elas se deslocam bem como os muitos turistas que fazem os roteiros do chamado "turismo Cultural"?
Que para a União Europeia as cidades e os equipamentos são comparáveis e por isso deram às três a honra de serem capitais europeias da cultura?
Naturalmente que, face à real diferença dos equipamentos, Guimarães não estaria à espera de receber tanto como Lisboa ou o Porto e ninguém seguramente pediu isso ao governo.
Mas esperaria, com justiça e legitimidade, receber proporcionalmente uma verba que contribuísse para a sustentabilidade dos seus equipamentos a exemplo do que vai acontecer com Lisboa e Porto.
Mas ignorante acha que não. 
E com uma visão centralista ,que remete directamente para os idos do bafiento regime salazarista, não só veio a esta cidade afirmar que em Portugal para o governo da geringonça há cidades  e equipamentos culturais de primeira e cidades e equipamentos culturais de segunda como ainda teve a inqualificável ousadia (acho que nem a ignorância explica tanta sobranceria) de atirar, a titulo de esmola, com a proposta de umas "migalhas" através da realização de umas exposições sobre a égide da Direcção Geral das Artes.
Inqualificável e sem que nada o justifique (nem mesmo a gritante ignorância) a forma como esta ignorante, secretária de estado do governo da geringonça, tratou Guimarães.
E que merece o repúdio indignado de todos os vimaranenses.
O meu...aqui fica!
Depois Falamos.

P.S. Infelizmente aqueles que deviam ser os primeiros a levantarem a voz ficaram calados.
E como aplicar aqui o provérbio "diz-me com quem andas,dir-te-ei quem és..."seria,apesar de tudo, algo excessivo é caso para se dizer que "...quem cala consente...", 
E com a louvável excepção do vereador da cultura José Bastos o PS e o executivo socialista vimaranense calaram.

2 comentários:

Rui Cordeiro da Silva disse...

Inqualificável!
Guimarães não merece ser tratada assim!

Parabéns a quem soube fazer reparos e levantar a voz!


luis cirilo disse...

Caro Rui:
É que não merece mesmo.
Felizmente tem sido algumas vozes a levantarem-se contra esta mentalidade tacanha e centralista mas não tantas como deviam.
Infelizmente em termos de opinião pública Guimarães não vive dos seus melhores momentos