sexta-feira, fevereiro 26, 2016

1/8 Final Liga Europa

No dia seguinte à definição dos apurados a UEFA procedeu ao sorteio dos oitavos de final o que me parece uma excelente forma de manter vivo o interesse pela competição e permite aos clubes prepararem atempadamente os seus calendários e deslocações.
E há que dizer que este sorteio produziu "acasalamentos" dignos da Liga dos Campeões tal a valia das equipas que se vão defrontar.
Desde logo um fabuloso Liverpool-Manchester United.
O jogo de mais intensa rivalidade em Inglaterra, que junta dois clubes campeões europeus, naquele que promete ser o confronto mais interessante desta fase da competição e que dela daria, pela certa, uma extraordinária final.
Mas há mais.
Já sem a condicionante, nesta fase da prova, de clubes do mesmo país não se poderem defrontar temos para além do jogo já referido também um emocionante Atlético de Bilbau-Valência duas das mais categorizadas equipas espanholas.
E que dizer do Borússia Dortmund- Tottenham ? Segundo classificado da Bundesliga contra segundo classificado da "Premier League"'?
Grandes jogos a rivalizarem com os da Liga dos Campeões.
Favoritos?
Não é obviamente fácil mas penso que nos 1/4 de final poderão estar os seguintes clubes:
Shaktiar Donetsk, Sevilha, Bayer Leverkusen, Atlético de Bilbau, Liverpool, Lázio, Borússia Dortmund e Fenerbaçhe.
É apenas um palpite.
Numa prova que bem gostaria de ver ganha pelo Atlético de Bilbau ou pelo Liverpool.
A ver vamos.
Depois Falamos

4 comentários:

jj disse...

Pode ser que o SC Braga consiga apurar-se.
Lutaremos contra um clube com grandes jogadores, mas nada está decidido.
Quem já venceu/eliminou ao Liverpool, Arsenal, Kiev, Marselha, Sevilla, Celtic, Udinese, Parma, Galatasaray, Besiktas, etc, etc., também pode eliminar o Fenerbahce.
Em qualquer circunstância, sairemos de forma honrosa da prova e tendo contribuído com pontos para o ranking UEFA, ao contrário de outros...

luis cirilo disse...

Caro jj:
Claro. A vossa unica bitola é compararem-se com o Vitória.
Será que nunca mais conseguem livrar-se desse crónico complexo de inferioridade?

Anónimo disse...

Sr. Luis Cirilo,

julgo que não foi feliz no facto de não ter feito nenhuma referência ao SC Braga na sua análise aos jogos da Liga Europa, mais que não fosse pelo facto de ser o único clube Português presente nesta fase de competição, sabendo também que se encontra em todas as frentes possíveis, o que torna esta presença ainda mais de salientar devido ao esforço e planeamento de jogos que isso obriga.
Mais ainda também a questão que muitas vezes refere aqui no seu blog que é o facto de a nossa imprensa não dar a devida importância a quem a tem mas apenas aos clubes ditos grandes, nunca entendi esta designação de "grandes".
Será um jogo dificil, o Fenerbache tem um excelente plantel, tendo também o inferno Turco um peso fundamental neste tipo de jogos, será interessante de ver como irá correr esta eliminatória, sendo de salientar que o SC Braga tem demonstrado consistência, com uma gestão de plantel que lhe permite enfrentar as frentes onde se encontra sempre com o intuito de vencer, por vezes nem sempre é possível mas os adversários também jogam, por vezes com muito mérito.

Por último dizer também que não vejo no comentário do JJ nenhuma comparação com o Vitória, talvez se refira aos ditos "grandes" que foram eliminados sem grande contribuição para o nosso ranking, inversamente proporcional aos investimentos por estes feitos, mas não quero afirmar que a intenção era essa, como leitor não vejo nenhuma referência ao Vitória.

Sou leitor do seu blog mas por vezes fico com a sensação que nos trata (aos leitores) de uma forma pouco amistosa, ficando com a sensação que nos faz de pessoas com pouca inteligência e que não entendem respostas ou comentários de pouco fundamento.

Sou adepto do SC Braga, no entanto tenho o discernimento de dar o valor e o mérito a quem o tem, não tenho nenhum problema se esse mérito tiver que ser dado ao Vitória, ou a outros, excepto aos ditos "grandes", aí tenho muita dificuldade porque para esses existe a imprensa que o faz muito bem, mesmo quando eles não o têm.

Cumprimentos

António Cunha

luis cirilo disse...

Caro António Cunha:
Tenho a convicção de que sei diferenciar entre a rivalidade entre clubes e massas associativas (e faço parte de uma delas)e a realidade das coisas nas quais se insere a meritória carreira do Sporting de Braga em quatro frentes. Já a isso fiz referência noutros posts nomeadamente quando analisei os resultados da primeira mão dos 1/16 avos de final.
Atempadamente escreverei mais qualquer coisa sobres estes 1/8 de final onde não considero o SCB favorito na sua eliminatória mas também estou longe de o considerar já eliminado.
Quanto aos leitores há duas perspectivas:
Aqueles que, como é o seu caso, vem aqui discutir ideias e contributos não tenho a sensação de os tratar de forma pouco amistosa. Pelo contrário tenho muito gosto na sua participação são eles que ajudam a dar vida a este blogue.
Os outros, aqueles que vem aqui provocar embora sem ultrapassarem as marcas do publicável,admito que a esses sim trate de forma menos "calorosa".
E depois há ainda uma terceira espécie constituída por aqueles que escrevem coisas não publicáveis e que devem pensar que toda a gente tem as carências de educação e boas maneiras que eles ostentam. E esses "comentários" vão direitinhos para o lixo.
Quanto aos chamados "grandes" e ao vergonhoso tratamento de favor que a imprensa lhes dá aí estamos completamente de acordo.