segunda-feira, junho 29, 2015

Ponto de Situação

A dois meses do encerramento do mercado futebolistico seria precisa uma enorme dose de ingenuidade, de que felizmente não padeço, para considerar como definido o plantel de qualquer clube que vá participar nas provas nacionais e europeias .
Até ao fim de Agosto ainda se vão fazer muitos negócios, processar muitas entradas e saídas, mexer com alguma profundidade nos grupos de trabalho.
Naturalmente que para alguns a pressa de definir um plantel tão aproximado quanto possível do que vai fazer a época (pelo menos até Janeiro...) será maior do que para outros por força das pré eliminatórias de acesso ás competições europeias que começarão dentro de um mês aproximadamente.
E mesmo esses em muitos casos esperarão para saberem se tem acesso à fase de grupos (ou seja...dinheiro) para optarem por reforçar as respectivas equipas ou caso fiquem pelas pré eliminatórias se limitarão a manter o que já tem ou até a vender este ou aquele jogador com mais mercado.
O Vitória não andará longe dessa lógica.
Neste momento, a exactamente um mês do primeiro jogo da pré eliminatória de acesso à Liga Europa(sem esquecer que passando a pré eliminatória ainda terá um play off com um adversário teoricamente mais forte) constata-se que o Vitória já fez algumas aquisições e registou algumas saídas do seu grupo.
Nas saídas merece destaque a de André André, um dos esteios da equipa nos últimos três anos, e a dos três jogadores emprestados pelo Porto que não deixarão grandes saudades ao contrário do citado André.
Nas entradas (Montoya, Tyler Boyd, Digo Gomes, Serginho, Dalbert, João Correia e Kafu) a constatação óbvia é que além do colombiano, e de alguma boa surpresa pela afirmação imediata, são jovens que terão de fazer o seu percurso na B antes de poderem sonhar em jogar nos principais palcos do nosso futebol pela equipa A.
Pelo que , mesmo contando com as mais valias vindas da B (João Pedro, Areias, Vigário, Zitouni, etc), é evidente que ainda há lacunas a preencher na equipa A para esta poder almejar a chegada à fase de grupos da Liga Europa
Diria que um central "feito", um ponta de lança (se Álvez ficar o assunto está bem resolvido) e um extremo que jogue pelos dois flancos.
Partindo, é claro, do pressuposto de que não sai mais ninguém do grupo de  jogadores considerados como potenciais titulares.
Uma coisa é certa: o tempo agora corre muito depressa e a entrada na fase de grupos da Liga Europa é uma das prioridades para esta época.
Depois Falamos

7 comentários:

Diogo disse...

Boas,

Central?! Se não sair ninguém, temos Josué e J. Afonso. Dupla a lembrar o Sereno e Geromel. Ainda temos o Moreno e Kanu, mas acima de tudo temos o Denis. Trocava o "central feito" pelo Médio Centro (8) feito! Depois, é trabalhar o J. Pedro e o B. Alves na A porque podem ser os futuros MC "feitos" que precisámos.

Anónimo disse...

Diria que se o Montoya justificar e se o Alvez vier, não saindo mais ninguém a não ser o Bernard, temos equipa.
Claro que ainda muita volta vai dar, mas Vigário já é uma opção válida e vaticino afirmação total na equipa. Com Tomané, Alex e Valente estamos bem servidos nas alas. Há ainda o Alexandre Silva.
No centro, entre J.Pedro e Bruno Alves, juntando Montoya, Cafú e Saré + Zitouni e ainda Moreno não ficamos mal.
Não saindo nenhum central, Denis parece querer mostrar serviço. Moreno faz o lugar, Kanu, João Afonso e Josué asseguram qualidade.

O problema é que provavelmente muita gente ainda irá sair, senão com este panorama, Alvez chega...

Anónimo disse...

Penso que para ser um plantel à imagem do clube, faltam jogadores de inegável qualidade, e nisso falo de jogadores que jogaram no nosso campeonato, e que já sabemos com o que contar, e que acabaram contrato com os respetivos clubes. Falo por exemplo de Del Valle, Diogo Amado, ou até mesmo Tiago Pinto, embora o lado esquerdo da defesa esteja preenchido do ponto de vista quantitativo, não tanto do ponto de vista qualitativo. Aliás, esse é um assunto que acho que merece alguma atenção nas laterais. Temos, para o lado direito, Plange, Arrondel, Pedro Correia e Bruno Gaspar, e sendo sério, só vejo qualidade no Bruno para ser titular, embora o Arrondel não seja mau, talvez Balliu seja uma boa opção. Posto isto, acho que deveríamos resolver as situações Plange e Pedro Correia. Do lado esquerdo temos o mesmo problema, Rocha, Dalbert, Dabo, Breno. 4 jogadores para uma posição, e aqui não sabemos muito bem com o que contar, embora ache que o Dabo deva evoluir na B, o Rocha é mais extremo que defesa e o Dalbert, apesar de muito elogiado na 2ª liga, ainda é uma incógnita para nós Vitorianos. O Breno, bem, não se entende muito a sua contratação, ainda para mais por empréstimo.

Depois, no meio campo, creio que nos falta um 8 de qualidade, não dizendo que Bruno Alves e João Pedro não dão conta do recado, mas alguém mais tarimbado, podendo, depois, estes 2 últimos rodar e ter oportunidades, e quem sabe agarrar o lugar.

A nível de extremos, concordo que precisamos de alguém, forte no 1x1, explosivo (um pouco à semelhança de Hernâni), e gostaria muito que esse alguém fosse Del Valle, mas parece-me complicado. Além disso, resolver a questão Ricardo, talvez um empréstimo fosse bom para ele.

No ataque, também concordo que precisamos de alguém, e esse alguém até pode ser o Álvez, que na época passada mostrou qualidades, pese embora as suas lesões.

Posto isto, creio que precisamos de resolver o assunto laterais, precisamos de um 8, um extremo e um ponta de lança. Com aquisições seguras creio que poderemos fazer uma época bem interessante, época essa que será exigente. Há ainda o assunto Bernard para resolver, veremos como se desenrola esse assunto, visto que pode significar um encaixe significativo.

Saganowski disse...

Aquele jogador cuja saída gera mais incógnita é o Bernard. Isto porque o Vitória tem grande parte do passe, mas o Jorge Mendes está também no negócio. Por isso, ou o valor de venda é bem alto, ou então, teremos mais outra venda em que o Vitória sai claramente refém dos empresários! Mais uma!

Quanto a jogadores, na minha qualidade de treinador de bancada, precisamos de um nº8, um nº10 e um extremo.

luis cirilo disse...

Caro Diogo:
Um central como o Geromel ou o Defendi era sempre bem vindo. Porque vamos disputar quatro competições e não temos a certeza,pese embora alguns optimismos jornalisticos, se Josué e/ou João Afonso vão ficar no plantel.
Quanto a Bruno Alves e João Pedro certamente que vão ser jogadores de grande utilização.
Caro Anónimo:
Claro que se não sair mais ninguém e Álvez regressar a equipa fica bem composta mas o ideal seria a contratação de um extremo. Até porque Valente é muito mais um ponta de lança que um extremo.
Caro Anónimo:
Tem razão quanto aos laterais. Há quantidade mas quanto a qualidade,excepção feita a Bruno Gaspar e a Luís Rocha, sobram algumas interrogações. Penso que Arrondel e Dalbert podem ser alternativas mas sinceramente não tenho a certeza. Quanto a Pedro Correia, que pode jogar dos dois lados, há a incógnita de saber como está.
No meio campo não vejo grandes problemas. Há quantidade e qualidade para além de jogadores que fazem várias posições. Para o lugar 8 quer Bruno Alves quer João Pedro dão garantias (e JP até pode jogar a 10) restando saber ser Montoya confirma os predicados que lhe atribuem. Na frente se Álvez regressar penso que o lugar 9 está bem preenchido restando a questão de um extremo para complementar .
Caro Saganowski:
Desportivamente Bernard é uyma carta fora do baralho. Há muito tempo que está com a cabeça longe do Vitória. Financeiramente veremos o que rende. E O Vitória não tem grande parte do passe. Ao que se ouve terá entre 50 e 55 % do mesmo.

Saganowski disse...

Caro Luis,
Posso estar errado, mas tenho ideia que temos 70% do passe do Bernard e o JM tem os restantes 30%. Se ele render (num mau negócio) 5 milhões, a nossa parte acaba por ser bem abaixo do real valor do jogador. Mas quanto a esse tipo de vendas, estamos conversados...

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Segundo foi niticiado o JM comprou 35% do passe. E o Jorge Pires(o primeiro empresário dele) também tem uma percentagem. O Vitória terá 50% ou pouco mais