quinta-feira, junho 04, 2015

Interrogações

A contratação de Jorge Jesus pelo Sporting, uma verdadeira surpresa, deixa no ar muitas interrogações que certamente vão animar o nosso universo desportivo durante muitas e muitas semanas.
A primeira tem a ver com a forma como se vão relacionar os dois acima retratados.
Um que por vezes trata os jogadores abaixo de cão e outro que tanto os arrasa no facebook como anda com eles ás cavalitas no meio do relvado.
Dois egocêntricos, que gostam de ter para eles o palco todo, e que vão deparar-se com a necessidade de partilharem protagonismos.
Depois a questão dos resultados.
Que não aparecem da noite para o dia, obrigam a muito trabalho e investimento e a uma paciência que Jorge Jesus já mostrou saber ter mas que Bruno Carvalho não faz a mínima ideia do que seja tão exigente se mostra na obtenção de títulos e troféus.
E se há coisa com que JJ escusa de contar é que BdeC tenha com ele a paciência (e a solidariedade) que Luís Filipe Vieira sempre teve.
Depois há a questão dos jogadores.
Porque o actual plantel do Sporting não dá para discutir o titulo, nem nada que se pareça, e também não é em Alcochete que está a solução.
Até porque bastará atentar na forma como JJ quase desprezou a formação do Benfica.
Há que ir ao mercado contratar, e não são poucos, jogadores que sejam reais mais valias para a equipa.
O que leva à questão do dinheiro.
Ao que parece BdeC encontrou uns poços de petróleo algures entre a Guiné Equatorial e Angola que lhe permitirão pagar o faraónico salário do treinador mas não se sabe se também vão chegar para as tais contratações que são indispensáveis a uma equipa que aspire ganhar a Liga e ter uma presença auspiciosa na Champions.
Deixando de lado a forma como JJ vai ser recebido pelos adeptos leoninos (nada que umas vitórias não resolvam...) resta uma questão final ,mas que também vai ser importante na sorte ou azar que o treinador vai ter em Alvalade, e que é esta:
Seis anos depois Jorge Jesus volta à realidade do futebol português.
Onde não vai poder contar com o "colinho" que decide jogos e campeonatos.
E embora o Sporting nessa matéria não seja dos mais desfavorecidos ainda assim nada que se compare com a "parceria" entre a APAF e o vizinho do outro lado da rua.
 E não sei se JJ se vai conseguir readaptar a um mundo em que é um treinador como os outros (a quem não são permitidos comportamentos que todos lhe recordamos) e em que a sua equipa vai ser tratada como quase todas as outras.
São algumas das interrogações cujas respostas só o tempo trará.
Depois Falamos.

8 comentários:

cards disse...

caro Luis Cirilo,
Jorge Jesus é um excelente treinador e certamente vai ser um upgrade no sporting.
Se se confirmar Rui Vitória no Benfica para mim é uma boa solução, é um bom treinador fez bom trabalho no seu Vitória.
Se isto tudo se confirmar teremos isto na próxima época:
Rui Vitória terá uma boa equipa no Benfica e certamente vai tirar o máximo rendimento de 5/6 jovens da equipa B que deverão kr para a equipa principal.
Jorge Jesus certamente irá pedir 4/5 reforços de nível pois sem isso certamente terá poucas hipóteses de ser campeão, Alcochete dificilmente irá produzir jogadores para a equipa principal.
Lopetegui irá certamente ter que fazer nova equipa pois irão sair muitos jogadores influentes na equipa, Danilo, Casemiro, Óliver, Jackson, à cabeça. será outra vez um ano zero.

Portanto teremos em perspectiva uma boa próxima época

Francisco Guimarães disse...

Caro Cards:

Mas a Liga NOS alterou o quadro competitivo?
Já só tem 3 equipas?
Ok, então cá vai:
Jorge Jesus é um excelente treinador quando acompanhado com aos favores da arbitragem.
Se se confirmar Rui Vitória no Benfica só não é campeão se os do apito voltarem a gostar de fruta.
Lopetegui irá certamente ter que fazer nova equipa contratando senhoras bonitas e que falem aos ouvidos dos árbitros vendendo viagens com final feliz.

Saganowski disse...

Vai ser uma Liga interessante, ai vai, vai...

cards disse...

Caro Franciaco Guimarães, menos se faz favor

JRV disse...

Saindo para o lisboa, julgo que RV seguirá as pisadas de Paulo Sérgio no alvalade. Vai ter uma experiência intensa, mas curta, num estarola.

cards disse...

Rui Vitória é melhor treinador que o Paulo Sérgio e o Benfica tem melhor equipa do que aquela foi dada a Paulo Sergio no sporting

Mr.Karvalhovsky disse...

Para mim aqui a questão central é: quem paga?
O JJ foi para um clube até à mto pouco tempo falido, mas que agora parece ter descoberto um poço de pertróleo em Alvalade!
Dizem que há um investidor... Mas quais são as contra-partidas?
É o dinheiro que desapareceu do BES que anda ali metido?
Este país está cada vez mais pôdre!
Mais ainda agora que a corrupção do futebol parece ter atravessado fronteiras, misturando-se com outros malabarismos...

luis cirilo disse...

Caro cards:
Concordo com a sua análise. E se houvesse estratégias nesse sentido podia ser o campeonato mais disputado de sempre. Se houvesse...
Caro Francisco Guimarães:
Repito o que está atrás. O titulo pode ser disputado por mais de três equipas se houverem estratégias para isso. Embora ache que o FCP vai ser campeão com alguma facilidade.
Caro saganowski:
Assim se espera.
Caro JRV:
Esperemos que não.Porque RV, se sair como tudo indica,fá-lo com dignidade.
Caro cards:
Mais uma vez estou de acordo consigo.
Caro Mr Karvalhovsky:
Naturalmente que esta repentina liquidez do SCP merece ser acompanhada.Porque poço de petróleo não acho que tenha aparecido