quinta-feira, junho 11, 2015

Gestão Deplorável

A forma como a SAD do Benfica geriu o anúncio da contratação de Rui Vitória foi tão deplorável que é inevitável considerar-se que constitui um mau prenuncio para o treinador agora recém chegado ao estádio da Luz.
Há muito apontado como possível sucessor de Jorge Jesus, no dia em que este fosse à sua vida, sabia-se que  nunca seria uma contratação consensual no universo encarnado face ao "peso" da herança e ao facto de nunca ter treinado um clube candidato ao titulo.
Pelo que a mais elementar estratégia imporia que face à saída de JJ, e muito em especial ao destino que tomou, a sua contratação fosse fulminante e exterminando à nascença qualquer duvida ou possibilidade de contestação.
Até para dar não só uma ideia de normalidade (sai um ,entra outro e a vida continua...) como para desvalorizar a saída de Jesus mostrando que a sua substituição era fácil e não causava contratempos de qualquer espécie.
E era,realmente, uma contratação facílima.
Rui Vitória queria ir, o Vitória não se importava nada que ele fosse (por razões, umas mais conhecidas que outras, de que se falará noutra oportunidade) e o Benfica tinha-o como primeira prioridade.
E que fez o Benfica?
Tudo ao contrário.
Adiou, voltou a adiar, era hoje depois amanhã e logo a seguir num dia próximo, pelo caminho ainda se assistiram a desmentidos de Luís Filipe Vieira (num jantar com deputados benfiquistas) sobre a tomada de qualquer decisão e andaram neste folclore mais de uma semana.
Permitindo a especulação, legitimando as duvidas sobre outras hipóteses, abrindo espaço à manifestação de opiniões de adeptos sobre a preferência por Marco Silva.
Acima de tudo fragilizando Rui Vitória.
Que em vez de chegar à Luz como a opção indiscutível lá aparece como uma opção muito discutida!
E isso a prazo, se os resultados iniciais não ajudarem (a começar pela final da Supertaça a 9 de Agosto com o Sporting de Jorge Jesus), pode ser devastador para o novo treinador do Benfica.
Que não merecia, e por isso escrevi este texto solidário, começar assim esta nova etapa da sua vida profissional.
Depois Falamos

10 comentários:

cards disse...

Caro Luís Cirilo concordo com o seu texto.
O Benfica poderia fazer logo o anúncio de Rui Vitória logo após a saída de Jorge Jesus, mas parece que faltava o acordo com o Vitóra SC.
Contratamosum excelente treinador em minha opinião se vierem agora 2/3jogadores e a continuação do núcleo duro de jogadorespoderemos formar uma excelente equipa

Anónimo disse...

A promoção de Armando Evangelista a treinador da formação sénior do Vitória contrasta bem com o assunto desta sua publicação. No caso do Vitória foi muito bem gerido. E envia um sinal muito positivo de que, no nosso clube, há reconhecimento de mérito.

Miguel Silva

luis cirilo disse...

Caro cards:
Claro que podia. Até porque a vontade de todas as partes era convergente. Penso que ainda lamentará não o ter feito.
Caro Miguel Silva:
Noto que já há quem esteja preocupado em justificar o injustificável.
A seu tempo direi o que tenho a dizer sobre essa promoção se ela se vier a verificar.
E sem punhos de renda que fique claro desde já.

cards disse...

Caro Luis Cirilo o problema foi que muitos benfiquistas queriam Marco Silva para provocar o Sporting ainda bem que Vieira não foi na conversa, apesar de achar Marco Silva ser um excelente treinador.

Para si preferia receber Bruno Gaspar ou o milhão de euros?

luis cirilo disse...

Caro cards:
Isso de querer imitar o "inimigo" de estimação normalmente sai caro.
Preferia o milhão de euros como é óbvio.
O Vitória não se pode dar ao luxo de gastar essa verba num lateral direito.
Embora eu goste de ver o Bruno Gaspar no Vitória que fique claro.

Anónimo disse...

Então o vitória já não tinha pago ao benfica a divida targino? Ainda é do seu tempo, em que sofremos um rombo de 4 atletas das camadas jovens.

Anónimo disse...

É dificil conceber como é que um clube com o orçamento do Vitória prefere receber um lateral direito lesionado - independentemente da sua qualidade relativa - a um milhão de euros. Isto é gestão danosa.

Cumprimentos,
JRV

Anónimo disse...

Olhe, sem querer ajudar a justificar seja o que for, também acho que a escolha do Armando Evangelista para suceder a Rui Vitória era esperada e logica como seguimento natural ao projecto de formação que é base do Vitória e que grandes frutos tem dado.
Se vai ser uma aposta bem sucedida ou não, ninguém o pode saber. Só os resultados, como sempre o dirão. No fim de contas, nada diferente do que será a aposta do SLB em Rui Vitória e do SCP em Jorge Jesus. Se obtiverem resultados serão boa aposta, se não tiverem resultados são despedidos como os outros. Nem o Ancelotti escapou, a realidade é essa !

Parece-me acima de tudo que o Armando Evangelista conhece o clube, o projecto do clube, está por dentro e identificado com a realidade do Vitória. Contrariando o mau augúrio do Manuel Machado, acho que ser da casa, neste momento, é uma grande vantagem que joga a favor do Armando Evangelista. Por outro lado, tem um trabalho interessante na equipa B, tem mostrado competência. Como sócio é o que me interessa neste momento.
Sinceramente, estou mais preocupado com a escolha para a equipa B. Aí é que tem de haver muita sensibilidade...

Paulo

Saganowski disse...

Gosto muito de Rui Vitória e é uma pena vê-lo sair do meu Vitória. Mas ainda mais pena me dá ver a posição em que ele se deixou colocar pelo clube de Lisboa com toda esta novela.
Além do mais, o presidente daquele clube anunciou que 5 da equipa B vão transitar para a equipa A. E se os jogadores não valerem nada e Rui Vitória ficar de mãos atadas e tiver de mostrar resultados com esses "cepos"?
E que dizer de alguma imprensa que há algumas semanas não lhe dava importância nenhuma e hoje já o chamam de "General"???

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É uma questão a que não sei responder.
Na fase final da minha passagem pela direcção eleita em 2012 o SLB escolheu cinco jogadores para levar e ficar liquidada a dívidida. A partir dai não sei.
Caro JRV:
Pelas ultímas notícias a questão parece ser diferente. Assunto a que voltarei em próxima publicação.
Caro Paulo:
Para já são apenas hipóteses em cima da mesa e por isso não comentarei o assunto até haverem certezas. Mas não deixo de achar piada quando a propósito de Evangelista se citam nomes como Guardiola ou Ancelotti.
Concordo consigo quanto à escolha para a equipa B. Também é muito importante sim senhor. Mas a A é sempre a mais importante.
Caro Saganowski:
Sinceramente Rui Vitória deixou de ser preocupação nossa. Seguiu o seu caminho e desejo que tenha muita sorte porque está ligado à nossa História. E porque é uma excelente pessoa também. Que serviu o nosso clube com enorme profissionalismo e empenho.