sábado, junho 13, 2015

Equívocos, Erros e Enganos

Portugal venceu a Arménia e por isso tornam-se mais fáceis as linhas seguintes deste texto.
Fui dos que olhou a chegada de Fernando Santos á selecção com alguma esperança e uma expectativa positiva.
Pelo seu percurso, pelo que já conquistara, pelos clubes por onde já passara pensei que seria independente de lobbys e pressões e chamaria ao onze nacional os melhores independentemente de factores alheios à sua qualidade e da cor das camisolas clubisticas que vestem.
Enganei-me.
É mais um que parece estar lá para convocar jogadores de determinados clubes, de certo empresário, para defender grupos de pressão que de há muito tomaram conta da nossa selecção.
Só isso justifica que os erros que são a titularidade de jogadores de fraquíssimo rendimento como Nani ou Eliseu que não fora as camisolas que vestem e não seriam certamente chamados quando nada fazem para o merecer.
Então Nani é o caso chocante de um jogador que nos últimos dois/três anos não só não evoluiu como parece ter regredido e muito.
E depois esses erros levam a equívocos.
Que é o de para caberem todos que "tem" de jogar se utiliza Ronaldo a ponta de lança e Coentrão a médio lugares que estão longe de serem aqueles em que dão o maior rendimento e potenciam as suas qualidades.
E os três golos de Ronaldo apenas confirmam isso porque não foram (um até foi de penalti)golos de lança puro mas sim golos de um jogador que teve de andar em busca do seu espaço natural para poder ter a tremenda eficácia que o caracteriza.
E  soma de erros e equívocos, de que destaquei apenas os mais relevantes, levam aos enganos.
O maior dos quais foi o de perante um adversário mais fraco, e perante o qual tinha de se entrar a "matar" para definir o jogo, Portugal tenha entrado com uma equipa mal composta, um meio campo sempre em inferioridade perante os adversários e três jogadores na frente que gostam de pisar os mesmos terrenos acabando por se perturbar uns aos outros.
E assim Portugal não teve bola, deu a iniciativa ao adversário, deixou a Arménia jogar e ia pagando isso muito caro naquela que foi uma das mais fracas exibições de que me lembro da selecção nacional nos ultimos anos.
Mas ganhou.
Ganhou, apenas e só, porque tem a felicidade de ter no seu onze um génio do futebol que continua a resolver "sozinho" o que o colectivo se mostra incapaz de fazer.
Ronaldo não é mesmo deste "filme".
Depois Falamos.

P.S Sejamos justos com Ricardo Carvalho. Hoje foi o único do "filme" de Ronaldo.

4 comentários:

Anónimo disse...

não leva muito tempo este treinador deixa-nos como deixou a GRÉCIA . até com as ILHAS FIJI perdemos
vejam os resultados da GRÉCIA e como ele a deixou

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Basta Ronaldo não poder jogar para tudo isto desabar como um castelo de cartas

Saganowski disse...

Mais uma vez, Ronaldo e mais 10 (todos eles muito fraquinhos)...

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Nem todos.
Ricardo Carvalho,por exemplo,fez um bom jogo