domingo, junho 07, 2015

Campeão Indiscutível

A noite de Berlim consagrou um justíssimo campeão europeu!
Num jogo muito disputado e normalmente bem jogado (ás vezes muito bem até)o Barcelona fez jus aos seus pergaminhos e venceu com todo o mérito pese embora a Juventus tenha dado uma excelente réplica e chegado até a criar algumas duvidas sobre quem sairia vencedor face à forma como se exibiu durante largo período da segunda parte.
Porque na primeira parte foi jogo de um sentido só.
Um golo madrugador de Rakitic, numa espectacular jogada de futebol em que o "tiki taka" brilhou a grande altura, e depois várias oportunidades que a enorme classe de Buffon em dois ocasiões e a falta de pontaria dos jogadores do Barcelona em mais três ou quatro, e um penalti não assinalado por mão na bola de um defesa italiano, impediram que a segunda parte fosse um mero pró forma.
Embora o seu inicio tenha sido em linha com o que fora a primeira.
Logo a abrir duas grandes oportunidades do Barcelona através de Messi e Suárez (enorme Buffon outra vez) e o segundo golo dos catalães parecia uma questão de tempo.
Mas não foi.
Porque Juventus teve uma excelente reacção, muito por força do futebol esclarecido de Pirlo, do poderio fisico de Pogba e da movimentação de Morata e Tevez e consegui chegar ao empate num lance de excelente futebol.
Estava relançado o jogo e durante 15/20 minutos, até por que a "Vechia Signora" teve duas ou três boas oportunidades de golo mais uma grande penalidade a seu favor que o árbitro não marcou, pairou uma real dúvida sobre que seria o vencedor.
Mas quando a "Juve"parecia estar por cima o Barcelona voltou a marcar num lance de envolvimento atacante em que Messi rematou e Suárez fez a recarga vitoriosa à defesa incompleta de Buffon e aí percebeu-se que a final estava claramente apontada num sentido.
Até porque Luis Henrique percebeu que era preciso por ordem na casa para os minutos finais e fez entrar o senhor Xavi Hernandez e ...assunto arrumado.
Nos momentos finais o Barcelona ainda faria o terceiro golo por Neymar, que bem o mereceu, e deu a expressão justa ao marcador face ao que se viu nos 90 minutos.
Quatro notas finais para dizer o seguinte:
Justíssimo ver Xavi levantar Taça na sua despedida dos grandes palcos.
Pena que Buffon, um dos maiores do seu tempo, nunca tenha sido campeão europeu.
Magnifica lição de desportivismo dada pelas duas equipas no fim do jogo.
Só a UEFA do falso moralista Platini se lembraria de nomear uma equipa de arbitragem turca para uma final da Champions!
Fraco trabalho, duas grandes penalidades por assinalar, uma contemporização quase ilimitada com o jogo duros dos italianos. Então com Vidal foi mesmo um exagero.
Depois Falamos.

P.S: A "Bola de Ouro" de 2015 teria ficado ontem decidida se Messi tivesse feito uma exibição"à Messi". Mas não fez. E embora com participação activa em dois golos não se viu em Berlim o Messi dos grandes dias.
Ainda há esperança para Ronaldo.

4 comentários:

cards disse...

Caro Luís Cirilo então o Homem vence campeonato taça e champions e ainda há esperanças para Ronaldo?
Se formos justos este ano de 2015 é 1º MESSI 2º Neymar

luis cirilo disse...

Caro cards:
Penso que Messi é o grande favorito à "Bola de Ouro" depois de tudo que venceu integrado na equipa do Barcelona.
Ronaldo não venceu nenhum troféu mas marcou mais golos que qualquer outro jogador.
Embora Messi também tenha marcado muitos em boa verdade.
Eu apenas quis acentuar que uma grande exibição do argentino seria a confirmação da "Bola de Ouro" de forma automática. Assim "apenas" confirma um favoritismo que tem de se considerar como justo

Anónimo disse...

Caro Cirilo,

A arbitragem foi fraca, sim, mas ao nível das restantes arbitragens que conduziram a Juventus à final de Berlim. Sempre muito complacentes com o jogo violento dos italianos, que provoca enorme mossa nos adversários, e penalizador, por exemplo, na grande penalidade inventada contra o Mónaco, que originou, de resto, o único golo da eliminatória.

No restante e perante este cenário, não surpreendeu o banho de bola, especialmente da primeira parte, já que existe uma evidente diferença entre as duas equipas; para quem estivesse distraído, o jogo teria passado bem por um qualquer encontro da liga espanhola com um clube da segunda metade da tabela, que, no caso, teve a sorte de dispor dos serviços de um guarda-redes de classe mundial. De outra forma, a questão teria até assumido contornos desprestigiantes para a competição…

Quanto à bola de ouro, será entre Neymar e Messi. Vê-se na Copa América.

Cumprimentos,
JRV

luis cirilo disse...

Caro JRV:
O futebol da Juventus foi sempre assim durante a presente edição da Champions.
É o estilo deles que as arbitragens permitem.
De acordo quanto a Buffon. Evitou que ao intervalo o jogo estivesse decidido.
A "Bola de Ouro", apesar de tudo, será entre Messi e Ronaldo. Para Neymar ainda não é o tempo.
Mas acho que o 5-3 está bem mais perto que o 4-4