quinta-feira, dezembro 11, 2014

O Nosso Grupo

Imagem: Reino Vitoriano

A taça da liga (também conhecida por taça da carica) é uma competição que ainda não caiu no goto dos adeptos e parece-me difícil que isso venha a acontecer enquanto não sofrer algumas alterações importantes no seu regulamento.
Por um lado porque está feita para ser ganha pelos clubes mais fortes (veja-se o palmarés da mesma) e por outro porque embora tenha um ganho financeiro interessante em termos desportivos dá "apenas" uma taça e nada mais.
Ao contrário de outros países em que dá acesso ás competições europeias.
Acresce ainda uma fase final por grupos, que se aceita,mas em que é incompreensível que existindo quatro grupos eles não tenham exactamente o mesmo número de equipas.
Dois grupos com quatro e dois com cinco é absurdo.
E se olharmos para o sorteio condicionado desses grupos ainda se destaca mais esse absurdo.
Porque em três deles há claros favoritos.
No A o Benfica, vencedor cíclico da prova, está nas meias finais com todo o respeito por Nacional, Moreirense e Arouca.
No B tudo se decidirá entre Estoril e Maritimo sem desprimor para Gil Vicente e Covilhã.
No D o Porto é favorito, o Braga pode discutir esse favoritismo e a Rio Ave, Académica e União da Madeira restará (mais aos primodivisionários) tentar uma surpresa que se me afigura como...impossível.
E resta o grupo C.
O nosso.
Onde Vitória e Sporting (por esta ordem) são favoritos mas com um Belenenses que pode surpreender e Vitória FC e Boavista a serem dois adversários complicados especialmente nos jogos em casa.
Que será precisamente o nosso caso com deslocações ao Bessa e ao Bonfim.
É um grupo complicado, composto por clubes tradicionais do nosso futebol (todos os cinco já ganharam a Taça de Portugal e três deles foram campeões nacionais), que promete disputa intensa e até à ultima jornada.
Encerra a curiosidade, interessante, de o Vitória esta época já ter defrontado e vencido todos os quatro adversários que lhe couberam em sorte.
Folgadamente Sporting, Belenenses e Boavista e à tangente os setubalenses.
Há que repetir.
Pelo menos os triunfos.
Depois Falamos

9 comentários:

Anónimo disse...

Sabe se a abdicação dos prémios monetários nesta edição da taça da liga inclui o prémio pela vitória na competição? É que, nesse caso, a taça perde o (pouco) interesse que tem e o Vitória poderia concentrar esforços apenas na liga.

http://www.maisfutebol.iol.pt/taca-da-liga-luis-duque-sorteio-premios-abdicados/54885df80cf288e76a1f87b1.html

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não lhe sei dizer.
Mas se assim for então mais vale usar essa competição para rodar jogadores

Sic Gloria Transit Mundi disse...

3 grupos de 6, com um sorteio puro e sem condicionantes nenhumas era o ideal.
Eu sugeriria ainda obrigar os clubes a jogarem com equipas 100% portuguesas, sem naturalizados ou afins.

Anónimo disse...

Sinceramente, acho mais importante o jogo de Domingo contra o Rio Ave e uma vitória neste jogo do que a participação ou qualquer êxito na Taça da Liga.
Podia era pôr-se a equipa B a trabalhar nesta competição, em vez do Vitória A distrair-se com peanuts.
Há competições que não interessam a ninguém se ainda estivermos a lutar pelo título, ou, pelo menos, se quisermos reservar um lugar na Liga dos Campeões.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Sic:
Essa parece-me uma excelente ideia. E era uma forma de dar oportunidades aos jovens jogadores portugueses.
Caro Quim Rolhas:
É um assunto para gerir com o desenrolar da prova. Claro que ir à Champions é muito mais importante que ganhar a taça da liga. Mas esse é um objectivo que implica não sair ninguém em Janeiro e ir bucar,além do Kanu, mais dois reforços a sério

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo, já aqui falamos de alguns nomes que podiam reforçar o Vitória em Janeiro. Simão Sabrosa, no Espanhol sem jogar, ou de um Hugo Almeida, sem clube. Sei que estes dois mal se aguentam das pernas em 90 minutos, mas o aliciante de 3/4 meses num Clube que pode ganhar o Campeonato, podia cativá-los a vir cá parar, com o aliciante de cativarmos uma geração de jovens jogadores à imagem destes dois.
Julgo que Simão e Almeida chegavam. Mas se puder ser melhor, gostávamos de se surpreendidos.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

E sobre as saídas em Janeiro...
Por ironia do destino, se calhar evitando males maiores, até foi útil o André André ficar de fora do jogo com o Rio Ave e ainda o craque Hernani e Bruno Gaspar terem levado com o vermelho em Braga.

Quim Rolhas

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

Acho que devemos olhar para a Taça da Liga, não como uma prioridade, mas como uma oportunidade de apresentarmos bom futebol, com jogadores da equipa B e dos Juniores, mas sempre com o objectivo de ganharmos todos os jogos. Não consigo admitir entrar num jogo, nem que seja a feijões, que não seja para o ganhar.
Em relação a possíveis reforços, o mais provável é recorrermos uma vez mais à equipa B, não acredito que tenhamos capital para investir em bons (caros) jogadores. A grande questão que aqui se põe, é saber até que ponto o Clube quer/consegue, segurar os jogadores que, presumivelmente, vão sair em Janeiro. Interessados parece que não faltam, mas quanto é que estão dispostos a pagar? ou por outro lado, por quanto é que nós estamos dispostos a vender? Hernâni, Bernad, Traoré, João Afonso, Tomané, será que conseguimos segurar algum? Acredito que a Direcção não terá fácil esta decisão, mas o ideial, seria não comprometer muito a parte desportiva, e realizar algum encaixe financeiro. Guardá-los até ao fim do campeonato pode ser um pau de dois bicos...
Caro Quim Rolhas, em relação aos nomes que sugere, julgo que apenas o Simão está disponível, pois o Hugo Almeida já tem clube em Itália. Compreendo o seu pensamento em relação à política de contratações desse tipo de jogadores, embora seja um risco, pois o nível motivacional desses jogadores pode não ser muito elevado, e se as coisas não começarem a correr bem, com a motivação em baixo, o desmoronamento é quase certo!

Cumprimentos,
Miguel

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Hugo Almeida já tem clube. Quanto a Simão...não obrigado.
De acordo quanto á necessidade de reforços e a esses reforços serem jogadores experientes. Kanu já foi,nesse contexto,uma boa opção. Quanto a sermos surpreendidos já me basta não termos más surpresas.
Precisamente em Janeiro.
Caro Miguel:
Partilho desse ponto de vista.Onde jogamos é para ganhar. O nível de empenhamento dos principais jogadores deve ser em função da evolução dos resultados. Primeiro jogo com o SCP será o barómetro. Se ganharmos,como espero, então será de manter a aposta porque é o adversário mais forte.