quinta-feira, setembro 04, 2014

Falar Grosso

A selecção "deles" , treinada por um funcionário "dele", vai preparando o jogo com a Albânia convenientemente marcado para o estádio de um clube com pouco adeptos e sem jogadores seleccionáveis (embora o "seleccionador" tenha tido o atrevimento de pré convocar jogadores de um "certo" clube da II liga)o que dá muito jeito para quem na realidade sabe bem o que anda a "fazer" !
Devo dizer que não me interessa rigorosamente nada o resultado desse jogo.
De uma selecção que alguns tiraram ao povo para darem aos negócios e aos negociantes.
Preocupa-me, isso sim, a forma como o Vitória está a ser discriminado e desprezado por quem manda na selecção.
Porque nenhum clube em Portugal fez tanto pelo futebolista português como o Vitória nestas três épocas.
Mesmo com uma passagem, perfeitamente evitável pelo CNS, o projecto de equipa B vitoriana tem sido considerado o de maior sucesso entre todos os clubes portugueses pela quantidade e qualidade de jogadores que tem dado à primeira equipa oriundos da sua formação.
A par de outros jovens portugueses que o clube tem contratado e se tem afirmado de forma notável.
No primeiro caso podemos citar Ricardo, Paulo Oliveira,Tomané, Tiago Rodrigues,João Amorim,Cafu.
No segundo André André, Amidó Baldé, Marco Matias,Alex.
Entre outros.
Pois há um elo comum a todos eles.
Nunca foram convocados pelo "seleccionador" nem para um treino ou um jogo particular.
Enquanto vemos desfilar pela selecção (e até irem ao Mundial) jogadores banais de outros clubes que gozam do favoritismo do encarregado das convocatórias.
A situação que vem de trás agravou-se agora.
Quando o "seleccionador" teve a distinta lata de nas dezenas e dezenas de jogadores que pré convocou para o jogo com a Albânia (incluindo jogadores de equipas B e outros que nem ao diabo lembrariam) não chamar nenhum do Vitória.
Nomeadamente André André, Tomané e Hernâni que estão a fazer magníficos jogos.
E depois na convocatória aparecem os Tibas, os Vezos, os Hortas , os Cavaleiros e o Almeida "afilhado" para além de um João Pereira dispensado pelo Valência (ou seja está sem clube e sem jogar) e cuja chamada apenas pode ser vista como uma tentativa de ajudar o jogador a encontrar emprego.
E por isso digo, com toda a convicção, que não convocar nenhum dos três referidos jogadores do Vitória só pode ser opção de um "treinador" que ou é incompetente ou burro.
Ou,provavelmente, as duas coisas.
Mas ao não pré convocar nenhum, nas tais dezenas de que atrás se falou, é que deixa o gato escondido com o rabo de fora.
Porque mostra bem a má vontade contra um clube,onde jogou três anos e sempre foi bem tratado, que nada fez para merecer esse tipo de tratamento.
Não sei, e pouco me interessa, se essa má vontade é dele ou é induzida por alguém a quem tem de dar ouvidos.
Sei é que o Vitória não deve continuar calado numa circunstância destas.
Porque se não formos nós a defender os nossos jogadores e a promovermos a sua presença nos palcos internacionais, via selecção, ninguém o fará por nós.
E por isso entendo que o Vitória devia exigir uma reunião formal com o presidente da FPF e exigir explicações cabais quanto à discriminação de que o clube é continuamente alvo por parte do também funcionário federativo que ocupa o cargo de seleccionador.
Dir-me -ão que o mais certo era não adiantar nada e ainda iria exacerbar o "seleccionador" contra nós.
Direi que ficar calado, nestas e noutras questões, é que não tem contribuído nada para que nos respeitem mais como, por exemplo, o castigo a Flávio Meireles exuberantemente demonstra.
Mais: se nada for feito corremos o risco de o reforço de poderes do sujeito, na estrutura da FPF, ainda agravar o panorama para os nossos jogadores de outros escalões de que a absurda não convocatória de Cafu para os sub 21 parece ser um segundo indicio.
Porque o primeiro(e grave) foi o facto de a nossa equipa de juvenis, campeã nacional, não ter um único jogador na selecção do respectivo escalão.
E seria o cúmulo das ironias, e devastador para os nossos interesses, instalar-se a ideia de que jogar no Vitória é ter as portas das selecções fechadas.
Quem cala consente.
E o Vitória não pode consentir!
Depois Falamos.

P.S : Para quem eventualmente ache que os considerandos sobre o jogo ser em Aveiro são uma "teoria da conspiração" recordo que o jogo seguinte da selecção, em "casa", é no estádio do Algarve.
Ainda  mais "desértico" que o de Aveiro.
Deve ser coincidência...

13 comentários:

Anónimo disse...

A mim as derrotas ou vitorias da seleção, nunca me entristeceram ou me alegraram.Se perder melhor se ganhar melhor.E-me completamente indiferente os resultados.No futebol e nas várias modalidades só uma derrota do nosso Vitória me entristece.Assisto ao jogos na tv por gostar de futebol,mas é como se estivesse a ver por exemplo,a Espanha com a França.O resultado não diz nada.Éeste o sentimento que eu tenho pela seleção portuguesa.

Anónimo disse...

A mim as derrotas ou vitorias da seleção, nunca me entristeceram ou me alegraram.Se perder melhor se ganhar melhor.E-me completamente indiferente os resultados.No futebol e nas várias modalidades só uma derrota do nosso Vitória me entristece.Assisto ao jogos na tv por gostar de futebol,mas é como se estivesse a ver por exemplo,a Espanha com a França.O resultado não diz nada.Éeste o sentimento que eu tenho pela seleção portuguesa.

Carlos Silva disse...

Mais uma vez lhe dou os parabéns neste artigo que subscrevo totalmente.
Só um aparte: Se toda a estrutura da Federação consideram ter sido falta de competência a prestação no Mundial, reforçando as funções a esse pseudo-treinador, mostram de que "massa" são feitos. É a voz do dono - JM.

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo, o Paulo Bento para mim passou a morto-vivo. Devia ter sido demitido no dia 26 de Junho ou, se ele fosse um verdadeiro patriota, teria posto o lugar à disposição de outro mais competente, como já aqui falamos algumas vezes. Veja, enquanto ele lá estiver, a Albânia ou qualquer outro adversário é sempre favorito.
Enquanto Vitória, é claro que temos razões para estarmos zangados porque o Paulo Bento não se actualiza e está mais interessado nos relatórios médicos do Real Madrid do que gastar tempo a ver jogos do Vitória.
Como se constatou até agora, faz reposição de stocks pela caderneta de cromos do Jorge Mendes.
Não foi sorte que fez o Vitória ganhar os primeiros três jogos da temporada. E a opinião ou o aconselhamento de Rui Vitória, e dos treinadores da frente do campeonato, deveria ter sido ouvida e levada em conta. Até nisso comete erro atrás de erro.
Tomané, Hernani, André André e Cafú seriam seleccionáveis numa selecção portuguesa escolhida por mim para derrotar qualquer selecção mundial.
Só Paulo Bento ainda não lhes viu potencial por estar demasiado ocupado nestes últimos meses a estudar as condições climatéricas da região de Aveiro para o jogo de domingo.
Portanto, o melhor murro na mesa para dizer à Federação que Paulo Bento não nasceu para seleccionador, Sr. Luís Cirilo, é o Vitória continuar a ganhar jogos como tem feito até aqui.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Quanto mais longe e, consequentemente, com menor assistência nas bancadas, melhor para a seleção, para o selecionador e para a FPF.
A partir desta convocatória acompanharei a outra seleção que joga no nosso território: Gibraltar. E torço para que tenha sucesso.

Anónimo disse...

Muito boa noite a todos.
Permito-me lançar aqui um desafio a todos. Vamos publicar este artigo em todos os jornais desportivos a nível nacional ( Bola, Record e Jogo ).
Terá que ser como publicidade e portanto custará dinheiro.É uma formaq de nos fazermos ouvir a nível Nacional. Alguém que pegue na ideia e arranje um nº. de conta ou NIB paga ràpidamente começarem as contribuições . Da minha parte entrarei de imediato com 10 euros mal me indiquem um nº. ou NIB onde depositar. FORÇA VITÓRIA. Abaixo os FILHOS DA PUTA...

lobo disse...

talvez daqui a uns 3, 4 anos metade da selecçao seja com os nossos produtos,isto e se o bentas não tiver la....contra o futebol negocio

Rui Cordeiro da Silva disse...

Contrariamente à tua opinião, até agradeço ao PB não ter convoado nenhum jogador do Vitória! Quem é que hoje em dia quer jogar numa equipa daquelas, cheia de "coxos"???

É deixar estar lá os que lá estão, que para ir fazer as tristes figuras que se tem visto, prefiro que os jogadores do Vitória não sejam chamados!

Quanto à selecção Sub-21, aí estou plenamente de acordo. Essa sim, é uma equipa que merece ter mais jogadores do Vitória e é uma equipa que dá gosto ver jogar!

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

estou em completa concordância consigo, não podemos ficar calados, temos de mostrar a nossa indignação. A grande maioria das pessoas tem memória curta, e já nos esquecemos da miserável prestação que tivemos no Brasil. Este seleccionador deveria ter tido a dignidade de se demitir, mas não o fez. A federação, deveria ter tido a decência de o demitir, mas não o fez. Aos olhos dos menos atentos, o PB está a efectuar mudanças na selecção, apostando em jogadores novos, jovens, que poderão dar continuidade progressiva à nossa selecção, mas em boa verdade, essa continuidade é alicerçada em terrenos arenosos, diria até mesmo terrenos movediços que só parecem firmes para os interesses de alguns.
Nass escolhas dos locais dos jogos da nossa selecção, também não há visão que chegue a Guimarães, onde sempre foram bem recebidos, apesar de todas as circunstâncias. Lembro-me do último jogo que eu fui ver da Selecção em Guimarães, onde entrou o Nuno Assis, em que a generalidade da imprensa foi unânime em elogiar a assistência das gentes de Guimarães e do Vitória (é difícil separarmos umas das outras).
Quero sempre que a Selecção ganhe, e quero estar em França em 2016, mas vamos lá mostrar a nossa indignação, na esperança de vermos alguma coisa melhorada.

Miguel

Anónimo disse...

Excelente artigo Sr Luís Cirilo. Tem toda a razão quanto à realidade da seleção. Mas acho que não devíamos dizer nada e trabalhar para continuar a ganhar títulos na formação e evitar relações com corruptos, porque a imagem ía ser o Vitória a tentar por-se e bicos de pés perante essa gente. É preferível que sejam o adeptos a tirar as suas conclusões: as derrotas das seleções vão obviamente continuar...

Enquanto o tal serviçal estiver na seleção não me interessa o resultado. Vi os jogos do mundial porque gosto de futebol - e por patriotismo, confesso. Os golos nem os celebrei porque sente-se demasiado a mentira; que aquilo serve para vender jogadores. A arrogância de Ronaldo mete nojo. O serviçal parece-me um mentiroso. E a equipa não joga nada porque o selecionador é mau treinador. Quanto aos campeões nacionais de juvenis não estarem representados na seleção serve precisamente para que a formação do Vitória não seja atrativa, para que prefiram sempre a formação dos estarolas, porque só essas darem realmente acesso à seleção e à projeção internacional. É claramente essa a política. Mete nojo. E acho que não nos devemos misturar com esse nojo, antes tentar promover a nossa formação através de relações com clubes internacionais e participação em torneios com visibilidade.

Miguel Silva

Anónimo disse...

Desde adolescente que perdi o encanto pela selecção e dela não sou adepto.
Exactamente porque não é a equipa de todos nós, apenas de alguns, contra outros.
Palco central da guerra norte-sul, desfile de tachos, mamões por tudo o que é lado. Panelinhas e esquemas.
Uma pouca vergonha que se mantém e perdurará.

Os verdadeiros adeptos da selecção são os emigrantes.
Que apoiam uma falácia.
Até custa de ver.
E até dói pensar dizer que aquilo é uma falácia de cima a baixo.
Não se diz.
Deixa-se aquelas pessoas tão encantadas disfrutar e viver a ilusão de que aquela é a equipa de Portugal. A união de todos. O esforço comum.

A fase Mendes tem sido uma vergonha mais, apenas diferente das demais, mas na mesma chafurdice.

Todos vêem e ninguem quer ver.
são os piores cegos.

Mas na verdade aqui ninguém é adepto da selecção, só circunstancialmente alguns hipocritamente a ela se colam, apenas e só.

É uma pouca vergonha.

Uma mais

Luis Costa disse...

Como já tive oportunidade de afirmar, para mim à muito que a Seleção "acabou" e espero sinceramente que perca com a Albânia e não se qualifique para o Europeu, pois só assim será possível limpar a porcaria/interesses que existe na FPF.
Não adianta mudar só PB, porque irá outro para lá fazer exatamente o mesmo, ou seja, tentar promover jogadores de um determinado empresário e de determinados clubes.
A partir do momento em que a FPF culpa o médico,pelo desastre que foi o mundial e não acontece nada, nenhuma reação, nenhuma indignação . . . está tudo dito . . . está tudo controlado !!!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Eu não tinha esse sentimento. E durante anos fui assistir a variadissimos jogos da selecção. Agora também estou nesse desencanto causado pelo facto de sentir a que a selecção é um negócio de alguns.
Caro Carlos Silva:
Obrigado.
Concordo consigo. Porque é sui generis que se fale de incompetência e não se responsabilizem culpados.
Caro Quim Rolhas:
sem dúvida. Mas isso não significa que não façamos públicas as nossas razões de insatisfação. nem que seja apenas para o sujeito perceber que se engana muita gente a nós, vitorianos, não engana.
Caro Anónimo:
É claro.
E estou para ver se nesta fase de apuramento vão marcar algum jogo para Guimarães ou Porto(Dragão). E sei a resposta.
Caro Anónimo:
Com este artigo ou sem ele bem gostava de ver a nossa revolta aparecer na imprensa nacional. Mas isso só seria possível se a SAD do Vitória tomasse posição. De outra forma acho que nem como publicidade paga.
Caro lobo:
Da maneira que as coisas estão o PB vai ficar mais anos na FPF do que Alex Ferguson esteve no Manchester United.
Caro Rui:
Infelizmente a questão é bem mais vasta do que isso. E os sub 21 já vão pelo mesmo caminho.
Caro Miguel:
PB é aplicação plena do "Principio de Peter". E quem lhe renovou o contrato,antes do Mundial, no meio d euma chuva de elogios e agora fala de incompetência e simultâneamente lhe reforça os poderes vai pelo mesmo caminho. Eu já fui de Guimarães a Lisboa propositadamente para ver a selecção. Mais do que uma vez. Hoje não atravessava a rua para assistir a um jogo dela.
Caro Miguel Silva:
Em teoria estou de acordo consigo. Infelizmente temos de viver e competir na realidade do nosso futebol. E por isso temos de nos saber defender e saber defender os nossos jogadores. A inocência paga-se muito cara.
De resto partilho inteiramente da sua desilusão quanto ao que é hoje a selecção "deles". Porque a de "todos nós" já lá vai.
Caro Anónimo:
Não tenho uma visão tão negativa da selecção. Mas concordo que ela hoje voltou a ser aquilo que foi durante muitos anos. Um entreposto de negócios e de exercício de poderes ocultos. Nesse aspecto Scolari e Queiroz ainda a conseguiram preservar mas o actual "seleccionador" tudo permite.
Caro Luís Costa:
Do não apuramento para o Europeu tratará Paulo Bento de forma eficaz. E então se Ronaldo continuar com lesões a questão de ir a França nem se põe.
O problema é que ele está lá porque Madail o contratou e Gomes lhe renovou o contrato. O que significa que na essência nada muda.