quarta-feira, agosto 20, 2014

Simbolismo

Esta fotografia retrata o presidente do Estados Unidos, Barak Obama, no decurso de uma visita oficial ao Senegal.
Mais propriamente na deslocação que fez á ilha Goreia e a estas ruínas de um edifício do qual milhões de africanos embarcaram rumo a uma vida de escravatura na América naquela que terá sido uma das mais trágicas migrações forçadas de toda a História da humanidade.
Hoje em tributo a esses milhões de vidas a ilha e a fortaleza de onde partiam os escravos são património da Humanidade.
O que realça o simbolismo brutal desta fotografia.
Porque retrata o longo caminho percorrido entre a expedição de negros para uma vida de escravatura na América e o dia em que um negro regressa a esse local como presidente dos Estados Unidos da América.
Ou seja o homem mais poderoso da Terra.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Efectivamente, Sr. Luís Cirilo, a história é irónica em casos como o simbolismo que esta fotografia representa. A maneira de pensar do Mundo mudou com o passar dos anos. E hoje o pensamento molda-se tão rapidamente como a velocidade que circulam as notícias.
O Sr. Luís Cirilo viu as imagens originais da decapitação do fotógrafo norte-americano pela ISIS, à semelhança do que fazem as máfias da droga sul-americanas a sangue frio? É terrível saber que ainda hoje acontecem estas execuções de retaliação. Também vi outras imagens dos recentes massacres de iraquianos levadas a cabo pelo mesmo grupo extremista que diz agir em nome do Islão. Nem os nazis na II Guerra Mundial eram tão bárbaros quanto estes são.
Nesta altura, estou muito curioso em saber qual vai ser a posição de Barack Obama a partir de agora.
Custa-me dizer isto, mas na minha opinião, a ISIS e todos os seus seguidores têm de ser rapidamente eliminados do mapa. Para terroristas sem escrúpulos que matam inocentes indiscriminadamente não pode haver perdão. Têm de ser mortos.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Estou totalmente de acordo consigo.
E espero que os Estados Unidos tratem disso eficazmente.