sexta-feira, agosto 22, 2014

Atenção PSD...

O semanário "Sol" avança hoje com a noticia da disponibilidade de António Guterres para se candidatar à presidência da republica em 2016.
É uma espécie do segredo mais mal guardado da politica portuguesa!
Claro que ainda vai haver uns desmentidos, uns períodos de reflexão, uma análise da situação politico-económica até ao dia, lá para a Primavera de 2015 , em que Guterres anunciará de viva voz a candidatura.
Para mim é evidente que ele será candidato.
E isso é uma boa noticia para o PS e para Portugal.
Para o PS porque depois de meses e meses de enxovalhamento da própria imagem,com a inenarrável campanha interna entre Seguro & Costa, é excelente poder apresentar um candidato com o perfil do ex primeiro ministro.
É a primeira boa noticia para os ocupantes do largo do Rato em muito tempo.
Para Portugal também é bom.
Porque significa que à esquerda vai estar um candidato moderado, europeísta, conhecedor das instância internacionais e da alta politica.
Para além de em termos pessoais ser sério, inteligente e possuidor de uma cultura muito acima da média.
Não fui, obviamente, um apreciador da sua acção global enquanto primeiro ministro mas reconheço-lhe muito mais vocação para PR, precisamente por algumas das razões que não fizeram dele um bom PM (o diálogo...a necessidade de reflectir e voltar a reflectir antes de decidir...), do que para exercer funções executivas.
É um potencial ganhador.
Porque faz quase o pleno do PS  e entra com relativa facilidade noutros eleitorados à direita e até à esquerda.
E essa é uma razão fundamental para o PSD olhar para as presidenciais com redobrada preocupação.
Embora a grande prioridade sejam as legislativas de 2015 o partido tem de fazer opções em matéria presidencial que não prejudiquem o primeiro objectivo mas que tornem passível de ser vencida a eleição presidencial.
E isso significa escolher bem em tempo útil.
Porque "invenções" nessa matéria (como a escolha de Fernando Nobre para presidir ao Parlamento) terão como inevitável resultado uma fragmentação do eleitorado laranja e uma vitória de Guterres logo na primeira volta.
Depois Falamos.

P.S. Para se mais claro: o candidato a apoiar pelo PSD ( e desejavelmente pelo CDS) tem de ser alguém que motive o eleitorado da área do governo e não um factor de desânimo.
Que teria óbvia implicação no próprio resultado das legislativas!

4 comentários:

Anónimo disse...

Também não estou surpreendido, Sr. Luís Cirilo. Já se adivinhava. Concordo com o Senhor quando diz que António Guterres é o melhor que o PS podia apresentar. Tão bom que é, que eu, mesmo sendo social-democrata, estou seriamente em pensar em abrir um exceção para votar nele. Pelo menos, em nome do equilíbrio nacional.
No entanto, a minha decisão final dependerá do candidato que o PSD apresentar. Só um Durão Barroso seria capaz de me dar a volta e superar, à falta de melhor, a escolha por Guterres.
Durão, parece-me, está um pouco cansado. O cargo PR de Portugal está abaixo das funções de Presidente que acabou de desempenhar na Comissão Europeia e por isso é legítimo que faça uma pausa sabática para não se meter outra vez ao barulho e assim ganhar ânimo.
Talvez depois de Guterres esgotar os recursos em Belém, Durão desça à terra e decida suceder-lhe para acabar a carreira política em beleza. Até porque ele ainda é muito novo e seria uma pena que o político português mais ilustre de sempre ficasse de costas voltadas a Portugal.

Quim Rolhas

Mike_the_Bike disse...

Assumindo-me eu como um homem de direita, e um simpatizante do PSD, estou curioso para ver qual o candidato que este partido vai apoiar nas presidenciais. Gosto do Guterres, não gostei dele como PM, mas acho que o cargo de PR lhe assenta bem. Independentemente do que se passar nas eleições do PS, acho que as próximas eleições para a Presidência da República vão ser as menos "partidárias" de sempre, e os candidatos vão fugir a ligações fortes com os partidos, pois, em boa verdade, o povo está farto da actual classe política, e principalmente da classe (ou falta dela) destes actuais políticos, veja o caso das autárquicas em algumas cidades, logo com o Porto à cabeça.
A ver vamos...

Miguel

Anónimo disse...

Guterres candidato, tem o meu voto desde já.
julgo que tem a vitória garantida.
é fazer as contas.

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Até ás candidaturas estarem definidas ainda se vai passar muita coisa. Não acredito que Durão Barroso seja candidato porque ele sabe que as hipóteses de vencer são quase nulas.
Acredito mais na candidatura de Pedro Santana Lopes.
Caro Miguel:
Acredito que como você muitos tenderão para Guterres se o PSD não apresentar um candidato forte. até porque estes anos desde que deixou de ser PM foram ocupados num cargo prestigiante e sem se envolver minimamente em polémicas.
Caro Anónimo:
Vitórias garantidas não existem. Mas é um forte candidato sem qualquer duvida.