quarta-feira, agosto 27, 2014

Nani e Quaresma

Nani e Quaresma são dois dos mais talentosos jogadores da sua geração como todos sabemos.
Mas são também dois jogadores cujas carreiras não atingiram até agora  a dimensão que o seu talento fazia prever.
Ambos foram "feitos" nas escolas do Sporting mas depois os seus caminhos seguiram destinos bem diferentes.
Quaresma saiu,talvez demasiado jovem, para o Barcelona onde esteve apenas suma época sem nada de especial a assinalar pelo que regressou a Portugal rumo ao Porto.
E aí sim assinou quatro temporadas de grande qualidade juntando três títulos nacionais(mais taças e supertaças) ao que já tinha ganho em Alvalade e mostrando toda a qualidade do seu futebol.
Depois saiu rumo ao Inter.
Onde ganhou títulos (até uma champions) mas jogando relativamente pouco e longe de ter na equipa a preponderância que tinha no Dragão.
Ainda foi emprestado ao Chelsea(uma Taça de Inglaterra) ,regressou a Milão, e exilou-se na Turquia onde apenas ganhou uma taça em dois anos.
Fez um ano "sabático" no Al Ahli do Dubai antes de regressar ,em Janeiro, ao "seu" clube para tentar relançar a carreira.
Teve,contudo, o azar de apanhar o pior Porto da década e o regresso esteve longe de ser aquilo que ele teria previsto pese embora ter sido dos melhores jogadores numa equipa sem rumo.
Esta época foi promovido a capitão de equipa e despromovido para o banco nos primeiros jogos o que obviamente não lhe terá agradado e fez azedar(ao que parece) a sua relação com Lopetegui.
Acontece que o próprio treinador, deliberadamente ou não, também tem as suas responsabilidades nisso porque aquela ideia do o colocar em campo a dois minutos do fim (em Lille) soou a provocação embora possa ser apenas a forma de o treinador olhar a equipa.
Denota, em qualquer das hipóteses um atraso do treinador na percepção do que é o FCP e de quem é o jogador junto dos adeptos do clube.
Seja como for Quaresma parece ser, hoje, uma bomba de relógio no balneário do Porto.
Nani é um caso diferente mas uma conclusão não muito diversa.
Saiu do Sporting muito jovem e fez sete épocas seguidas no Manchester United onde se é verdade que revelou o seu talento é igualmente verdade que nunca conseguiu uma afirmação plena como titular e jogador fundamental da equipa.
Especialmente nos dois últimos anos em que foi perdendo espaço e se começou a falar insistentemente da sua saída.
Veio agora emprestado para o Sporting.
Recebido como um herói leonino (esquecidas as suas afirmações de há um ano atrás em que rejeitava liminarmente o seu regresso a Portugal por se achar demasiado bom para isso)fez disparar as expectativas e ambições dos adeptos leoninos que ao verem o regresso de um dos "filhos pródigos" passaram a olhar para o clube como um forte candidato ao titulo.
Infelizmente para eles não é nem vai ser.
Porque nem Nani é um jogador para arrastar uma equipa atrás dele (será sempre um excelente lugar tenente mas nunca um comandante) nem o seu inicio foi o melhor com aquele assomo de vedetismo de querer marcar o penalti contra o Arouca em detrimento de Adrien que é o habitual marcador.
E falhou!
E por isso, por razões diferentes de Quaresma no Porto, acho que Nani também corre o risco de se transformar numa bomba relógio em Alvalade.
Menos no balneário e mais nas bancadas e no próprio clube e no espelho de aumento em que Bruno Carvalho gosta de ver a sua equipa.
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo, fenomenal.
Gostei desta sua síntese a respeito dos dois jogadores. Lembram aquela parábola do Filho Pródigo contada por Jesus Cristo. Curiosamente, a Igreja costuma a lembrar este episódio bíblico durante a Quaresma. E já agora, quando eu era mais religioso praticante do que sou hoje, uma das razões que me levava ir à missa sem pestanejar era uma rapariga toda boa chamada Nani que emigrou mais tarde para trabalhar na Mercedez em Estugarda.
Portanto, as minhas recordações a respeito destes dois nomes são um misto de sacro com o profano.
A questão essencial que carece de resposta, é a seguinte: serão eles capazes de ser os jogadores que já foram noutros tempos? É difícil. O Quaresma tem 30 anos e o Nani 27. Estão no auge da curva descendente.
Entretanto, se eu pudesse escolher, preferia o Nani porque revela mais humildade (menos naquela boca que mandou há um ano quando se achava bom demais para voltar a Portugal), maturidade e tem uma recepção de bola incrível, entre outras qualidades de grande jogador. Quanto a mim, o Van Gaal precipitou-se em mandá-lo embora. Por infortúnio do destino, o jogador deixou de ser amado no MU depois daquela expulsão injusta, nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2012/13 com o Real Madrid. A partir daí, andou por Manchester a deambular e a ser utilizado regularmente para treinar a equipa oficial.
O MU acaba de cometer um dos maiores erros negociais da sua história ao contratar por 75 ME, Di Maria, apenas um ano mais novo que Nani, e abdicar do português por tuta e meia. Di Maria é sem dúvida um grande jogador, mas tal, como Nani, também não arrasta equipas como o Sr. Luís Cirilo refere.
Já Quaresma está mais interessado em arrastar os espectadores do que os seus colegas de equipa. Apesar de o considerar um jogador acima da média, concidero-o mentalmente instável e incapaz de manter a mesma qualidade de jogo ao longo da época. E depois, joga contra ele, fatalmente, o seu ego enorme que talvez seja a tal bomba relógio que o Sr. Luís Cirilo fala. Rebentou no Besiktas e mandaram-no para as arábias. A agora só falta rebentar nas mãos de Lopetegui para ele se dar conta que um treinador no Porto é mais depressa dispensável do que qualquer jogador.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Ao seu comentário acrescentaria o seguinte:
Creio que nenhum deles atingirá o nível que o seu talento fazia supor.
Quaresma porque depois de sair do Porto "deitou" fora meia dúzia de anos da sua carreira. Precisamente aquele espaço (entre os 24 e os 30 anos)em que os jogadores atingem o seu máximo. No Porto poderá relançar a carreira mas já não vai chegar onde podia ter chegado com outras escolhas de clubes e com outra mentalidade.
Mentalidade é precisamente o problema de Nani.
Que se terá convencido a ele próprio que era melhor do que na realidade é. E os ultimos anos desmentiram essa sua convicção. Porque mesmo Alex Ferguson, que o contratou e lhe deu inúmeras oportunidades, se foi fartando de promessas adiadas e da alternância entre 8 e 80. Vem agora para o Sporting, engolindo um monumental sapo,à espera que a participação na Champions lhe reabra as portas dos melhores clubes europeus. Sinceramente duvido muito

Anónimo disse...

Plenamente de acordo. Nada a acrescentar ao que soberanamente o Sr. Luís Cirilo disse. Apenas só fazendo uma síntese do seu último comentário.
Quaresma desperdiçou os anos de ouro de um futebolista a saltar por entre grandes clubes, sem nunca se afirmar.
Enquanto Nani, depois da "separação" de Ronaldo, ficou pendurado no MU a viver de memórias que nunca lhe deram uma inquestionável titularidade.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Em suma...é isso!