segunda-feira, abril 07, 2014

Nove !

Já aqui tenho escrito sobre isto mas nunca é demais repeti-lo.
As três televisões de âmbito nacional tem nas suas emissões por cabo (sic noticias, rtp informação e tvi 24) nove programas desportivos semanais(!!!) com comentadores do benfica,porto e sporting (ou aparentados) naquilo que constitui um caso absolutamente único nas televisões europeias e um factor decisivo na concorrência desleal que é imagem de marca do nosso futebol.
Porque convirá acrescentar que a esses nove programas ainda se juntam os inúmeros telejornais em que esses clubes (e o "primo" Real Madrid) tem um tratamento absolutamente privilegiado em relação a todos os outros com constantes reportagens e até "directos" das conferências de imprensa pese embora serem absolutamente insignificantes.
Resta acrescentar que esses nove programas servem, essencialmente, para um conjunto de comentadores já absolutamente insuportáveis passarem o tempo a pressionarem os árbitros e a acusarem os clubes rivais das piores malfeitorias ao mesmo tempo que "pintam" os seus com um manto de inocência absolutamente ridículo.
Pindérico é o mínimo que se pode dizer desses programas.
A verdade é que existem.
E dão algum resultado.
Porque qualquer árbitro que tenha a desdita de num jogo entre um desses três clubes e qualquer outro prejudicar o clube "televisivo" sabe que vai ter "missa cantada" em nove programas de televisão na semana seguinte ao jogo.
Sem que do outro clube possa lá estar alguém a exercer o contraditório.
Tem de se perceber como humano que muitos árbitros , na duvida, optem por não irritar os comentadores televisivos para não serem crucificados na praça pública.
Pena é que Vítor Pereira, o chefe dos árbitros, quando vem falar das pressões sobre o homens do apito não tenha a coragem de por o nome aos bois.
Mas, lá está, corria o risco de perder o lugarzinho principescamente remunerado.
E assim se fazem em Portugal competições  profissionais marcadas por uma grosseira concorrência desleal.
Que se manterá enquanto os restantes clubes não tiverem a coragem de tomarem uma posição de força perante as televisões e os comentadores de molde a exigirem um tratamento condizente com o estatuto de cada um.
Depois Falamos.

PS. Claro que estes benefícios televisivos também tem as suas consequências financeiras. Porque qualquer patrocinador sabe bem o retorno que tem se apostar nos três clubes e que não tem se apostar nos que só tem televisão quando o rei faz anos...

4 comentários:

Carlos Silva disse...

Falta incluir os da CM TV que são simplesmente ridículos.

luis cirilo disse...

Caro Carlos:
Sem duvida.
E já nem falei do porto canal, da benfica tv, de a bola tv e outros que tais.

Anónimo disse...

Ai que falta nos faz a TvSãoTorcato...e a TvCovas!


Vitória 4Ever

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Bons tempos o das televisões piratas. Eu gostei imenso de ter feito uns programas na tv covas.