segunda-feira, abril 21, 2014

Vandalismo de Estado!


Há vários tipos de vandalismo.
O da fotografia de baixo é infelizmente o mais comum.
Praticado por gente sem educação, sem cultura, sem respeito pelos monumentos ou pelo que quer que seja.
Autênticos delinquentes que deviam ser tratados com um rigor muitíssimo superior aquela benevolência típica do "nacional porreirismo".
Porque estes energumenos vandalizam monumentos, tornam ilegíveis placas de transito, estragam tudo que lhes apetece na estúpida convicção de que estão a glorificar os clubes de que são adeptos.
Sim.
Estes actos não são exclusivos dos adeptos deste clube mencionado na fotografia.
São comuns aos adeptos dos chamados grandes e a algumas imitações em ponto pequeno que por aí andam.
Não. Em Guimarães não há monumentos vandalizados por adeptos do Vitória.
Cá sabemos respeitar o que tem de ser respeitado.
E fora de Guimarães nunca vi grafittis vitorianos em sítios indevidos.
Mas a primeira fotografia retrata algo de novo e bem pior.
Vandalismo de Estado.
Ou melhor: vandalismo autárquico.
Já todos sabemos que o senhor António Costa, presidente da câmara de Lisboa, é benfiquista.
Está no seu direito.
Também sabemos que aspira a ser líder do PS, primeiro ministro e presidente da república.
Aspira a muita coisa mas também está no seu direito.
Não tem é o direito de por fanatismo clubistico(menos) e promoção pessoal (muito mais) autorizar que uma monumento nacional da cidade de Lisboa seja usado para as festas do seu clube.
É uma vergonha que se tenha chegado ao despudor de por uma camisola do SLB na estátua do Marquês de Pombal.
Que exemplo deplorável de falta de respeito pelos monumentos nacionais deu o senhor António Costa.
A partir daqui, qualquer um dos energumenos autor do vandalismo da segunda foto, se sentirá legitimado para novas formas de festejar triunfos do seu clube.
Ganham a Taça (esperemos que não) ao Rio Ave e hasteiam a bandeira vermelha (tantos anos depois de D. Afonso Henriques as ter varrido de lá) no castelo de S. Jorge?
Ganham a Liga Europa e  no Terreiro do Paço deitam abaixo a estátua equestre de D. José e põe lá umas de Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus?
Que falta de vergonha!
E com este comportamento lastimável o senhor António Costa pode não chegar a nenhum dos outros cargos que ambiciona mas chegará certamente, um dia, a presidente do Benfica.
E faço a justiça de reconhecer que ele e clube estão muito bem um para o outro.
Depois Falamos

P.S: D. Afonso Henriques faz parte do nosso simbolo e deu o nome ao nosso estádio.
O ano passado ganhamos duas taças de Portugal ao Benfica.
A nenhum vitoriano passou pela cabeça ir vestir uma camisola do Vitória à estátua do Rei na Colina Sagrada.
Lá está...não fomos capital europeia da Cultura por acaso!

13 comentários:

Anónimo disse...

Quero ver quando o FCP for campeão e quiser vestir uma camisola azul às riscas ao Marquês... Presumo que, aberto o precedente, também tenham direito.
Nós aqui em Guimarães valorizamos a história porque sabemos deste tempos ancestrais o que custou fazê-la. Esses de Lisboa, como tivemos de ser nós a ir por lá baixo libertá-los, não lhes custou, portanto a história é um fait divers.
Se o D. Afonso Henriques visse a corja que pulula lá por Lisboa, arrepender-se-ia da conquista, seguramente. Não basta viverem às nossas custas ainda dão estes tristes espectáculos.

Anónimo disse...

Equipar o Marquês de Pombal, ainda "vá que não vá", pode rapidamente ser retirada.
Agora "grafitar" monumentos nacionais, só demonstram palha na cabeça...
Mas enfim, isso é visto um pouco por todo o Portugal.
Mentalidades tacanhas.

J.Augusto Pinto

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É a velha sensação de impunidade. A "eles" tudo se permite.
Caro J. Augusto Pinto:
Falta de educação, de cultura e de civismo.E os clubes deviam demarcar-se vigorosamente desses comportamentos.

Defreitas disse...

Estes vândalos dos tempos modernos não respeitam nada. A sociedade funciona num sistema de valores que deve ser aceite por todos. Ora esses tristes indivíduos não têm valores de referência , porque não têm aquilo que o meu Amigo definiu como: educação, cultura e ética. Exactamente isso.

Por vezes pergunto a mim mesmo se a sua ultima frase "E os clubes deviam demarcar-se vigorosamente desses comportamentos.". não poderia ser escrita doutra maneira. E se os clubes , com a imensa influência que têm sobre as multidões, integrassem no seu discurso e função a responsabilidade de formação ao verdadeiro desportivismo, isto é, aquele que valoriza a massa associativa mesmo quando se perde contra um adversário valoroso ? O famoso "fair play" ! Mas também é verdade que mesmo no pais do "fair play" os vândalos também existem sob o nome de hooligans!

Li algures que quando essas hordas de malfeitores se lançam ao assalto de tudo e de todos, nunca estiveram tão próximos do estado de espírito de guerra. Prontos para a carnificina bestial.

Anónimo disse...

Adoro estes "vimaranenses". "Quando o FCP for campeão" diz ele. Afinal de contas o que interessa o FCP se estão a falar de Guimarães? Ah, vão dizer que o Porto é do norte e também é ostracizado. Coitados, realmente... Muito sofrem. Sempre muito ofendidos por tudo o que os vermelhos fazem mas os azuis tudo podem. A costela azul dos vitorianos há muito que é conhecida. Em Guimarães valorizamos a história? Claro que sim. Isso vê-se pelas inúmeras vezes que a praça da Oliveira foi vandalizada e muitos outros exemplos. Olhem, gritar por Messi à chegada da seleção nacional e do Ronaldo é um bom exemplo de valorização de um símbolo português. Já agora consultem este post e digam qualquer coisa: http://guimaraesgraffiti.blogspot.pt/2011/01/desenhos-e-letras-garrafais-inscritos_14.html Querem comparar causados pelos estragos de muitos milhares (onde, como é claro, existem pessoas para tudo) com os raríssimos festejos de uns ínfimos milhares apenas em Guimarães. Enfim...

Anónimo disse...

Não perdi a esperança de um dia ir a esta rotuna e pôr o cachecol do Vitória no pescoço do Marquês quando o Vitória ganhar o Campeonato da Primeira Divisão.
Os direitos são iguais para todos portanto não perdem por esperar, caraigo!

Quim Rolhas
Briteiros, Guimarães

Miguel disse...

De facto, eu quando vi (quase que fui obrigado a ver, pois quase todas as televisões estavam a transmitir em directo) uma grua a colocar a camisola na estátua do Marquês, eu nem queria acreditar. Dava quase vontade de ligar para a policia e dizer a denunciar a situação... incrível... resta saber quem pagou o trabalho da grua, mas desconfio que lá no fundo, até eu fui obrigado a pagá-la!
Confesso que estava a ficar preocupado, pois não tinha ouvido até agora qualquer tipo de comentário sobre este assunto, pensava mesmo que apenas eu seria o "implicativo", e que aquilo afinal até era uma coisa normal e aceitável... felizmente estou a ver que não sou o único.

Francisco Guimarães disse...

A verdade é que enquanto as vestes do Marquês tanto entraram como vão sair, já as pinturas, "pichagens" ou grafittis são de muito dificil, senão impossível, remoção sem destruir os monumentos.
Isto para dizer que coisas de pôr e tirar nas estátuas ou monumentos para mim são aceitáveis, não em tom ofensivo mas em tom festivo, por isso quero fazer algo parecido com a ideia do Quim Roscas, só que diferente: vai ser uma bela capa com as nossas cores e símbolo na replica da estátua de Soares dos Reis que representa o nosso 1º Rei, no Castelo de S. Jorge.

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
Eu defendo que os clubes devem ter um papel educativos nessas matérias.
E noutras.
Infelizmente nalguns clubes há dirigentes que ainda são piores que esses vândalos. Porque não só incitam à violência como ainda tentam (e nalguns casos conseguem) instrumentalizar as claques transformando-as em autênticas milicias ao serviço dos seus interesses.
Caro Anónimo:
O seu comentário apenas revela ignorância. E provavelmente a má consciência de ser adepto das vitórias.
Caro Quim Rolhas:
Nisso estamos em desacordo.
Não dou a Lisboa essa importância.
Caro Miguel:
Não sei mas ao queme dizem a grua era da câmara de Lisboa. se assim foi...pagamos todos a festa de um clube desse concelho.
Caro Francisco:
É uma ideia interessante mas tal como disse em comnetário anterior prefiro que a festa seja no Toural. Lisboa não tem essa importância. Nem Lisboa nem os clubes dos seus bairros.

Anónimo disse...

Caro Luís:
Na minha resposta anterior apenas quis demonstrar que os vimaranenses não são exemplo para ninguém. Atos de ignorância e vandalismo acontecem em todo o país (Guimarães incluído e bem representado) e a negação desse facto, isso sim, revela ignorância de sua parte. Falando do caso concreto dos grafittis que referiu, até lhe poderia enviar umas fotos de braga e dos enormes grafittis em sinais, muros e afins bem identificados pelo seus autores (o tal povo vimaranense tão respeitoso de que fala). Nem lá em baixo são todos uns vândalos ignorantes, nem os vimaraneneses são todos tão respeitadores como certamente gostaria. Ainda há-de ter muitas provas disso mesmo. E já agora, desculpe a minha ignorância.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Concordo que entre os adeptos do Vitória também há aqueles que tem comportamentos reprováveis. E é tão condenável vandalizar o nosso património como o dos outros.
Só que não temos a mania que tudo nos é permitido como os adeptos dos chamados grandes.

Pedri disse...

Na discussão do Luis e do anónimo, a diferença esta em que no Marques a brincadeira foi combinada entre o Benfica e a CML.
O
Que se viu nao tem nada a ver com adeptos o que se viu é pura demagogia que neste pais de fascistas tudo se permite á turba vermelha....

Foi planeado, combinado e patrocinado pela CML....

Promiscuidades, mas como é o slb, fica tudo bem.....

luis cirilo disse...

Caro Pedri:
Mas foi isso mesmo que eu disse. Por isso lhe chamei vandalismo de Estado