sábado, setembro 07, 2013

Ronaldo e + 10

Nos últimos doze anos, pelo menos, Portugal teve grandes selecções compostas por jogadores de nível excepcional nalguns casos e muito acima da média noutros.
No primeiro lote estão Figo, Rui Costa, Deco, Ricardo Carvalho e Ronaldo.
Nos restantes Pauleta, Simão, Jorge Andrade(cuja carreira acabou demasiado cedo)Tiago, Maniche, Costinha e mais alguns que permitiram desde 1996 apuramentos para todas as fases finais das grandes competições com excepção do mundial de França em 1998.
Mas a lei da vida fez as suas "vitimas".
E a maior parte desses jogadores de excepção ou de alto nível terminou as suas carreiras ou deixou prematuramente a selecção como foi o caso de Tiago que ainda hoje lá tinha lugar de caras.
E ficou aquilo que vimos ontem.
A anos luz dessas equipas que nos encantaram e que num grupo perfeitamente acessível vai fazendo das "tripas coração" para se apurar para o mundial do Brasil no ano que vem.
Uma equipa de bons jogadores(alguns...) que de vez em quando joga um futebol aceitável mas que tem uma série de atletas que parecem mais preocupados com a barba, o corte de cabelo e as tatuagens do que em jogarem o futebol exigível a uma equipa de Portugal.
Mas(ainda) há Ronaldo!
Que faz toda a diferença entre uma equipa banal e uma equipa com aspirações.
Como ainda ontem se provou.
E o capitão português fez quase sozinho aquilo que a equipa como um todo parecia incapaz de fazer; marcar os golos necessários a uma vitória essencial para continuar na corrida ao apuramento directo.
Ronaldo tem muitos críticos, mesmo em Portugal, que na maior parte das vezes assentam essas criticas em razões extra futebol (mescladas de muita inveja) e gostam de o acusar de render menos na selecção dos que nos clubes(Manchester United e Real Madrid) onde jogou e joga.
Ontem, mais uma vez, Ronaldo respondeu da forma mais eficaz.
E se há coisa de que tenho a certeza, agora que da equipa do Euro 2004 restam ele e Postiga, é que um dia ainda vamos ter imensas saudades de ter na selecção um génio do futebol como ele.
Basta esperar mais meia dúzia de anos se tanto.
Depois Falamos

P.S. Pode parecer injusto( e se calhar para Rui Patrício, Moutinho, Miguel Veloso,Coentrão até é um bocado) escrever isto depois de uma vitória por 4-2 em Belfast.
Mas quem viu o jogo percebe.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que é que a barba ou o cabelo e até as tatuagens têm a ver para o caso ? O fascismo já acabou...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O fascismo já.
A clandestinidade, pelos vistos, é que não.
De resto só não percebe quem não quer.
Mas eu explico: há jogadores que pensam mais na imagem do que em jogarem.