sexta-feira, setembro 20, 2013

O Tempo e a Memória

Estamos hoje num tempo em que o PS a nível nacional, e também em Guimarães (atente-se em artigos de opinião e comentários nas redes sociais de alguns dos seus principais candidatos), não perdem oportunidade para zurzir o governo por tudo e por nada chegando a parecer que os socialistas nada tem a ver com a crise com que Portugal se debate.
Quando são, isso sim, os maiores culpados dela fruto dos 13 anos, nos últimos 18, que passaram no governo de Portugal (des)governando da forma que todos sabemos.
E se é verdade que o actual governo tem cometido erros e feito más opções em algumas áreas é muito mais verdade que foi nos governos de Sócrates que as contas públicas e a situação financeira do país entraram em colapso que apenas a intervenção de entidades estrangeiras (leia-se dinheiro que injectaram na economia portuguesa) impediu que tivesse consequências catastróficas.
A todos os níveis.
Mas estamos no tempo em que o PS cultiva a amnésia, a irresponsabilidade e o descaramento!
Fazendo de conta que a culpa é toda dos outros e que eles são uns "santinhos" imaculados.
Estamos num tempo em que responsáveis do PS, nacional e vimaranense, a quem nunca ninguém ouviu uma critica, um alerta, uma divergência pequenina que fosse em relação à péssima governação de Sócrates e seus ajudantes andam agora quais "virgens imaculadas" a descobrirem e a porem defeitos em tudo que é acção do actual governo.
É o tempo do descaramento.
O tempo em que os socialistas apostam na eventual falta de memória dos portugueses para voltarem a um lugar de onde foram corridos e não merecem voltar tão cedo.
Porque nem expiaram os erros nem tiveram a humildade de reconhecer que erraram.
Eu conheço (todos conhecemos) o argumento manhoso de que Sócrates e o PS já pagaram pelos seus erros ao perderem as eleições.
Foram julgados, é verdade, e o veredicto foi "CULPADOS"!
Por isso perderam as eleições.
Mas ainda não cumpriram a pena que merecem pelas asneiras que fizeram.
Porque se é verdade que eles já pagaram alguma coisa, politicamente, pelos erros cometidos deixaram-nos a todos a pagar durante gerações a sua incompetência, a sua incapacidade, a sua falta de senso e de sentido de estado.
E isso não tem perdão.
Nem para os que governaram mal nem para os que calando consentiram.
Depois Falamos

10 comentários:

Alberto Pires disse...

muito bom o texto e muito boa a fotografia que nos lembra que estes "santinhos" (como diz) também andaram a impingir-nos essa enorme desgraça que foi o governo do Sócrates.
Ainda a semana passada li artigo do Miguel Laranjeiro no "Povo" que é exemplar dessa falta de memória que cita.
O governo que temos é muito fraco e devia ir embora mas trocar Passos por Seguro é passar da frigideira para o lume.
Espero que os vimaranenses queiram mudar e dêem uma oportunidade ao colho lima. já basta de socialistas na Camara. é preciso ar fresco

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

uma "fotografia" assassina

luis cirilo disse...

Caro Alberto:
É a tal questão de passarem uma esponja pelo passado.
Dá jeito.
Caro Anónimo:
Apenas uma fotografia para lembrar que há "farinhas" do mesmo saco.

Amadeu Portilha disse...

Luís Cirilo, só mesmo o desespero pode originar um texto destes. Nós não nos envergonhamos de nada nem escondemos os símbolos do partido. Bem sabemos que dá jeito diabolizar Sócrates e as suas políticas, mas não é altura, mais de dois anos depois de Coelho ter sido eleito, de começarem a assumir as vossas responsabilidades?
E, já agora, conhece algum PM que tenha feito mais por Guimarães que ele? A CEC2012, as novas Escolas Secundárias, as ligações por auto-estrada ao interior e Espanha, só para referir algumas, são resultado do carinho que teve por Guimarães. Do vosso Governo é que não chega cá nada. Mais, gostam é de gozar connosco. Há mais de um ano que nos devem dois milhões de euros da extensão do Museu Alberto Sampaio, já vieram cá dizer que nos pagam duas vezes e... nada. E vocês o que fazem em Guimarães: assobiam para o lado, falam do Sócrates, prometem multi-nacionais a granel, isenção de impostos para meio mundo e apelidar os vimaranenses de estúpidos por não verem a excelência e a magnitude dos vossos candidatos, seres quase celestiais, os únicos que nos podem salvar de um terra onde está tudo mal.
Que pobreza de texto, meu amigo.

Anónimo disse...

A propósito deste texto do dinossauro ajudante do homem de Cavez,apetece-me dizer a este sujeito, que se esqueceu das asneiras do seu partido durante o reinado de 13 anos no poder.
Se chegamos onde chegamos, foi com a chancela destes intelectuais de pacotilha, iguais ao senhor que debita as dores do largo do Rato.
Não se canse porque os portugueses, dar-lhe-ão um dia a resposta adequada.
Quanto a si, que nunca fez nada na vida, aqui lhe deixo um conselho: Vá mais o seu chefe gozar as "merecidas" férias, que todos nós lhes desejamos. Ah, e veja se trabalha uns anitos para merecer a reforma, pois ainda é muito novo.
Quanto ao facto de não se envergonharem, é normal porque falta de vergonha é aquilo que mais existe no PS.

José Paulo Cardoso disse...

Ora cá está o comentário (esperado, diga-se) do "pós-graduado". Se perde o "tacho", lá vai ele recambiado para a santiago. Porque será que os socialistas vimaranenses andam tão nervosos!? Se as sondagens são excelentes para as suas cores, porque razão andarão assim...!!? Mistério!!!!!

luis cirilo disse...

Caro Amadeu:
Registo a agressividade do teu comentário.
Que á beira das eleições não deixa de me agradar.
E digo-te apenas o seguinte: a grande diferença entre PSD e PS (pelo menos em Guimarães) está exemplarmente traduzida nas tuas palavras. Vocês não conseguem ver para além da árvore. Nós olhamos para a floresta.
Mesmo que fosse factual tudo o que dizes do vosso amiguinho" Sócrates e dos supostos benefícios a Guimarães (e aceito sem problema que parte do que dizes é mesmo assim)a verdade é outra.
Sóccrates até pode ter sido amigo de Guimarães.
Mas não foi dos vimaranenses.
Porque hoje vive-se bem pior em Portugal por causa das asneiras e dos erros que o governo dele cometeu.
Desemprego, pobreza, gerações jovens a emigrarem tem a marca do governo mais incompetente que Portugal conheceu.
Mas pelos vistos o PS de Guimarães gosta e por isso nunca dele se demarcou. Nem uma critica lhe fizeram.
Fiquem com a vossa "árvore"; umas estradas, umas escolas, umas festas.
Provavelmente este governo quando acabar de pagar os disparates de Sócrates também poderá olhar para Guimarães de outra maneira.
E ter no governo do municipio quem nunca foi cumplice nesses disparates ajudará certamente.
Caro Anónimo:
O debate de ideias, desculpe que lhe diga, não deve passar por ataques pessoais. Que o Amadeu Portilha não fez e dos quais não merece ser alvo.
Caro José Paulo:
Os socialistas andam nervosos, e inquietos, por várias razões. Uma delas é saberem que apresentam uma das candidaturas mais fracas de sempre.

il disse...

A propósito do Socas: li que a criatura vai publicar um livro (quem o teria escrito...) que é a sua tese de Mestrado. Mestrado? Mas o bacano já fez a licenciatura?

Bem,eu confesso: ontem bebi um branquinho de Pias*, mas parece que os resultados aparecem noutro sítio...

*recomendo «Encosta de Pias»

luis cirilo disse...

Cara il:
Mas o mais espantoso é que o livro é sobre...tortura.
Já sabiamos que ele era sádico, depois de seis anos a aturá-lo, mas tudo que é demais é erro