quinta-feira, setembro 12, 2013

Os Ninjas de Grijó

A história já era conhecida, e comentada, mas hoje o Correio da Manhã desenvolve-a com recurso a fotografias.
Dias atrás a junta de freguesia de Grijó (Vila Nova de Gaia)organizou um passeio de idosos a Fátima um tipo de actividade muito comum a juntas de freguesia ( e câmaras) de todo o país muito em especial em anos de eleições autárquicas.
Até aí nada de novo pense-se o que se pensar deste tipo de iniciativas.
A novidade foi o presidente da junta, um dos tais a quem o Tribunal Constitucional abriu a porta á perpetuação no lugar, ter convidado o candidato da sua coligação a estar presente e discursar aos excursionistas.
E Carlos Abreu Amorim, porque é dele que se trata, lá se meteu no seu automóvel e foi fazer campanha a 200 km do município a que, sabe-se lá porquê, é candidato.
Claro que esta acção de campanha  (mal) disfarçada da coligação "Gaia na Frente" revoltou muitos dos presentes que não aceitaram ser utilizados para esse fim.
Tinham ido a Fátima por razões bem diferentes!
E então entraram em cena protagonistas até então desconhecidos de campanhas autárquicas.
Os seguranças do presidente da junta.
Que com recurso á violência puseram fora da sala alguns dos que se insurgiam contra a "chico espertice" dos que utilizavam passeios de idosos para campanhas politicas e manifestavam a sua repulsa por aquilo a que estavam a assistir.
Uma enorme vergonha.
De que Abreu Amorim não quis demarcar-se, preferindo lavar as mãos como Pilatos, dizendo que aquilo não tinha nada a ver com ele!
De facto Gaia nada tem a ver com ele.
Isso já se sabe há muito.
Mas alguém que é deputado da nação (eleito por Viana do Castelo) não pode pactuar com a arruaça, a violência, o espezinhar de direitos dos cidadãos.
Se enquanto cidadão isso já era inaceitável enquanto deputado é-o muito mais.
Infelizmente Abreu Amorim parece já ter embarcado no "vale tudo" suicidário que caracteriza a coligação que governou Gaia nos últimos 16 anos.
Problema dele.
O que lhe vale é que será só por mais alguns dias tudo o indica.
Depois Falamos


11 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Luís Cirilo, o episódio só tem uma qualificação: uma pouca vergonha que só o nível zero a que chegou a política nacional leva a não se extraia a consequência óbvia.

il disse...

´Pera aí!!!
Então os métodos da distrital da Mouraria já chegaram a Grijó?

OU...

Efeitos da reunião na adega? Ups!



luis cirilo disse...

Caro Ferreira de Almeida:
Tem toda a razão. Mas acho que no PSD, ao mais alto nível (CPN), se perdeu a noção do que é a sensatez na politica.
Daí o aparecimento de candidaturas como esta e respectivas sequelas.
Cara il:
As duas coisas.

ar disse...

Eu estive a ver no porto canal o debate dos candidatos a Gaia e sinceramente aquilo foi um ataque autentico do candidato Eduardo Rodrigues (PS) e do candidato independente (Guilherme Aguiar) ao Carlos Abreu Amorim. Penso que foi uma péssima escolha do PSD, autenticamente uma escolha de aparelho partidário!
Este PSD realmente é como os outros PSD anteriores!A maquina é muito forte e indestrutível.Vao perder uma camara porque querem.

luis cirilo disse...

caro ar:
Vão perder a câmara por culpa própria e pelo egoísmo de algumas pessoas que
nada fizeram para encontrar uma solução de consenso interno

Anónimo disse...

"Infelizmente Abreu Amorim parece já ter embarcado no "vale tudo" suicidário que caracteriza a coligação que governou Gaia nos últimos 16 anos."

Ia jurar que lá li sanas suas à Coligação que governou Gaia nos últimos 16 anos, e onde de resto trabalhou. Mas...

luis cirilo disse...

Caro Anonimo:
Não percebi o "mas".
É verdade que trabalhei em Gaia e é verdade que reconheço a obra que foi feita no municipio sob a liderança de Luis Filipe Menezes.
Mas "esta" candidatura de "Gaia na Frente" não representa em nada de positivo esses 16 anos.

vitler disse...

Agradeço que passem esta informação a todos os eleitores de Grijó.
Aniceto São Martinho, um dos fundadores e militante nº1 do PS Grijó, que foi um dos principais apoiantes e defensor da candidatura do candidato Independente como cabeça de lista nestas eleições autárquicas apoiadas pelo PS, perde total confiança na lista ao verificar ter sido vitima de aproveitamento politico por parte dos principais elementos que é composto.
Com isto pede para que se saiba que não apoia nem se vê identificado com os valores morais que os principais elementos representam.
Aniceto São Martinho pede para que passem a palavra, de modo a que não exista duvidas sobre o seu posicionamento perante a lista apresentada.
Segundo Sr. Aniceto São Martinho, de 88 anos e com 40 anos de politica activa na freguesia, nunca poderá apoiar uma candidatura que desrespeitou os valores Morais e princípios Éticos que sempre representou.


Obrigada

luis cirilo disse...

Caro Vitler:
Obrigado pela informação

Netler disse...

Aniceto São-Martinho, fundador da secção do PS de Grijó não apoia a candidatura de César Rodrigues à união de freguesias de Sermonde/Grijó?

Como militante número 1 do PS Grijó, menosprezar a sua opinião é um erro e subestimá-la um disparate.

César Rodrigues tem aqui a divisão interna do PS Grijó e Sermonde como nunca antes. Não se pode dizer que lutam para unir as duas freguesias e aparecem desavergonhadamente a dividir. Na vida como na política, não basta parecer é preciso ser...e Aniceto São-Martinho, como fundador do PS Grijó, é e continuará a ser Socialista, lutando por uma união de freguesias melhor!

Os valores do Partido Socialista nunca foram tão questionados e discutidos. Este não é o verdadeiro Partido Socialista. Grijó e Sermonde merecem mais e melhor. Merecem um voto por opção, de envolvimento e de esperança.

Tenho a certeza que o voto de Aniceto São-Martinho será sempre um voto de convicção, pelos valores do Partido Socialista, mas contra a falta de ética, contra a falta de moral e, acima de tudo, contra os atropelos internos no PS na luta pelo poleiro.

Unknown disse...

O tipo de campanha que o PS Grijó Sermonde tem tentado fazer é "és por mim ou és bloqueado". Após me terem adicionado no facebook e ter questionado qual o boato que havia sendo eles que o informam que existe na própria página, a resposta que me dão é que vá à sede. Afinal há boato, há divisão no Partido Socialista. E são eles próprios que acabam de uma maneira ignorante de o reconhecer colocando o post no próprio facebook.