quarta-feira, julho 24, 2013

Que Concluir?

Aí está a remodelação, momentaneamente suspensa pela iniciativa presidencial de acordo entre os partidos subscritores do acordo com a troica, prestes a realizar-se com o anuncio dos novos ministros e da nova orgânica do governo.
Pontos positivos?
O fim dos "superministérios", a criação de um ministério do ambiente e energia, a passagem do emprego para o ministério dos assuntos sociais.
A entrada para o governo de Jorge Moreira da Silva e António Pires de Lima que são dois nomes fortes pela competência profissional demonstrada , pelo peso que detém nos respectivos partidos e pelo novo élan que prometem dar ao governo.
Interrogações?
A forma como Paulo Portas, agora promovido a vice primeiro ministro (o "crime" compensou!), vai desempenhar as novas funções e como vai ser o seu relacionamento com Pedro Passos Coelho e com o PSD que o olha,desde sempre, com desconfiança.
Reformar o Estado, negociar com a troica e supervisionar as áreas económicas são tarefas cruciais para o sucesso do governo e que não permitem margem de erro ao novo vice.
Pontos negativos?
A inacreditável nomeação de Rui Machete como ministro dos negócios estrangeiros.
A maior e pior surpresa do novo governo.
E uma cedência incompreensível a um "certo" PSD e a uma certa "Lisboa" que não tem nada a ver com os interesses dos portugueses e com o sucesso do governo.
A ligação á SLN (BPN), a forma polémica como saiu ao fim de vinte anos da FLAD, o nulo peso partidário e os 73 anos de idade nada aconselhava semelhante nomeação num governo á procura de um novo élan e de quem se exige uma energia redobrada na resolução dos problemas dos portugueses.
A remodelação teve vários pontos positivos capazes de melhorarem a imagem que os portugueses tem do governo.
Por isso passava bem sem este erro crasso!
Depois Falamos

5 comentários:

Rui Cordeiro da Silva disse...

Vamos dar o beneficio da duvida ao senhor.

Anónimo disse...

concordo com a análise e acho que escolha de rui machete foi simplesmente trágica e anula os efeitos positivos da remodelação.
porque além do que o luis cirilo diz e eu concordo é preciso realçar que machete representa de há muito grandes interesses corporativos dos famosos gabinetes de advogados de Lisboa( no caso dele a plmj)que tanto dinheiro tem ganho á custa dos governos deste país.
uma escolha péssima que nada mas nada justifica a não ser a cedência aos grupos de pressão.
Parabéns pela escolha da ilustração
um boneco laranja(PSD) e uma interrogação azul(CDS) é mesmo o que resulta da remodelação.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Ao Machete não dou nenhum beneficio da duvida. É uma péssima escolha.
Caro Anónimo:
~Estou inteiramente de acordo.
Até quanto aos bonecos...

josé Manuel Machado disse...

Boa Tarde

Eu acho é que estes governantes são completamente masoquistas. Então quando sabemos que a imprensa até em individuos completamente limpinhos, quando quer encontra rabos de palha, que pensar de uma nomeação destas? Será que hà alguma coisa que não percebemos ou será que são todos burros e nós inteligentes ou como dizia o Scolari.. e o burro sou eu?

luis cirilo disse...

Caro José Machado:
Eu acho que há um distanciamento brutal entre alguns responsáveis e o país real. A escolha de Machete é mais uma prova disso