sábado, julho 20, 2013

E Agora?

Como era fácil de prever os partidos do arco da governabilidade não se entenderam em volta do projecto de salvação nacional proposto pelo Presidente da República.
Que era complexo, de dificil negociação, mas possível.
Houvesse grandeza e sentido de Estado.
O PSD e o CDS,  com um entendimento entre eles que já conheceu melhores dias, não se dispuseram a aceitar todas as reinvindicações do PS (algumas das quais demagogas até dizer basta) que partiu para a negociação a assobiar para o ar como se não tivesse nada a ver com a crise.
Com um líder fraco e inseguro, manietado pela ala esquerda do partido e por dois ou três anciãos que já não distinguem ficção de realidade, o PS caiu inclusivé no ridiculo de ver Seguro defender exactamente o contrário do que o texto levado pelos socialistas á negociação preconizava.
Na privatização da TAP por exemplo.
E assim sendo a "batata quente" volta ás mãos do Presidente de República que tem agora de encontrar uma solução para a crise politica.
E não tem muitas opções.
Ou aceita a remodelação proposta pelo primeiro ministro, ainda que eventualmente influenciando-a, ou faz aquilo que sempre disse querer evitar e convoca eleições antecipadas e dá a palavra ao povo.
Seja qual for a opção uma coisa é certa.
Portugal já perdeu.
Porque ou fica com um governo mais fraco ,face a todos estes desenvolvimentos , ou vai para eleições das quais não resultará uma maioria estável e portanto um governo forte.
Com os credores a olharem é um cenário deveras preocupante e que não pressagia nada de bom para os tempos mais próximos.
Mas são os politicos que temos.
Depois Falamos

P.S. : Se um dia Seguro for primeiro ministro(cruzes, canhoto...)será interessante comparar o que diz agora com o que vai fazer depois. É que na Oposição é tudo fácil!


5 comentários:

Anónimo disse...

http://aspirinab.com/valupi/temos-a-obrigacao-moral-de-ver-este-video-pelo-menos-uma-vez-por-dia-ate-ao-dia/

Ahahahahahahaha
É que não consigo parar de me rir !
Com o seu P.S, é claro

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Pode rir-se com o PS á vontade.
Não faltam razões para isso.
Quanto ao video apenas comprova o que escrevi. Na Oposição é tudo fácil.
Passos Coelho já aprendeu a lição.

Anónimo disse...

Já?

Nao devemos estar a ver o mesmo país, é que o passos, ja nao comete os mesmos erros, ele comete é outros...por isso é que com este "boi" (desculpe mas a tecla devida esta avariada) não vamos a lado nenhum

José Barreira disse...

Claro que na oposiçao é tudo facil, mas dizer que aprendeu a lição mostra uma vez mais o degredo que o seu discurso ja chegou, ora vejamos os ultimos casos:

Desde que foi eleito, o Pedrito ja nomeou 4.463 pessoas (numeros oficiais avançados a meio de Junho deste ano) o que dá a media impressionante de 73 colaboradores por cada ministerio, uma média superior em 19 elementos do governo do socretino nos primeiros 2 anos.
Disse tb que uma das primeiras acçoes a tomar seria a reduçao de ministros para 10 e 25 secretarios de estado...ora vejamos....neste momento temos 11 ministros e 38 secretarios de estado....

E a ultima pérola foi esta noite em vila de rei...pedrito dixit: " A CRISE TEM SIDO MAIS FORTE PORQUE AS PESSOAS GASTARAM MENOS DO QUE PREVIMOS"

nem sei se hei-de rir ou chorar, pois este gajo mostra uma estupidez atroz

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Felizmente a democracia tem regras que não dependem de teclas avariadas de computador.
Caro José Barreira:
Uma das coisas que seguramente Passos Coelho aprendeu é que a dimensão do governo é muito menos importante que a sua eficácia.
Ou seja mais vale ter 15 ministros e governar bem do que ter 10 e não o fazer.
Quanto aos assessores não conheço os números mas louvo a transparência. Ao menos com este governo sabe-se quem foi contratado.