quarta-feira, julho 17, 2013

Feito!

Não sou um seguidor incondicional do ciclismo.
Mas,como noutras modalidades de que não sou particularmente aficionado, gosto de ver bons espectáculos e acompanhar os grandes momentos dos campeonatos ou provas.
Para além de admirar os grandes desportistas que contribuem para a divulgação e popularidade das modalidades.
Equivale isto a dizer que não sendo um seguidor do ciclismo, essencialmente por me faltar paciência para estar horas e horas a olhar para a televisão. gosto de ver algumas etapas do Tour de França que pela sua espectacularidade dão aquela corrida o estatuto de melhor do mundo.
E quando assim é, e posso, procuro ver os últimos quilómetros que normalmente são aqueles em que tudo se decide.
Ainda um destes dias tive oportunidade de assistir á épica escalada do camisola amarela,Richard Froome, no mítico Mont Ventoux vencendo a etapa com uma categoria que em nada foi inferior á dos grandes do ciclismo como Merckx, Hinault, Indurain ou Armstrong.
Os portugueses tem uma história no Tour marcada essencialmente pelas proezas do grande Joaquim Agostinho que por lá marcou uma época e deixou uma recordação de qualidade associada a grandes triunfos em etapas e dois terceiros lugares finais.
Depois, pese embora Acácio da Silva, Paulo Ferreira ou Sérgio Paulinho(também eles vencedores de etapas), nada de especial há a apontar.
Até chegar Rui Costa.
Um dos mais promissores ciclistas portugueses no pós Agostinho e que aos 26 anos de idade parece talhado para voos de uma certa envergadura como o demonstram duas vitórias absolutas na volta á Suíça e duas etapas ganhas no Tour(uma em 2011 e outra ontem) com exibições de classe pura.
Não fora no inicio da semana o enorme erro táctico da Movistar ao fazê-lo esperar pelo líder da equipa quando este teve uma avaria na bicicleta e hoje Rui Costa podia estar nos dez primeiros e bem mais perto do camisola amarela.
Ainda assim o que releva é a vitória na etapa de ontem.
Com uma demonstração de classe que orgulhou todos os portugueses.
Depois Falamos.

P.S: Os patéticos jornais desportivos dão hoje a manchete de capa a um reforço do SLB que num jogo treino terá marcado um grande golo e já o comparam a Rui Costa!
Infelizmente enganaram-se no Rui Costa a que deviam dar destaque hoje.
Nada que não seja habitual!

4 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

Caro Amigo : Como sabe resido a uma hora do Alpe d'Huez, onde estarei amanha para os ver atacar este inferno das curvas do Tour de França. Vou procurar colocar-me perto da meta e se possível vou erguer a bandeirinha do Vitoria que cá tenho, à passagem do Rui Costa, que é realmente um grande ciclista. Pena é que o Vitoria não tenha esta disciplina! Será uma piscadela a Guimarães!

Quanto ao Mont Ventoux todos os adeptos do ciclismo recordam o drama do inglês Simpson, que veio morrer, drogado, no alto desta magnífica montanha.

luis cirilo disse...

Caro Joaquim de Freitas:
Só posso dizer que bem gostava de lhe fazer companhia nessa etapa mitica do Tour onde o nosso Joaquim Agostinho brilhou a grande altura.
E com uma bandeira do Vitória é claro!
Que já teve ciclismo,deixou de ter, depois voltou a ter e agora não tem de novo.

Helder Guimarães disse...

Também ontem tivemos outro grande feito de um desportista português.

Carlos Sá, atleta de Barcelos venceu uma das provas mais duras do mundo, a ultramaratona Badwater, nos EUA, numa distância de 217 Km e que liga os pontos mais baixo (baía de Badwater a 86 metros abaixo do nível do mar) e mais alto (monte Whitney a 4421 metros de altitude) dos EUA.

luis cirilo disse...

Caro Hélder:
Tem toda a razão.
Foi uma vitória extraordinária numa prova de uma dureza incrivel.
Infelizmente a imprensa desportiva prefere tratar os leitores como deficientes mentais.