terça-feira, junho 18, 2013

Juntos por Guimarães

Conheço o André Coelho Lima há muitos anos
E antes o conhecer a ele já conhecia a família, das mais tradicionais do concelho e umbilicalmente ligada á mais característica das indústrias de Guimarães, ao ponto de até o proponente da minha filiação na JSD (no longínquo ano de 1975) ter sido um seu tio ao tempo dirigente da estrutura local da organização de juventude do PPD.
Conheci o André naquela que é uma das grandes paixões da sua vida.
O Vitória.
Onde juntamente com o José Luis Machado criou o departamento de juventude e abriram a primeira loja do Vitória, no centro comercial de S. Francisco, dando corpo a uma velha aspiração dos vitorianos que era terem um espaço onde pudessem adquirir materiais do clube.
Foi um colaborador entusiasta da comissão que organizou as comemorações dos 75 anos do clube, a que tive a honra de presidir, e testemunhei o entusiasmo e a criatividade que pôs em todas as tarefas que lhe foram atribuídas e a permanente disponibilidade para fazer o que mais preciso fosse.
Para além disso, e sempre numa perspectiva de servir o Vitória, lembro-me que passava noites a ver jogos de campeonatos sul-americanos de futebol e depois elaborava relatórios detalhados das observações que entregava ao então presidente do clube.
Que, sei-o, num caso ou noutro se arrependeu bem de não ter seguido os conselhos do jovem e entusiástico colaborador.
Um dia, por razões que se perdem no tempo, entendeu que não tinha condições para continuar a colaboração com o clube e embora profundamente desgostoso demitiu-se da direcção de que fazia parte.
Sei que isso beliscasse minimamente o seu vitorianismo ou o acompanhamento que continuou a fazer às equipas do clube com a dedicação e o entusiasmo de sempre.
Sei-o bem porque somos há dez anos “vizinhos” na bancada nascente do nosso estádio!
A par dessa ligação para a vida ao Vitória partilhei (e partilho) com o André uma filiação no PSD que também no caso dele vem de há muitos anos (menos que eu mas ser mais novo tem essa enorme vantagem…) e onde nem sempre estivemos de acordo ou no mesmo lado da “trincheira” nas democráticas disputas internas mas sempre soubemos manter a relação pessoal acima disso.
Devo dizer, e não o faço por razões eleitorais nem ele precisa disso, que o André foi das pessoas que conheci mais profundamente embrenhada na política por uma “Causa” e por uma genuína e generosa noção de serviço público á sua Terra.
O André está na política por Guimarães!
E tenho a certeza absoluta, porque o conheço bem, que por essa “Causa” que o move ele lutará sempre até ao limite das suas forças e jamais permitirá que os interesses de Guimarães sejam postos em causa por outro tipo de interesses nomeadamente político-partidários, económicos ou de qualquer outro género.
Creio, e por isso o apoio sem qualquer reserva, que o André está preparado para ser presidente da câmara de Guimarães a partir de Setembro próximo.
Para além da sua vida profissional que o torna independente da política sempre e quando quiser, é uma pessoa que tem estudado os problemas do concelho e as soluções aplicáveis, que tem desenvolvido inúmeros contactos com instituições dos mais variados géneros e que tem demonstrado uma enorme humildade na aprendizagem daquilo que considera necessário para exercer cabalmente a função a que se candidata.
Para além do mais conseguiu, com base na sensatez e na capacidade de dialogar com todos, unir o PSD em Guimarães como não se via há muitos anos de molde a ter todo o partido empenhado no esforço eleitoral em curso.
Face a um ciclo político socialista que acabe de se fechar sobre si próprio (com a escolha de António Magalhães para cabeça de lista á Assembleia Municipal) demonstrando uma total incapacidade de renovação é tempo de Guimarães mudar de vida.
Dando a oportunidade a oportunidade a um político jovem, talentoso, inteligente, bem preparado e teimoso q.b. de iniciar um novo ciclo politico e de desenvolvimento deste concelho.
Para mim, enquanto vimaranense, é motivador ter alguém á frente dos destinos do município que se move por convicções, por dedicação á sua Terra, por um “sonho” para Guimarães.
E o André Coelho Lima é essa pessoa.
Por isso tem o meu apoio.
Por isso terá o meu voto!
Depois Falamos

17 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr.Luis Cirilo

Guimarães, está há muito tempo carenciado de ter à frente dos seus destinos, gente jovem e ambiciosa (no bom sentido), que tenha projectos e amor à sua terra, para lhe dar o desenvolvimento que precisa, atraindo investimento e não dificultando a vida a todos aqueles que escolham Guimarães para se fixar, quer no Comércio quer na Industria, criando emprego e acima de tudo que não complique com burocracias a entrada de novos investimentos, que tanto necessitamos.
De burocratas e políticos rançosos, estamos nós todos cheios.

Anónimo disse...

Bom artigo, sem dúvida, que me fez lê-lo até ao fim, e já não é pouco, porque artigos sobre esta candidatura não me cativam por aí além.
Em Guimarães, diga-se que Ant. Magalhães criou uma imagem e uma empatia com a população, para além dos resultados que obteve, que fará ganhar, mesmo uma figura algo apagada como Domingos Bragança.
Espero, para bem de Guimarães, que a ganhar, o faça com maioria absoluta.

il disse...

Não conheço o companheiro André Coelho, mas há algo no seu post que gostei: o candidato não é um vadio, tem profissão/trabalho!

Espero que ganhe. O país está-se a afundar na mediocridade de incapazes. Se não se der a volta rapidamente teremos outro ciclo como no séc. XX: bandalheira, ditadura, tentativa de instalar um estado democrático de direito, mas realmente queda na bandalheira...

Anónimo disse...

Isto é claramente um piscar de olhos aos sócios e adeptos do Vitória.

Anónimo disse...

Bragança com muitas almofadas, muletas e claro com muitos trunfos.

Guimarães tem mexido.

Portanto Coelho Lima e Luis Cirilo, um será presidente, outro vice...do Vitória!
Um dia destes...

Anónimo disse...

Uma coisa é certa: o partido socialista não conseguirá a maioria absoluta. Quem já se deu ao trabalho (muito penoso por sinal!) de ouvir Domingos Bragança a discursar, sabe do que falo. Mais no que votar em partidos políticos, a meu ver um voto autárquico vale pela pessoa que o(s) encabeça. Pôr António Magalhães colado à candidatura de Domingos Bragança é uma estratégia compreensível visto que o partido socialista não vê no próprio candidato a capacidade de manter "a quinta com o mesmo dono". É assim mesmo que o actual poder vê esta cidade maravilhosa: o próprio feudo com uma teia gigante de amigos e familiares a comandar tropas em todas as entidades municipais. Só posso imaginar o pânico de muitos ao pensarem numa mudança de côr. A "máquina" vai mexer-se a todo o vapor para abafar e desmotivar André Colho Lima, meus caros. Esperem só para ver!

Mas Dr. André por favor não desanime. Por nós vimaranenses, não desamine é o que lhe peço!
Tirar-lhes a maioria não chega.

E motivado por este texto acrescento que irei à apresentação dia 24 de Junho no S.Mamede, data e local tão bem escolhidos, imbuídos de significado.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Concordo inteiramente. É tempo de mudar.
Caro Anónimo:
Os vimaranenses decidirão.
Cara il:
Tem isso e tem outras qualidades que referi no post. Ainda por cima também não é defensor da "mouraria"...
Caro Anónimo:
Não é não.
Caro Anónimo:
Agora é tempo de pensar em Guimarães.
Caro Anónimo:
É isso mesmo. Pensamento positivo e
apoio no terreno. É verdade que as dificuldades vão ser muitas mas o resultado só se sabe quando se contarem os votos

Anónimo disse...

"mas o resultado só se sabe quando se contarem os votos"

Gostei desse assumir da derrota

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Em principio nas democracias só se sabem os resultados depois de contados os votos.
Mas se sobre a democracia em Guimarães tem alguma informação complementar era interessante partilhá-la

Anónimo disse...

Ao contrário do país que segue um rumo muito pouco democrático e pró-salazarista pela mão dos seus amigos do governo, a democracia em Guimarães está bem, bem entregue e recomenda-se.

Mas posso traduzir a sua frase, que acho fantástica, para o resto dos leitores:
"mas o resultado só se sabe quando se contarem os votos", é como quem diz, à partida isto está perdido, mas vamos esperar pela contagem dos votos porque pode acontecer um milagre.

Saudações... democráticas !

Anónimo disse...

o candidato domingos bragança é um candidato pouco apelativo e pouco motivador de multidões.
E depois?

palavras leva-as o vento...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Anónimo e socialista. Está explicada a interpretação abusiva que faz das minhas palavras.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, não seja por isso. Tenho nome, Mário Soares.
Ex-anónimo, socialista e anti-fascista.

P.S. Continuo a achar a sua frase fantástica. E rica já agora, pois permite muitas interpretações.

Anónimo disse...

está muito enganado, caro LC.
Nem sou socialista, nem o que escrevi se referia ao seu comentário.

Calculo que esteja "nervoso", com a debacle prevista, mas tenha calma homem.

luis cirilo disse...

Caro Mário Soares:
Tem a vantagem de cada um a poder interpretar como quiser.
Caro Anónimo:
Nervosissimo. Nem imagina...

Anónimo disse...

Com a "matança" que o governo PSD/CDS tem efetuado ao povo português, ainda há inteligentes que acham que o PSD vai ganhar as eleições autárticas em Guimarães. Em Braga passa-se o mesmo, mas o PS vai ganhar em grande. ELE HÁ CADA UM!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Há gente com uma lata infinita.
Até aprece que em termos de GOVERNO o PS não tem nada a ver com a crise.