segunda-feira, junho 24, 2013

Feliz Aniversário

Este ano comemora uns respeitáveis 75 anos o mais mitológico de todos os super heróis criados em BD ao longo do século 20.
O Super Homem.
"Nascido" em 1938, num tempo em que o mundo vivia dias perigosos que viriam a dar origem ao mais devastador conflito de todos os tempos(pelo menos assim se espera..), a figura criada por Joe Shuster e Jerry Siegel aparecia de alguma forma como um meio de realçar valores americanos e de aumentar uma auto estima que ainda estava seriamente abalada pela grande depressão de 1929.
Rapidamente se tornou um figura com populridade a nível mundial quer através da edição de revistas próprias(foi a primeira figura da BD a ter direito a isso) quer através de programas de rádio, séries e de televisão e filmes realizados para o grande ecrã que tiveram nos protagonizados por Christopher Reeve os mais de maior popularidade.
Depois desses filmes,o primeiro dos quais foi um fenómeno de audiências em todo o mundo, Super Homem regressou em 2006 com um abordagem diferente ao personagem que não conheceu um êxito de bilheteira mas é indiscutivelmente um marco  e prepara-se agora a estreia (muito aguardada diga-se de passagem) de "Homem de Aço".
75 anos depois, fazendo jus ás suas caracteristicas, pode dizer-se que o Super Homem está para durar a caminho dos seus 100 anos.
E eu, que tive nele um dos meus melhores "amigos" de infância e adolescência através das centenas de revistas que li (muitas ainda a preto e branco e editadas pela  empresa brasileira EBAL) e ainda conservo religiosamente guardadas, serei sempre um fan do Super Homem e continuarei a seguir as suas aventuras na defesa do planeta Terra e dos que nele vivem.
Afinal é essa a mensagem mais importante que os criadores do Super Homem quiseram passar ao criarem o personagem.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo

Também fui um grande fã de Super Homem, e por esse motivo acompanhei o autêntico calvário de Christopher Reeve desde que ficou tetraplégico, até à sua morte. Este actor encarnou como ninguém a figura, que, já há muitos anos, aparecia no Mundo de Aventuras de saudosa memória.
Belos tempos de meninice!!!

Cps
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro S. Guimarães:
També li muitas revistas do "Mundo de Aventuras". Bons tempos