segunda-feira, novembro 05, 2012

Papagaios Amestrados

O futebol português precisa de um evidente esforço de credibilização.
Precisa de mais verdade desportiva e menos resultados pré anunciados, precisa que se jogue melhor futebol e se perca menos tempo com "fait divers", que se arbitrem melhor os jogos e se discutam menos os árbitros, de mais gente nos estádios e de menos futebol na televisão.
Não precisa, seguramente, de constantes polémicas entre dirigentes que apenas ajudam a denegrir a imagem da modalidade e consequentemente o sucesso da industria futebol.
Bem como de programas televisivos que ao invés de terem uma vertente pedagógica apenas servem para acirrar ânimos e fomentar discórdias tal o sectarismo de alguns dos seus intervenientes.
Nesse esforço de credibilização devem participar todos os que estão ligados ao futebol.
Dirigentes, técnicos, atletas, clubes, Liga e Federação.
Mas também os orgãos de comunicação social.
Que nalguns casos, tal o fanatismo faccioso com que noticiam e comentam, mais parecem estar a referir-se a jogos entre equipas portugueses e estrangeiras do que entre participantes da mesma Liga e que portanto mereceriam um tratamento isento e rigoroso.
O que se passou em volta do ultimo Benfica- Vitória em termos de ,pelo menos, dois orgãos de comunicação social foi simplesmente lamentável.
Desde as manchetes de um a "pedir" uma goleada do clube anfitrião aos comentários noutro, de um pseudo comentador que não passa de um "papagaio" de penas bem vermelhas a recitar a lição que trazia estudada, tudo constituiu uma imenso desrespeito pelo Vitória e pelos seus adeptos.
Eu não compro há muito tempo o jornal "A Bola".
Mas tenho em casa a Sportv.
Na ZON.
Mas pelo que lá se passou no sábado antes, durante e depois do jogo (como é evidente estando na Luz só posteriormente pude ver a gravação) cheguei a pensar que por artes do diabo tinha de repente mudado para a MEO e sintonizado o canal Benfica!
Não pode ser.
Um orgão de comunicação social, seja qual for, tem de ter imenso respeito por todos os seus leitores/ouvintes/telespectadores e não ser um grosseiro veiculo de propaganda das simpatias clubisticas dos seus profissionais, comentadores ou directores.
 O bom jornalismo pressupões competência, seriedade e isenção.
E não ter um bando de "papagaios" a "cantarem" as musicas que lhes ensinaram.
Depois Falamos

13 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo

Espero não me enganar, mas não tardará muito que os "escrevinhadores" desses jornalecos andarão a vendê-los de porta em porta, tal como infelizmente, já andam a vender botijas de gás ao domicílio.
Essa gente não merece o destaque que por vezes lhes damos, quando sentimos que nos ferem a inteligência,mais concretamente, quando ouvimos ou lemos comentários abusivos e servis, de invertebrados sem estrutura moral e profissional.

Cps
S. Guimarães

VITORIANO DE FAFE disse...

Ja por isso eu não tenho sportv nem em casa,nem no meu establecimento comercial,jogos de futebol so gosto de ver no estadio,e jornais desportivos infelizmente so compro um porque os meus clientes estao Habituados a ler em quanto tomam o pequeno almoço!uns dias ate deixei de comprar,mas tive reclamações!
porque infelizmente a grande maioria dos meus clientes não são VITORIANOS,se bem que tenho muitos clientes VITORIANOS!

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo

Eu acho que deveria era preocupar-se com o futebol do vitória. Um remate à baliza em 90 minutos???

Anónimo disse...

Ora aí esta.........em 90 minutos um remate a baliza!!!!! E a culpa e dos papagaios.........enfim......

Anónimo disse...

Patético, que tem um anti benfiquismo primário já o sabemos agora esta critica a quem? A fazer alguma seria á equipa de futebol do seu clube, que é das mais fracas que me lembro que o Vitória teve. E que parece-me que têm o seu dedo uma vez que pertence á direcção.

Francisco Guise disse...

Infelizmente este é um mal que já vem de longe.
Eu cá por mim, e no que diz respeito à SporTv, retiro o volume ao dito e ele fica a falar sozinho. No estádio também não há comentadores.
É por isso que em determinadas ocasiões me dou a pensar se valerá a pena lutar pelo que quer que seja neste País.
Um abraço
Francisco Guise

luis cirilo disse...

Caro S.Guimarães:
Provavelmente esse dia está mais perto do que se pensa. As pessoas fartam-se.
Caro vitoriano de Fafe:
Quem tem um estabelecimento comercial aberto tem de saber viver com todos.Mas admito que deve ser dificil em certas ocasiões.
Caro Anónimo:
Esteja descansado que me preocupo, e muito,com o futebol do Vitória.
E fizemos muito mais que um remate á baliza.
Pelo menos de dois do Toscano, um do João Ribeiro e outro do Defendi lembro-me eu.
Já agora: sabe quantas defesas fez o Douglas?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A questão de termos feito um remate á baliza é mentira.
Caro Anónimo:
Patético é ter opinião e não ter rosto para a defender.
Adiante.
No que importa, é falso que esta seja uma das equipas mais fracas do Vitória.
Depois de ter jogado no Dragão e na Luz e de ter recebido Sporting e Braga está em quinto lugar a três pontos do quarto que é o Rio Ave.
Qunato á minha responsabilidade nesta equipa assumo-a totalmente.
E com uita honra.
Como eu poucos mais sabem o esforço que foi necessário fazer para inscrever duas equipas nas competições profissionais.
Caro Francisco:
É verdade que se trata de uma luta tremendamente desigual contra os poderes instituidos.
Mas não valeria a pena estar no Vitória se não fosse para defender até ao limite os interesses do nosso clube.
Podemos não ganhar a batalha, admito-o, mas ao menos lutamos.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, estamos em 5º a 3 pontos do 4º, é verdade, também estamos a 6 do último lugar, mas agora que vamos ter jogos mais acessíveis, veremos se a equipa vai ter qualidade para vencer equipas do nosso campeonato. Começamos com o Nacional, do Manuel Machado, que vai fazer tudo para nos vencer, depois da saída atribulada que ele teve aqui no Vitória.

Ricardo Silva disse...

A verdadeira dimensão do problema é esta... Enquanto houver povo que pensa da forma destes anônimos,qualquer que seja a mudança que tenha que ser feita,nunca terá sucesso pois estão-se nas tintas para os reais problemas dos clubes!O VITORIA nao tem neste momento estatuto e muito menos estaleca para chegar a determinados campos e digamos,dividir o jogo.Ora,o povo quer éganhar(eu tambem) mas nao faz a pequena e ideia do trabalho que se está a desenvolver no clube,quer ao nivel financeiro quer a nivel estrutural e de filosofia ganhadora...Isto vai demorar o seu tempo mas tenho a plena convicção que vai resultar,tenho a certeza que no maximo em 2 anos,teremos aquele VITORIA que sempre nos caracterizou!Quanto comunicação social,mais do mesmo,ou seja,a sujidade do costume e o abaixar de calças ao poder instituido por jornaleiros absolutamente medíocres e facciosos.Abraço

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Creio que a nossa equipa tem condições para ficar nos seis primeiros. Temos é de não desperdiçar pontos em jogos que são claramente de ganhar como no próximo sabado.
Caro Ricardo:
Creio que fez ua analise lucida.ANda por aí muita gente que ainda não se conscencializou da dimensão dos problemas do clube e pensa que temos hipóteses de discutir lugares que actualmente estão fora do nosso alcance. Acredito que se fizermos o trabalho de casa bem feito poderemos voltar a ter um Vitória como antigamente(ou melhor) num prazo razoável.

miguel silva disse...

Luís Cirilo, a discussão dos casos na televisão é que é a verdade desportiva! A verdade está na tv. E é isso que eles querem. E agora com jogos do sport lisboa no canal privado do clube é que vamos assistir à verdadeira justiça no futebol... já tivemos uma amostra da realização da transmissão televisiva na luz no jogo do vitóriaB... assim os árbitros sabem que estão protegidos. Em breve o sport lisboa só vai apresentar resumos feitos pelos realizadores do clube e vai haver problemas técnico nos arquivos quando lhes pedirem as gravações na íntegra...

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Acredito,moderadamente, que esta questão dos direitos televisivos ainda vai dar muita volta e impedir factos como os que prevê no seu comentário.
Eu estava na Luz e não vi a transmissão do jogo entre as equipas B.
Mas os testemhunhos que me chegam coincidem com o seu: uma aberração!
Espero que o futuro não nos traga mais do mesmo.