sábado, outubro 01, 2011

Uma Previsão

Não uso bolas de cristal , não deito cartas, não tenho poderes de adivinhação(nem tão pouco acredito em nada disso) pelo que esta previsão que aqui deixo sobre a actual edição da Liga Sagres se baseia exclusivamente no que tenho visto e lido sobre as equipas que disputam os primeiros lugares.
Não esquecendo que ainda vamos na sétima jornada e pode acontecer muita coisa.
Castigos e lesões,sorte e azar,boas e más arbitragens e por aí fora.
Sendo certo que salvo uma incidência anormal nalgum desses factores não serão eles por si só a decidirem a prova.
Assim sendo creio que Benfica e Porto lutarão pelo titulo, Sporting e Braga pelos terceiro e quarto lugares e o Vitória ver-se-á remetido,uma vez mais, a um "desolador" quinto lugar.
É o que as jornadas até agora decorridas indiciam.
Mas vou mais longe na previsão e considero que o Benfica é o principal favorito á conquista do campeonato.
Tem,do meu ponto de vista, o melhor plantel e a melhor equipa.
Ao contrário do FCP, que passou o defeso a contar dinheiro e se esqueceu do resto, fez boas aquisições que são reforços de facto.
Artur Morais,Garay,Witsel,Nolito e Bruno César vieram trazer à equipa uma clara melhoria na quantidade e qualidade de opções bem complementadas por alguns jovens talentos emergentes como Rodrigo, Nelson Oliveira e Emerson que fazem do Benfica uma equipa cheia de soluções.
E depois,pese embora um estilo com que em nada me identifico, a verdade é que Jorge Jesus é um bom treinador que prepara bem as suas equipas ao mesmo tempo que estuda os adversários até á exaustão.
O Porto,pelo contrário e bem contra a sua tradição,teve um defeso desastroso no qual cometeu dois erros de dimensão ainda incalculável.
Ao promover Vítor Pereira cometeu um claro ( e já bem visível) erro de casting que terá de ser emendado com alguma rapidez sob pena de comprometerem toda a época.
E fê-lo dando primazia a uma teoria existente no clube( e na SAD) segundo a qual a organização do FCP é tão perfeita, a máquina está tão oleada,que qualquer treinador serve na certeza quase absoluta de que será campeão.
Para azar deles Vítor Pereira é dos que confirma a razão de ser do quase.
O outro erro foi a saída não colmatada de Falcao.
E daí que para poder aspirar a renovar o titulo o FCP precise de mudar de treinador e aguentar-se até Janeiro(do que duvido) para poder ir ao mercado buscar os reforços necessários.
Sporting e Braga discutirão os lugares imediatos.
Porque tendo boas equipas a verdade é que são inferiores ás de SLB e FCP. Nomeadamente nos sectores defensivos que são o" calcanhar de Aquiles" de ambas.
Daí que salvo alguma surpresa dificilmente poderão ambionar a mais que ao ultimo lugar que dá acesso à pré eliminatória da Champions.
E o Vitória?
Pois...o Vitória.
Creio que depois deste inicio de temporada e do estado físico de jogadores importantes o essencial é sair rapidamente do fundo da tabela para depois fazer uma verdadeira corrida de trás para diante em busca da melhor classificação possível.
Sendo que o quinto lugar é o mínimo dos mínimos(embora decepcionante) mas existindo a esperança de que com muito trabalho e uma pontinha de sorte seja possível mais qualquer coisa.
A ver vamos.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

" o Vitória ver-se-á remetido,uma vez mais, a um "desolador" quinto lugar."

Pelo que vejo, e como as coisas andam,o 5º lugar seria uma óptima classificação,
Nesta altura estamos a 10 pontos do 3º, 4º e 5ºs classificados e não vejo quase nada nesta equipa. Infelizmente vai ser uma época de sofrimento.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Tenho esperança que as coisas melhorem.
Temos equipa para isso.