terça-feira, outubro 11, 2011

Leitura Obrigatória

Durante centenas de anos a tradição popular documentos existentes na Torre do Tombo e a generalidade dos grandes historiadores portugueses apontam Guimarães como tendo sido o berço de D.Afonso Henriques no ano de 1111.
Era algo de pacifico.
E não foi por acaso que as pessoas de todo o país se habituaram a chamar a Guimarães a "Cidade Berço".
Mas um dia alguém resolveu dizer, aliás desdizendo-se a ele próprio, que o primeiro rei tinha nascido em Viseu em 1109.
Tese de que nunca ninguém ouvira falar aliás.
Mas com algumas "ajudas" essa tese falsa, e deturpadora da verdade histórica, foi fazendo o seu caminho ao sabor daquela máxima nazi de que uma mentira muitas vezes repetida acaba por se transformar em verdade.
A comunidade vimaranense, ciosa dos seus valores e tradições, não aceitou que lhe quisessem roubar D.Afonso Henriques.
E levantou a voz.
Mais através de instituições e intelectuais vimaranenses do que propriamente através do poder politico/autárquico que por sua conta e risco resolveu alinhar na adulteração de factos comemorando os 900 anos do Rei em 2009!
Vá-se lá saber porque.
Dentre essa vozes teve particular destaque a do Dr João Barroso da Fonte.
Que não tendo nascido em Guimarães(é das terras do Barroso,mais propriamente de Montalegre)se notabilizou ao longo dos anos pela defesa dos valores desta Terra e pelo estudo da sua História.
E que nesta polémica, com a frontalidade que lhe é caracteristica, não temeu travar debates e discussões acalorados na defesa da origem vimaranense do Rei.
Escreveu centenas de artigos em jornais, escreveu livros,participou em debates científicos virou o mundo do avesso defendendo aquilo que para ele e para milhões de portugueses(ao longo dos séculos) é uma certeza:
D.Afonso Henriques nasceu em Guimarães em 1111!
Este livro, interessantissimo, é a "cereja em cima do bolo" dessa luta de anos contra quem quer desvirtuar a História e prejudicar Guimarães.
Vale a pena ler.
Depois Falamos

P.S: A capa é da autoria do João Soares, outro vimaranense dedicado à Terra e ás suas instituições, e é um magnifico complemento do livro.

26 comentários:

jotafundador disse...

Porque a história (e a tradição) já mais será subvertida

Pedro disse...

"Durante centenas de anos a tradição popular documentos existentes na Torre do Tombo e a generalidade dos grandes historiadores portugueses apontam Guimarães como tendo sido o berço de D.Afonso Henriques no ano de 1111
Era algo de pacifico". Ai sim??? Caro Dr. Cirilo, não me diga que agora também é Historiador? Existem assim documentos tão precisos na Torre do Tombo?? Vi-os ou foi o Sr. Barroso da Fonte que disse? Que historiadores, vá lá do séc. XX, defenderam desde sempre Guimarães como a terra que viu nascer Afonso?? Sabe quando foi a primeira vez celebrado o nascimento de Afonso, em 1111? Adoro o preciosismo de 25 de Julho!!!

Nem todos os que escrevem sobre história são historiadores, o Sr. Barosso da Fonte é um curioso nada mais que isso. Aliás, essa "estória" do nascimento do Afonso não é sequer discussão entre Historiadores a sério.
Sabe, o que é importante é que foi daqui, Guimarães, que se deu início à "construção" de um País, daí ser o Berço da nacionalidade.

Já agora, e como pelos vistos gosta da tradição, segundo esta foi na Igreja de S. Miguel que Afonso foi baptizado?? Pois, mas a Igreja é do século XIII! Mas isso não interessa nada, a tradição é que é importante......

De qualquer forma, para os vimaranenses o Afonso nasceu aqui e diga-se de passagem que mais ninguém se rala com isso, a não ser o sr. Barroso da Fonte, obviamente.

Sabia que o Viriato não nasceu em VIseu? Ficou incomodado com isso?? POis não! Na verdade, ninguém quer saber disso para nada.

Abraço

Ricoca disse...

Os cães ladram e a caravana passa.

luis cirilo disse...

Caro jotafundador:
Assim se espera.
Caro Pedro:
Lendo o seu comentário percebe-se bem porque razão há agora uma moda,sem sucesso felizmente, de por em causa aquilo que se dava como certo.
Porque há pessoas em Guimarães que preferem contestar os que fazem a defesa dos valores da Terra do que participar nessa mesma defesa.
Eu não sou historiador.
Mas sei ler e estudar os assuntos que me interessam.
O dr Barroso da Fonte também não é historiador.
Mas poucos terão estudado e investigado tão a fundo este assunto como ele.
Que não é propriamente um analfabeto.
E corrijo uma imprecisão sua: Não é só para os vimaranenses que D.Afonso Henriques nasceu aqui.
É para os portugeses em geral.
Quanto ao Viriato é uma comparação infeliz.
Porque essa figura nem é certo que tenha existido.
Caro Ricoca:
NEm mais.

Ricardo Campos disse...

todos sabem que afonso henriques nasceu em viseu..
pq raio haveria ele de nascer em guimarães? não se passa nada por aqueles lados...

il disse...

Ihhhhhhhh! Como está calor...
Bem, quanto ao 'tio' Afonso, ou 'primo' Afonso -sim, já há teses para tudo, dependendo a quem é atribuida a paternidade e maternidade de D. Afonso.

Embora tenha alguns conhecimentos, sei também da falta de documentos, ou de documentos contraditórios -ou de especulações interessantes, mas sem provas documentais. Por isso para mim, o D. Afonso, tio, por me sentir perto dele e ter respeito pela sua figura de guerreiro e de ESTADISTA, bem pode ter nascido no caminho -e a srª sua mãe não ter chegado a Guimarães-, ou ter nascido numa quinta próxima, que não interessa muito. Realmente Guimarães, a partir do séc. IX foi a capital de um território, que se iria autonomizar, e o resto são discussões de café.

Leia-se o livro -pode contribuir para o esclarecimento, ou não- e sobretudo CELEBRE-SE D. AFONSO, até por contraste com certos dirigentes que se vêem por aí...e aqui -em certas coisas eu sou muuuuito democrata!

E D. Afonso até tinha um certo mau feitio -olhem o que ele quis fazer ao enviado do papa em Poiares, a não ser que tenha sido combinado com o meu tio Lourenço... Já desconfio que eles eram bem mais espertos do que parecem nos livros dos liberais/republicanos, socialistas e laicos do regime...

É que, depois dos portugueses elegerem o 'primo' António como o maior português de sempre -só para chatear a intelectualidade esquerdistóide-, agora celebrar-se D. Afonso é outro espinho cravado na propaganda do regime actual.

Daí que o Cirilo fale na demissão da CMG e até dum susposto apoio (?) desta ás comemorações de Viseu. Da história de Viseu -e disse-o aqui- não gostei da cabeça decepada de D. Afonso; quanto ás teses valem o que valem.

Celebrar D. Afonso sempre!

off record: lembram-se de no ano passado sermos bombardeado com república, república e com chorrilhos de mentiras sobre aqueles tenebrosos 16 anos. Pois é nesse ano celebraram-se os 1600 de Portugal -o foedus dos suevos. Alguém ouviu falar? Pois «uma mentira repetida» e a verdade ocultada e temos a história do regime. Como diz a oração que os n/ antepassados alanos nos deixaram «Livra-nos, Sr de Brilho(=Deus), dos maus pensamentos, das más palavras e das más acções» Cruz: ramo vertical -pela nossa fé; ramo horizontal -pela nossa honra!

Pedro disse...

Caro Cirilo,

"Lendo o seu comentário percebe-se bem porque razão há agora uma moda,sem sucesso felizmente, de por em causa aquilo que se dava como certo[...]"

Como pela história não vamos lá, vamos tentar outra área do saber, a medicina. Pegando no seu comentário diga-me uma coisa, se me achar merecedor de tal, deu fígado de bacalhau aos seus filhos?? Presumo que o tenha tomado, era "certo" na sua meninice.

Grande Abraço

PS: o Viriato não existiu?? Muito bom! Tem de rever as leituras que anda a fazer.

Francisco disse...

O que é certo é que eu este ano fui a um restaurante cá do burgo, comemorar os 900 anos do Afonso Henriques no dia 24 de Julho (eu faço anos a 25), eu e o Afonso bebemos até cair para o lado, para o ano vamos comemorar mais um aniversário! Viva o Afonso!ahahahah

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Com essas teorias está a ficar perigosamente parecido com o emplastro...
Cara il:
As suas perspectivas históricas são sempre inimitáveis,inigualáveis e invenciveis.
Nem digo mais nada.
Caro Pedro:
Tomei óleo de figado de bacalhau e gostava bem.
Claro que o dei aos meus filhos que também gostaram.
O que é bom nunca muda.
Quanto ao Viriato...tenho lido umas coisitas de facto.
E há quem defenda que ele não passou de um mito.
Caro Francisco:
Pois que os comemore por muitos anos

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo

Ainda bem que referiu o Dr. Barroso da Fonte, homem de grande carácter, a quem Guimarães muito deve.
Com argumentos lógicos, e alicerçado em documentos por si pesquisados e também com conhecimento profundo do tema, não deixando ao acaso o facto de se apoiar na tese de um grande historiador português da estirpe de José Mattoso, conseguiu dizia eu, derrubar uma tese de Viseu criada por um viseense, que de certo modo quis aduzir em defesa de sua dama.
Lamentável no entanto, foi a atitude da Presidente da Academia Portuguesa de História, que de defensora acérrima da tese de Guimarães, admitiu a hipótese de se modificar os manuais escolares e publicar a mudança do ano e local do nascimento do nosso 1º Rei, aproveitando os ventos que sopravam de outra direcção devido às comemorações em 2009.
Barroso da Fonte demonstrou,- se dúvidas ainda houvesse -, uma grande coragem em desafiar outros interesses instalados, dando uma bofetada de luva branca aos nossos edis que apenas olham para os seus umbigos, ao invés de pugnar pelos interesses de Guimarães.
Como gostaria de ver este homem à frente da nossa autarquia.

S. Guimarães

Ricardo Campos disse...

gostava de saber pq é que o d afonso henriques não poderá ter nascido em Viseu?

as cidades mais importantes da epoca não eram Braga, Viseu e Porto?
pq raio ele nasceu em guimarães?

luis cirilo disse...

Caro S.Guimarães:
Na verdade o dr Barroso da Fonte tem sido um defensor de muitas causas desta Terra onde não nasceu mas que considera como sua.
E fê-lo sempre de forma frontal e empenhada,ás vezes polémica,o que lhe granjeou inimigos e incompreensões.
Este livro é mais um bom serviço que presta a Guimarães.
E que os vimaranenses saberão reconhecer.
Caro Ricardo:
Se isso lhe dá prazer até podemos admitir a possibilidade de ele ter nascido no estádio do dragão.

Luís Ferreira disse...

Caro Luís Cirilo,

Depois de ler o seu texto original e as suas respostas aos comentários fico sem compreender se pensa que um facto histórico como o local de nascimento de um rei deve ser estudado, ou se deve ser dogma de fé de uma espécie de religião vimaranese, a qual, ao mínimo sinal de heresia, terá de atacar sem piedade os infiéis.
É que - corrija-me se estiver errado - fiquei com a ideia de que, depois de todos estes séculos em que se disse que D. Afonso Henriques nasceu em Guimarães, mesmo que se encontrassem provas fortíssimas do contrário, os vimaranenses deveriam lutar pela manutenção da tradição.
Ora, a mim parece-me que à História o que é da História e ao povo o que é do povo. Se um assunto destes for aproveitado pelo lado emocional, amanhã ainda aparecerá alguém a dizer que o rei nasceu na cozinha da casa do seu falecido pai. E quanto à defesa dos valores vimaraneses, não sei como se pode relacionar o estudo de um acontecimento histórico com ela.
Confesso que, mesmo como vimaranense, o local de nascimento de D. Afonso Henriques não é assunto que me ocupe os dias, tenho curiosidade histórica como muita gente, nada mais. Mas não me parece um bom caminho tentar, aos poucos, trazer uma discussão desta natureza para uma espécie de referendo popular, onde os de Viseu gritam Viseu, os de Guimarães Guimarães e outros que se queiram juntar gritam também o nome das suas terras. Como não me parece um bom caminho usar argumentos como "...há agora uma moda,sem sucesso felizmente, de por em causa aquilo que se dava como certo." Pôr em causa aquilo que se dava como certo sempre foi um instrumento para o progresso. Quem nunca põe em causa o que dá como certo chama-se fundamentalista... ou teimoso.
No fundo, parece-me ter muitas mais implicações para o futuro saber em que condições nascerão os bebés da próxima década do que saber onde nasceu o primeiro rei de Portugal.

Cumprimentos cordiais

Ricardo Campos disse...

se d afonso henriques tivesse nascido na cidade do Porto, aí outro galo cantaria, e não era o gil vicente.

Miguel Salazar disse...

LC, as parecenças com o emplastro são de facto muito grandes, mas subsiste no entanto uma enorme diferença que é a de que ao aparecimento do emplastro ainda havia quem achasse alguma piada...
Eu conheço a tua perspectiva em relação aos comentários, mas isto é o que dá não se reservar o direito de admissão, digo de aceitação...

luis cirilo disse...

Caro Luis Ferreira:
Sejaos claros.
A ciência é muito mais importante, e fiável,do que a tradição.
E se aparecessem provas indubitáveis de que D.Afonso Henriques não nascera em Guimaraes teria pena mas aceitaria sem hesitações.
Acontece que nunca apareceu qualquer prova, muito menos uma prova indubitável,de que ele tenha nascido noutro local.
Daí que estas "descobertas" de ultima hora,contrariando 800 anos de convicções firmes sobe o local de nascimento,mais não são do que um exercicio de narcisismo de uns e de oportunismo de outros.
E como tal devem ser firmemente combatidas.
Há uma coisa em que me reconheço fundamentalista,é verdade, sem sobrepor o coração à razão.
Na defesa de Guimarães.
E dos seus simbolos.
Caro Miguel:
É verdade o que dizes.
Mas olha que faço alguma moderação de comentários.

Ricardo Campos disse...

Caro Salazar:

Portugal já teve um fascista ditador que era seu homonimo, espero que não esteja a tentar ocupar o lugar dele no blog do Sr Luis Cirilo.

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
O Miguel Salazar apenas está saturado do seu hábito de criticar o Vitória e Guimarães ( e agora até D.Afonso Henriques) por tudo e por nada.
Devem ser influências da vossa filial vermelha de Braga. E os velhos complexos que os portistas tem acerca dos outros clube do norte.

Ricardo Campos disse...

criticar??? eu?
eu apresento factos para que vocês grandes vitorianos tornem o vitoria num clube maior!

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Não se preocupe que não vale a pena.
Os vitorianos sabem tomar conta do Vitória e saberão transformá-lo num clube bem maior.

Ricardo Campos disse...

um dia que o vitoria se torne independente do jugo vermelho, pago-lhe uma francesinha... e espero que o senhor aceite :)

Miguel Salazar disse...

Ricardo Campos,
A propósito do seu comentário (se é que se lhe pode chamar assim), devo dizer-lhe que tenho um vizinho que é idiota e que também se chama Campos, sendo portanto seu homónimo, pelo que, pelo seu raciocínio (se é que se lhe pode chamar assim), também eu poderia considerar que o Ricardo também seria idiota.
Não o farei apenas por uma questão de princípio, mas fico com a impressão de que teria bastas razões para o fazer.
Quanto ao problema que levanta sobre liberdade, devo dizer-lhe que há pessoas, como o Ricardo, que não fazem a mais pequena ideia do que fazer com essa liberdade.
Se o seu interesse fosse apenas a discussão séria, e a crítica responsável, nunca teria feito uma consideração (e esta sim absolutamente idiota) como aquela em que se interroga porque razão haveria D.Afonso Henriques de nascer em Guimarães, uma vez que segundo a sua brilhante opinião, aqui não se passa nada.
Por essas, e por outras ainda, é que eu considero que indivíduos como o Ricardo não deveriam ter voz num blogue com a qualidade deste.
Não é por uma questão de tirania, é apenas uma questão de qualidade… ou da falta dela, percebe?
Um dia destes, se tiver disponibilidade para isso, gostaria de lhe apresentar o meu vizinho. Estou convencido que se iam entender muito bem…
(ah, gostei muito daquela do “fascista ditador”; como se houvesse outro género de fascistas…)

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Já dei que chegasse para esse "peditório".
Caro Miguel:
Touché.

Ricardo Campos disse...

compreendi... e digo-lhe fascismo nunca mais.

Anónimo disse...

é só nível aqui...salazaristas e companhia.
"oh manel olha que cicrano tá para aqui a dizer disparates, devias era por-lhe fita cola na boca"

quando o olhar começa a ficar turvo e já não se sabe o que dizer não sai coisa boa. afinal quem tanto apregoa saber estar não tem lá grande nível para andar pela rede a comentar

vou mas é ali pagar o imposto de isqueiro antes que aconteça alguma coisa

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É melhor...