sexta-feira, outubro 07, 2011

AG Extraordinária

Os estatutos do clube prevêem que pode ser convocada uma Assembleia Geral extraordinária se 120 sócios no pleno gozo dos seus direitos a requererem.
No Vitória não há sócios de primeira,segunda ou terceira categoria.
Há sócios.
Daí que se pelo menos um grupo de 120 resolver requerer a marcação de uma AG para tratar assuntos relevantes para o clube o orgão Mesa da Assembleia Geral não tem de apoiar a decisão ou tentar dissuadir os sócios de a levarem a cabo.
Tem de marcar a assembleia.
É assim que as coisas devem funcionar.
120 são muitos ou poucos sócios para a responsabilidade de marcar uma AG ?
Pouco importa.
São aqueles a que os estatutos obrigam.
Pessoalmente acho um número adequado e não vejo necessidade de mexer num artigo estatutário que nunca foi posto á "prova".
Preocupa-me mais a inexistente separação de poderes entre orgãos mas não é disso que se trata neste post.
A questão que está em cima de mesa é a eventual convocação de uma AG extraordinária para discutir e votar a destituição da actual direcção face à insatisfação de muitos sócios com a gestão efectuada.
É um assunto desagradável, que melhor fôra não existir, mas que não pode ser ignorado.
Pessoalmente entendo que se as coisas forem feitas com a elevação,dignidade e respeito pelas pessoas que tem de ser apanágio do Vitória,é melhor efectuar-se essa AG extraordinária do que manter-se este estado de contestação latente que tem expressão nas redes sociais e na cada vez maior ausência de adeptos do estádio.
Faça-se a assembleia, discuta-se com a serenidade possível o que houver para discutir, e vote-se democraticamente em urna fechada e não de braço no ar.
E os sócios decidirão.
Ou pela manutenção da direcção se entenderem que não há razões para a interrupção do mandato ou por eleições antecipadas se decidirem que o actual ciclo está esgotado.
No primeiro caso a direcção refresca a sua legitimidade e ganha novo alento para cumprir o que falta de mandato.
No segundo terá de aceitar que a vontade de mudança dos sócios se sobrepõe ao normal cumprimento do percurso para que foram eleitos.
Não há em volta disto nem razão para dramas nem para o declarar de uma "guerra civil "vitoriana para que parecem apontar algumas declarações bem evitáveis produzidas nos últimos dias.
É preciso é o Vitória voltar a tempos serenos e ao reencontrar da unidade que foi sempre a sua enorme força e que nos tornou num grande e invejado clube.
Depois Falamos

P.S. Depois do que escrevi aqui e na minha página do Facebook e das declarações que fiz á Rádio Fundação,Rádio Santiago e jornal Record não voltarei a este assunto.
Lá estarei na AG de 29 de Outubro ( a do relatório e contas) e na Extraordinária (se vier a ser marcada) para participar nos debates e contribuir para a clarificação.

23 comentários:

Afonso disse...

Boa tarde
Lançou a data da proxima AG, será que advinhou ou espera que desta vez seja em data util?
Já agora a um sabado por alma de quem?

luis cirilo disse...

Caro Afonso:
A data está ligeiramente errada.
Queria dizer 28 e não 29.
Não adivinhei mas parece-me a data mais lógica.
PAra 14 já não há tempo de ser convocada e para 21 parece-me também muito em cima. Com a agravante que que jogamos em Olhão`no dia 22 à tarde.
Daí que por exclusão de partes me pareça que vai ser 28.

Anónimo disse...

Gostei mais deste post do que a suas declarações à CS.

Já que se escusa a falar neste porque não comenta autonomamente o GRAVE comportamento do presidente da Mesa da AG.

Como diz, "Preocupa-me mais a inexistente separação de poderes entre orgãos mas não é disso que se trata neste post."

Eu considero absolutamente inadmissivel e este cargo sim devia ser objecto de reformulação nos Estatutos do clube, quer pela forma de eleição quer pelas funções a exercer, uma vez que neste figurino teremos sempre situações patéticas de auto-defesa da direcção do Clube por parte dos presidente da AG (Pedro Xavier e João Cardoso).

Após eleições, gostava que o novo presidente, deste vez fosse um VITORIANO "PURO".

Amadeu

Anónimo disse...

1- completamente legítima a marcação da assembleia, nem por um segundo se pode pôr em causa. Daí que também não entenda muito bem a posição do presidente da assembleia geral. Ele não tem que tentar dissuadir ninguém. Há 120 assinaturas válidas, marca assembleia que é para isso que lá está. Os estatutos são claros.
2- parece-me muito bem que o senhor Cirilo se chegue à frente e se submeta a eleições. É o passo natural para alguém com o seu passado de vitoriano e que passou os últimos anos a criticar tudo o que ao Vitória dizia respeito com último fim de atingir esta direção.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo,acho que esta assembleia geral sera das mais importantes para o futuro do clube,vai haver varios aspectos quer desportivos quer financeiras que terao que ser explicados e clarificados,por esta direçao! Caso isso nao aconteça,entao tera de haver uma medida mais drastica perante estes senhores que estao no poder no nosso clube!
Muito sinceramente eu olho para todo este elenco diretivo e nenhum me da confiança para um futuro risonho! Nao vejo capacidade, alma,amor,garra na defesa dos interesses do vitoria!
Este barco e muito grande para gente amadora!
Faço um apelo desde ja para os socios do vitoria comparecer em massa na assembleia do vitoria sempre de forma ordeira e civilizada pois so assim se resolve os problemas do nosso grande clube!

luis cirilo disse...

Caro Amadeu:
Creio que sucessivos presidentes da AG tem adoptado posturas "paternalistas" em relação ás direcções ao invés de se preocuparem essencialmente em serem os representantes de todos os sócios.
É um aspecto que deve merecer ponderação para futuras revisões estatutárias.
Provavelmente permitindo eleições em separado para direcção e Mesa.
Caro Anónimo:
Quanto á legitimidade ela é indiscutível.
Nem valeria a pena ter estatutos se eles não fossem para cumprir.
Agora há uma parte do seu comentário com que não posso concordar.

"É o passo natural para alguém com o seu passado de vitoriano e que passou os últimos anos a criticar tudo o que ao Vitória dizia respeito com último fim de atingir esta direção".

Nos ultimos anos,talvez uns 25,tenho feito muita coisa em relação ao Vitória. Sócio,dirigente,participei em programas de rádio e televisão onde o clube era referido,escrevi centenas de artigos para jornais e blogues sobre o Vitória.
Elogiando,criticando quando entendia ser o caso,mas essencialmente dando ideias para o futuro do clube.
Como fiz,aliás, nas ultimas eleições.
Nunca tive como fim ultimo atingir esta ou aquela direcção.
Porque o Vitória é muito mais importante que qualquer dirigente ou direcção.
Caro Anónimo:
Também acho que a próxima AG ordinária (porque a extraordinária não se sabe se terá lugar)vai ser muito importante. Daí fazer minhas as suas palavras e desejar uma afluência massiva dos sócios.
Para que com serenidade e elevação se possam debater todos os assuntos.

Anónimo disse...

Na minha opinião só faria sentido a marcação de uma assembleia para destituir a direcção, no caso de ter sido praticado por esse orgão, algum acto lesivo do clube ou do seu bom nome.

Se englobarmos nesse conceito um período de pobres resultados desportivos, então fico com a certeza que nem este nem nenhum outro presidente acabará o seu mandato, já que períodos menos bons acontecem periodicamente, e não é só no nosso clube.

Vivemos um período de medo e intimidação sobre a direcção e quem se atreve a defender a sua legitimidade.

É exactamente por isso que faço este comentário anonimamente.
Sinto-me triste, como vitoriano

Anónimo disse...

Caro Luis cirilo, a sua disponibilidade para presidente é legítima, e acredito que possa ser um bom presidente, desde que se saiba rodear de uma equipa que complete os campos em que possa não estar tão à-vontade.


Mas desejo sinceramente, que quando for a sua vez de ultrapassar fases desportivamente mais instáveis, possa ultrapassá-las sem ser "linchado" em praça pública.

Seria inédito no Vitória nos últimos anos.
Desde Gil Mesquita, nenhum presidente saiu dignamente do clube

Sonho Vitoriano!!! disse...

Caro Luis Cirilo:
Falou neste post num ponto que me parece essencial para a instalação de uma verdadeira democracia no Vitória, a questão das votações nas AG. Também eu acho que as votações deveriam começar a ser feitas de forma fechada, votações de braço no ar são coisa do passado. Até porque em caso de votações renhidas é sempre mais fácil apurar os resultados numa votação fechada. Quanto ao tema da AG extraordinária, também concordo que está na hora de Luis Cirilo se assumir e ser candidato. Será sempre a minha primeira escolha e caso opte por avançar poderá contar com o meu apoio.

fábio silva disse...

Não quero ser do contra mas 120 assinaturas para um clube como o vitória é muito pouco. E o senhor que está a juntar assinaturas é sócio há menos de....2 anos, é "cômico".
Não sou a favor de Emílio macedo, nunca fui, mas se a AG avançar e se o milo sair quem serão os candidatos??? São muitos a criticar, mas quando há eleições não há candidatos em condições.... será q vai ser diferente???

Sérgio Ferreira disse...

Creio que o mais infeliz no meio disto tudo é o comunicado da pseudo Assoc. Amigos do Vitória...

Não façam nada, caso contrário convocaremos o nosso rebanho para votar contra.!

Existirá alguma contrapartida da actual Direcção face a este torpe comunicado que, enquanto Vitorianos, só nos envergonha?

Vergonha não tanto pela forma (comunicado carregadinho de erros gramaticais) mas mais pelo conteúdo, ao bom estilo "o meu pai (nd 1845) é mais forte que o teu"...

Quanto à postura e às últimas declarações do Senhor Presidente da AG, também não deixam de ser lamentáveis. Na verdade, os Estatutos do Vitória não prevêem qualquer decisão discricionária (enquanto juízo de oportunidade) do Presidente da AG face à convocação, legítima, de uma reunião extraordinária. Terá apenas de agendar uma data e ponto final.

Luis Freitas Maia disse...

Tenho muita dificuldade em perceber, qual é verdadeiramente a razão para a dita AG.
Convocada por um "pardalito" com pouco mais de 1 ano de associado...
Destituir? E quem são os "barões" que vão seguir com o Vitória?
Onde estão eles afinal? Venham de lá esses nomes.
Fico á espera.
Eleições só no fim do mandato.

Afonso disse...

Infelizmente a Comunicação Social e o Vitória em particular falaram apenas em um dos socios subscritores e o Sr. Emilio haveria de ter mais cuidado com a linguagem empregue no seu comunicado á imprensa, pois felizmente a grande maioria dos socios subscritores já eram socios no tempo em que capangas era tornados socios á pressa para a direcção na altura ter alguma representatividade.
Já agora lanço aqui um repto: Nas ultimas eleições de Pimenta Machado que o opos ao Eng. Arantes, o actual Presidente era socio há qunato tempo?
Talvez tenhamos uma ligueira surpresa?
Quanto á AAV nem sequer quero comentar, pois tenho uma grande dificuldade em rotular qualquer movimento que tenha discipla de Voto.
Só possivel em organizações ao estilo da Correia do Norte e Hitlerianas. Só falta mesmo istituir a Pena de Morte nos casos das pessoas de pensamento livre e democratico.

JRV disse...

Apenas uma nota, em jeito de resposta ao anónimo que se sente triste como Vitoriano.
Com base no que refere, é sua percepção que a actual direcção do Vitória não practicou qualquer acto lesivo do clube ou do seu bom nome.
Sendo simpático consigo, só lhe posso mesmo dizer que tem andado distraído. Sem precisar de ir muito longe, basta recordar todos os patéticos episódios que marcaram a recente pré-época.
Espero que tenha a noção de que não é escamoteando a realidade, que se resolvem problemas.
É tempo de mudar e mesmo os mais distraídos vão agradecer.
Cumprimentos,

Amadeu disse...

Em resposta ao milistas, tipo LUIS FREITAS MAIA, digo-lhe que tenho mais de 30 anos de sócio e fui dos primeiros subscritores da Moção de Censura.

A resposta principal às suas dificuldades em perceber tem um nome INCOMPETÊNCIA.

Mas há mais muito mais a suportar a destituição.

Mas por onde tem andado? Que tal dar uma vista de olhos ao nº de funcionários, nº de sócios e assistências, nºs dos relatório e contas, análise aos absurdos orçamentos e suas execuções, colagem ao BENFICA, falta de respeito e defesa dos sócios e do clube, falta de ambição, de aposta em jovens da formação em detrimento de "camiões" de estrangeiros de valia duvidosa, Mit´s Penhas, defesa do nome correto do clube VITORIA SPORT CLUBE...

...
...

O Sr. tem certeza que tem estado por cá?

Amadeu disse...

E quanto aos barões que são necessários substituir, refere-se ao Engenheiro da Construção Civil e ao Director-Geral de Linha de Massa para Pão?

José Miguel S. disse...

Esta é a direcção do meu clube, do meu Vitória, e apesar de não ser um grande modelo de gestão, -é certo- é com ele que tenho de viver, pelo menos até ás próximas eleições.
Tivemos um arranque de época verdadeiramente dramático, como á muito tempo não se via, desde At.Madrid, etc. etc...
Podiamos ter feito melhor, claro que sim, mas foi o que saiu.
Portanto, como ninguém matou ninguem...Viva o meu Vitória!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Eu creio que niniguém é coagido a apoiar ou criticar qualquer direcção. Faz parte da vida associativa das colectividades existirem apoiantes e criticos. E ainda bem que assim é.
Caro Anónimo:
O Vitória tem adeptos exigentes é verdade. E de alguma forma traumatizados com dez anos de instabilidade quase permanente.
Creio que a melhor solução para qualquer presidente é falar verdade,olhos nos olhos, e ser claro com os sócios.
Eles assim saberão compreender as dificuldades. E os caminhos para delas sair.
Caro Sonho Vitoriano:
Defendo que as votações de braço no ar numa questão tão melindrosa como uma moção de censura devem ser por voto secreto.
Veja bem o que se passou o ano passado na votação do relatório e contas...
Quanto ao resto agradeço as suas palavras. Não as esquecerei.
Caro Fábio Silva:
120 parece-me uma número adequado. E o facto de nunca ter sido utilizado esse artigo dos estatutos prova que não há necessidade de mexer nele. Quanto ao futuro creio que o Vitória tem uma riqueza associativa que não faz temer qualquer tipo de "vazios".
Caro Sérgio Ferreira:
Nem vale a pena perdermos tempo com esse comunicado. Representa quem o assina e pouco mais.
Quanto ao resto é óbvio que se forem recolhidas 120 assinaturas em condições de requererem a AG ela deve ser marcada de imediato.
CAro Luis Maia:
Não faço ideia quem assinou a petição. Foi o primeiro proponente e mais 119 que até podem ser todos "emblemas de prata e ouro".
Mas isso não interessa. Os estatutos falam em 120 sócios com as quotas em dia e mais de um ano de filiação associativa.
É perante isso que a Mesa da AG tem de actuar.
Caro Afonso:
Não há sócios de priemeira,segunda ou terceira.
Há sócios.
Se tiveram as quotas em dia e mais de um ano de filiação associativa 12o podem pedir uma AG.
Parágrafo.
Caro JRV:
É evidente que há decisões da direcção que merecem critica dos sócios.
Se isso justifica ou não a destituição é algo sobre o qual cada um de nós terá a sua opinião.
Marcando-se a tal AG extraordinária será a oportunidade de decidir de que lado está a maioria dos sócios.
Caro Amadeu:
Citou algumas das decisões e atitudes da actual direcção que são passíveis de censura por parte dos sócios.
Outras haverá.
E naturalmente que a direcção também terá as suas justificações a apresentar para que a massa associativa possa ajuizar devidamente informada.
Por isso entendo que a AG extraordinária não encerra nenhum drama nem justifica o catastrofismo que alguns apregoam.
Debata-se,discuta-se,esclkareça-se. Depois os sócios saberão decidir.
Penso que é preferível a este ambiente de "paz podre" que se vive no clube.
Caro José Miguel:
è uma opinião.

Anónimo disse...

O principal proponente da nova AG, é um empresário de futebol.

Já me cheira que é algum ressabiado por não ter feito algum negócio com o Vitória

jose machado disse...

Caro Luis Cirilo

Um dos aspectos negativos que nos trazem as novas tecnologias é tirarnos da realidade.
Começo por dizer que não votei em EMS e sou crítico da sua gestão,mas daí a distituir uma direcção só por que estamos contra, é uma anedota. Então e a democracia no meio disto tudo aonde é que fica?
Tranportado para a política,cada vez que um governo fosse eleito passado 15 dias era distituido pela oposição.A destituição de orgãos sociais é uma bomba atómica que deve ser utilizada só em situações muito graves o que não é claramente o caso.A haver AG para destituição os proponentes irão ter um resultado vexatório. Os blogs iludem........

M/Cumprimentos
j.m. machado

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
De facto assim é. Mas esse é apenas o primeiro proponente. Há,no inimo,mais 119.
Caro J.M.Machado:
Estou de acordo com a sua posição que me parece sensata.
Só factos muito graves justificam que seja usada a tal "bomba atómica".
Do meu ponto de vista, e embora discordando de muitos aspectos da gestão do clube,tenho dificuldade em considerar que o recurso à destituição seja justificável.
Mas admito que os proponentes tenham outra ideia e porventura conhecimento de factos que eu desconheço.
O que me parece é que estando prevista uma assembleia geral para o dia 28, na qual vai ser apresentado o relatório e contas,seria pelo menos sensato esperar por essa AG antes de avançar com o pedido da AG extraordinária.
Mas é apenas a minha opinião.

LP disse...

Os sócios podem sempre não aprovar o relatório da AG do dia 28...

luis cirilo disse...

Caro LP:
Pois podem.
E não seria a primeira vez