segunda-feira, maio 23, 2011

Um Campeão

A propósito do jogo de ontem, sobre o qual escreverei mais detalhadamente noutra oportunidade, gostava apenas de deixar aqui algumas linhas sobre o Nilson.
Que com todo o respeito pelos outros, que vestem a nossa camisola, considero o único ao nível de enfileirar com os grandes jogadores da nossa História.
Ontem sofreu seis golos numa final da Taça de Portugal.
Marca invulgar e que não deixa boas recordações a ninguém a começar pelo próprio.
Isto a terminar uma época em que foi muitas vezes (como aliás em épocas anteriores) o melhor jogador da equipa.
Nos seis golos de ontem importa dizer o seguinte:
No primeiro não tem culpa nenhuma.
No segundo não tem sorte.
No terceiro faltou-lhe a protecção da defesa incapaz de aliviar a bola que o jogador do Porto empurrou para a baliza.
No quarto, o incrível canto directo,tem grandes responsabilidades mas não se pode esquecer que faltava alguém ao primeiro poste.
No quinto e sexto nada podia fazer perante adversários isolados.
Ou seja em seis golos é culpado num.
Pudesse o resto da equipa dizer o mesmo.
E por isso quero aqui reafirmar o meu enorme apreço por este excelente guarda redes. Que continuo a considerar o melhor do campeonato.
E nada mudaria na minha opinião mesmo que fosse responsável pelos seis.
Uma má tarde a qualquer um acontece.
E com Nilson, apesar de uma exibição algo irregular, nem foi isso que aconteceu.
Apenas não conseguiu os milagres que noutras ocasiões tem disfarçado insuficiências de várias espécies.
E de vários responsáveis também.
E sejamos claros: Ele é um campeão.
Como jogador e como vitoriano.
E é de uma tremenda ingratidão esquecer isso por um momento que seja...
Depois Falamos

31 comentários:

Ricardo Campos disse...

internacional do burkina faso? LOLO

sempre achei o redes Vitoriano fraco, acho que fala muito, gesticula muito, mas nas alturas necessárias falha muitas vezes.

o Vitoria precisa de reformular a equipa... q tal ir buscar o Rego ao beira-mar?

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Deve estar a confundir com o Helton!

Ricardo Campos disse...

o helton tb é fraco! mas consegue ser melhor que o internacional do burkina faso.

eu só vi 3 grandes guarda redes em portugal, michele preud home, mlynarzick e vitor baía. não coloco neste lista o shemeichel pois veio no fim de vida profissional para cá.

agora o Vitoria com o dinheiro q fez com o bebé podia comprar o gotardi, o Diego ou o rego como eu já referi.

acredito q para as aspirações dos vitorianos o nilson sirva, agora as equipas vencedoras querem sempre os melhores.

Anónimo disse...

a culpa de não estar ninguem no primeiro poste é dele!

Joao Gomes disse...

é um bcado dificil confundir o nilson com o helton, afinal a diferença de qualidade é bem acentuada

Nuno Leal disse...

Caro Luís, lamento sinceramente que ainda não tenha sido desta vez que tenham conquistado a tão almejada Taça de Portugal - o Vitória já merece uma - mas a realidade é que este FC Porto é de outra galáxia. Como o provou ontem novamente.
Já quanto ao Nilson, de facto foi atropelado sem ver por quem, tamanha a avalancha de jogadores que lhe surgiam pela frente, a culpa foi claramente da defesa e não dele. Com excepção da "maldade" que o Hulk fez ao marcar o canto directo...
Por último, o Ricardo não está a confundir com o Helton que fez este ano uma época fantástica, talvez ao nível da primeira dele no FC Porto que lhe valeu mandar o Vitor Baia para o banco e a chamada à selecção do Brasil. O Helton é, a par com o Nilson, o melhor guarda-redes estrangeiro em Portugal, desde que não leve o violão para o campo...

Palmira disse...

O Nilson?! Fraco?!
Se não fosse ele, nem na primeira metade da tabela ficaríamos …

O Vitória precisa de reformular, principalmente, quem reformula a equipa … isso sim!

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Esta história do Burkina Faso é lamentável mas não diminui o Nilson. Que é,para mim,o melhor do campeonato.
Quanto aos grandes guarda redes,concordando com os três que cita e incluindo o Schemeichel que foi campeão no Sporting,há vários outros a merecerem estar nessa lista. O Damas e o Bento por exemplo. Mas há outros.
Quanto aos que refere como possiveis para o Vitória são claramente inferiores ao Nilson.
CAro Anónimo:
Isso é outra questão. Porque estava o Alex que saiu e deu indicação a um colega para ir para lá. E o colega não foi.
CAro Joao Gomes:
É o que eu acho. Mas os portistas acham que o Helton é tão bom como o Nilson. E não é!
Caro Nuno:
A grande expplicação para a derrota é,de facto,o FCP ser muito forte.
Para a dimensão da derrota é que existirão outras explicações. Que não retiram mérito ao Porto.
Quanto ao Helton é um bom guarda redes,sem duvida, mas eu não trocava o Nilson por ele.
E mais:acho que o FCP precisa de um guarda redes de outro nível.
Como Vitor Baia ou Mlynarzick.
Cara Palmira:
Inteiramente de acordo.
E reformulação rápida.

Ricardo Campos disse...

Caro Nuno Silva Leal e CAro Luis Cirilo:

o helton não é um grande redes dê por onde der.. ele este ano esteve bem, mas lembrem-se dos patos que ele nas épocas passada mamou, não é que seja nenhum Roberto, mas tb não é um mlynarzik ou um preuh home ou baia.
o FC PORTO remedeia com o helton! quem me dera que fossem a buscar o Gotardi.
o Nilson está a ser "endeusado" em Guimarães, ele é esforçado e deve ser um grande profissional, mas não passa de um redes médio.

se me for permitida a comparação, dizer que o Nilson é bom redes é a mesma coisa que eu dizer q o mariano González é craque...

Anónimo disse...

Tenho a mesma opinião. Ontem Nilson errou, teve um mau dia. Mas é um fantástico guarda-redes e que além disso é um grande profissional. Tem garra, é um jogador à Vitória!
Foi pena ter talvez o seu pior jogo ao serviço do nosso clube naquele que foi o jogo mais importante. Mas o futebol tem disto. É daqueles jogadores que ficam na nossa memória. Um exemplo.

Anónimo disse...

Oh Ricardo Campos ou não percebes nada de futebol, ou então estás completamente fora do que se passa...

Anónimo disse...

Ora aqui está um excelente exemplo de alguém que merece louvores. Nilson é excelente e a ele devemos muito. Esteve mal no jamor mas raramente falha. Estou certo que é dos que menos falha em Portugal. Pena é que tenha a idade que tem e que esteja a acabar a carreira. Precisávamos mais dele que ele de nós. Tirando a final e o jogo do nacional gostava muito que o Sr. Ricardo campos me dissesse onde é que ele falha muito. É que para quem fala muito deve de certeza lembrar-se das falhas do Nilson. Sendo assim tantas deve ser fácil para si enumerar algumas. De facto os guarda redes que fala foram todos muito grandes e excelentes mas repare bem que apesar da brilhante carreira do baía os frangos que ele deu são impensáveis e de calibre difícil de superar. Vou lembrar-lhe dois: um na selecção e outro no barcelona muito parecidos. Conseguiu nos dois meter a bola na baliza, por baixo das pernas, vinda da linha lateral quando pela trajectória da bola ela nem perto da linha de golo passaria. Se quiser mais alguns diga que arranja-se. Deixou o baía de ser quem era? Não? Deixou de ter uma carreira brilhante por causa disso? Não? E olhe que a carreira no barcelona não foi famosa tendo até sido empurrado para o banco e apressada a saída de lá em virtude das más exibições que foi acumulando. Por isso meu amigo a sua opinião vale o que vale mas não me parece que tenha grande queda para a coisa, até porque, e agora também é a minha opinião, antes do rego, do gottardi ou do diego, há o bracalli, o moreira, o beto, etc. Para nós antes de todos eles e depois de todos eles há o Nilson. Pode ser? Espero que não se importe.

Abraço grande
Vitória sempre

Jorge Nuno Folhadela

Anónimo disse...

Mas o Nilson esteve ontem no Jamor ?

O n/guarda redes e Edgar contribuiram, e muito, para esta derrota humilhante. Bolas na pequena área são do g/r que andou a apanhar bonés. O homem golo, falhou um penalti e a jogada em que apareceu isolado. O Porto de ontem esteve perfeitamente ao alcance do Vitória.
Do Vitória safou-se,e em grande, os s/adeptos principalmente os que ficaram até final. Mas compreendo os que abandonaram o estádio mais cedo.
Uma vergonha a prestação da equipa, a exibição de alguns jogadores e algumas opções da equipa técnica.
Muita coisa tem de mudar nesta Vitória.

Nuno Leal disse...

Sem dúvidas, Luis, concordo em absoluto que o FCP necessita de um guarda redes de nível superior, mas infelizmente eles não abundam nem são baratos. E o Helton desempenha no FCP um papel muito semelhante ao Nilson no Vitória: é fundamental a unir o balneário, é um líder em campo e acima de tudo fora do campo.
E por vezes, com intervenções fantásticas, galvanizam a equipa: estou a lembrar do Helton contra o Braga, ao defender aquela bola do Mossóro, como tu te deves lembrar de umas poucas esta época do Nilson que muito ajudaram a equipa nesse momento.
Não sendo os guarda redes que gostariamos que fossem, são dos melhores que podemos ter na equipa. Quem dera, por exemplo, aos benfiquistas, terem algo de parecido...

Alfredo disse...

Amigo Luis Cirilo eu concordo plenamente da sua opinião e vou mais longe . . .se todos os profissionais tivessem o amor ao nosso club como tem o GRANDE NILSON não era preciso hoje estarmos aqui a opinar sobre este GRANDE HOMEM . . .Por mim o nilson pode ficar aqui neste club até a idade não o deixar continuar como futebolista . . .mas pode ser um estilo NENO se é que me entende!Saudações desportivas pars todos os adeptos que gostam do nosso VITÓRIA de GUIMARÂES

Joao Gomes disse...

quando referia que não se devia confundir o nilson com o helton tamanha é a diferença de qualidade, referia como é obvio a superioridade do gr portista!!

ao ler estes comentários fico pasmado com tamanha falta de visão e clubite. atenção, o nilson não é fraco, é normal, mediano, é daqueles gr que não são muito dificeis de encontrar (claro que o benfica não tem olhos para isso)

agora estarem aqui a comparar com o helton! não há um aspecto de jogo em que o hélton não seja superior a léguas ao nilson

Anónimo disse...

O Nilson é bom guarda-redes, mas ontem esteve muito mal, muito mal mesmo...

Mas também não é "isso tudo" que estão para aqui a fazer dele, o Nilson criou uma imagem, muito a custa de ser um "puxa-saco", então esta época nem se fala...

Ricardo Campos disse...

Nilson campeão?
de quê?
o vitoria foi campeão da segunda liga???

Ricardo Campos disse...

é bom ver q existem adeptos em Guimarães a apoiar o Vitoria...
mas têm de ser mais isentos.
o Vitoria é uma equipa que ainda á pouco tempo militava na segundona, tudo bem que não decresceu no numero de adeptos, salvo erro manteve o nº de espectadores no estadio, mas não deixa de ser uma equipa do meio da tabela para baixo.
para lembrar a pequenês do Vitoria, ou dos seus dirigentes, tinham o bebé contratado e decidiram logo vender sem que ele fizesse um jogo oficial pelo vitoria e não contrataram ninguém para o lugar dele do mesmo gabarito.
o vitoria ainda é um clube que vive dos restos dos grandes.
sei que vou ser já bombardeado com insultos, mas esta é a a triste realidade vitoriana.

Ricardo Campos disse...

Por ultimo Sr Luís Cirilo:

A grandeza do Vitoria deveria passar também pelo reconhecimento da grandeza dos adversarios.
Por muito que custe aos vitorianos e a si, tem de reconhecer que o braga tem um grande presidente,um bom projecto de gestão e tem obtido resultados que quem dera ao Vitoria os ter... em compensação você é 1000 vezes mais competente nos comentarios do porto canal, do que o senhor bracarense q lá está.

lourenço lima disse...

Nilson será sempre um grande Guarda-Redes, um dos melhores que por cá passaram. Infelizmente para nós esteve muito inseguro nesta última partida contra os "andrades". Esteve muito mal no golo marcado pelo Hulk de canto directo. E aí não se compreende porque não estava nenhum jogador vitoriano junto ao poste esquerdo. Julgo que esteve mal também no sexto golo, pois o cruzamento de Hulk sobrevoou a pequena área e aí costuma ser a zona do guarda-redes.
Mas não foi pelo Nilson que fomos copiosamente derrotados. Fomos derrotados porque não temos estofo para estas andanças, tal como disse o Vice-presidente do Vitória Paulo Pereira á comunicação social. Eu digo não temos estofo, porque estes senhores estão no Vitória para fazer negociatas e não construir planteis capazes de ombrear com os melhores de Portugal. Por outro lado não se compreende como uma equipa como o Vitória (sem estofo, como diz o Paulo Pereira) entra em campo com uma equipa virada para o ataque, com Rui Miguel, Faouzi, Targino e Edgar, dixando as despezas defensivas do meio-campo para Cléber e Renan, que jogaram a a dez á hora, erraram passes atrás de passes, não conseguiram sequer fazer recuperações de bola e muito menos travar o meio-campo portista. Estes dois jogadorzecos uma vez mais demonstraram não ter capacidade para jogar no Vitória. E prova disso é que Manuel Machado fez entrar na segunda parte o João Alves para dar um pouco de estabilidade aquele meio-campo.
Voltando ao Nilson e para responder a alguém que diz aqui que ele é um puxa saco, devo-lhe dizer que se conhecesse minimamente o atleta e a pessoa, não diria termenda parvoice. O Nilson impôs-se neste clube por mérito próprio. Trabalhou e trabalha muito para ser o nº 1 do nosso clube. Logo após a sua chegada a Guimarães o Nilson passou muitas dificuldades de adaptação, algumas provocadas pelos próprios adeptos. Foram muitos e muitos jogos aqueles em que este Magnifico atleta teve de viver com um fantasma chamado Jerome Palatsi ( O adorado das claques). E só após a grande exibição na Luz, eliminando o Benfica da Taça de Portugal, esses mesmos adeptos acreditaram nas grandes pontencialidades do Nilson. Foi a partir deste jogo que Nilson conquistou a admiração desses adeptos. Por outro lado Nilson é um atleta que vive o clube. É frequente o ver a assistir aos jogos de Voleibol do Vitória. Esteve presente em quase todas as finais em que a equipa sénior masculina participou. Da mesma forma que NENO é uma referencia no nosso clube, Nilson também o poderá ser no futuro. A esse senhor conviduo a assistir um dia a um treino do nosso clube e veja quem é o atleta do Vitória mais requesitado pelas crianças.

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Se visse o Nilson jogar com regularidade em vez de duas vezes por ano (este ano três) teria opinião diferente.
Caro Ultra:
Eu nem acho que tivesse feito um mau jogo. Apenas não esteve naquelkes dias em que para tudo.
Caro Jorge Folhadela:
A idade do Nilson só preocupa porque tem poucos anos para jogar. Porque de resto está numa grande fase da carreira. Todos os grandes guarda redes ,como os que cita ,tem dias maus. Só que como são rarissimos nota-se mais. Foi o caso relativo do Nilson que em seis golos teve culpa num!
Caro Anónimo:
Concordo que aquele FCP estava ao nosso alcance se tivessemos feito por isso. Mas não fizemos.
Caro Nuno:
De acordo.
O Helton é um excelente guarda redes tal como o Nilson. São seguramente os dois melhores do campeonato.
CAro Alfredo:
Eu também defendo que o Nilson deve terminar no Vitória como jogador e depois continuar noutras funções.
Caro Joao Gomes:
Que engraçado.
Eu acho que o Nilson é melhor e isso é clubite.
Voc~e acha que é o Helton e isso é lei da república está-se mesmo a ver.
Pois fiquem com o Helton que nós ficamos com o Nilson.
E bem contentes.
Caro Anónimo:
Não sei a que se refere ao dizer que o Nilson é um puxa saco. Só se for por ele quando treina ás vezes leva o saco das bolas.
Caro Aurélio:
Felizmente nunca fomos campeões da 2ª liga. O Nilson é um campeão na atitude,na classe e no profissionalismo.
Quanto á realidade vitoriana vê-sae mesmo que ou a ignora ou está de má fé.
O Vitória nos ultimos 50 anos esteve um ano na II liga. Aumentou o numero de sócios, de lugares anuais, a média de assistências. Nessa matéria manteve-se como o quarto clube de Portugal.
Sabe,caro Aurélio,tenho imensa pena que muitos portistas sejam absolutamente incapazes de saberem ganhar.
E nisso se constroi,em boa parte, a grandeza de uma instituição.
Quanto ao Braga não sou cego nem tolo.
Tem feito nestes ultimos anos um bom trabalho e por isso estão no patamar em que estão.
Mas a comparação histórica continua a ser-nos largamente favorável.
Caro Lourenço:
Quanto ao Nilson estamos inteiramente de acordo.
É uma grande referência do Vitória.
Quanto ás declarações(milagre...) de Paulo Pereira devo dizer apenas que maior falta de estofo não está na equipa nem no trienador.
Está noutro patamar.

Anónimo disse...

Desapaixonemo-nos, caros conterrâneos vitorianos...! O
amor só existe na razão directa do seu êxito. Quantas namoradas passaram na nossa juventude, até que viemos a casar com aquela à primeira vista menos simpática?! Quereis ídolos? No futebol as namoradas são todas prostitutas, caros conterrâneos vitorianos... Muito bonitas, mas não sabem sequer arrumar a loiça do barreleiro. Olhai: o Nilson é um bom guarda-redes - sim senhor - mas discordo de quem já aqui o quer pôr a substituir o Neno, quando o Neno conquistou um lugar cómodo, onde fará o que pode, mas nada mais pode do que cantar, assim como o Helton da viola tocar. Toca a correr com a ideia da estabilidade no balneário por parte de a) ou b)... Não é verdade que tínhamos o Moreno como homem capaz de pôr ordem na "canzoada" de pretos e mestiços e, afinal, o Milo vendeu-o para fora, pois deu dinheiro... quis lá saber do balneário?! Seguiu-se o Flávio
Meireles e, então, que melhorou no balneário? Nada. Virá, agora, o Nilson? Coitado dele, não. Coitados de nós. Desapaixonemo-nos, caros conterrâneos vitorianos. Temos todo o direito a "mulheres" sérias, desde o presidente Milo ao treinador da lipoaspiração... e a acabar em certos jogadores. Não se fez história, no domingo, nem nunca se fará, com paixões dúbias!

Anónimo disse...

o que vejo aqui em certos comentarios da para mostrar cumo esta o futebol portugues... cumo e possivel compararem o nilson ao rego... o nilson e um dos emblemas do nosso clube... um guarda redes da pontos a sua equipa e o nilson ao longo do seu percurso no vitoria deu nos muitos e muitos pontos... vamos meu vitoria, vamos campeao... em todos os estadios, em qualquer lugar sou do vitoria ate murrer... NILSON numero 1 em qualquer lugar... melhor guarda redes actuar em portugal... força nilson

João Carvalho disse...

O Nilson teve uma tarde infeliz que em nada apaga vários anos de dedicação e grande profissionalismo ao serviço do Vitória. Aquele quarto golo é de facto dificil de engolir, o Nilson esteve mal, Mas foi uma sucessão de azares. O Alex saiu do poste e alertou um companheiro para ocupar o lugar, o companheiro era o Edgar que... escorregou não chegando á bola!!! A quem é fraco tudo acontece! E depois o Nilson, de facto, abriu a capoeira. Mas continua a ser, a meu ver, a par do Artur o melhor Guarda-redes do campeonato.
Qyanto ao Helton, confesso que nunca gostei muito. Reconheço qualidades, sobretudo ao nivel de liderança, mas tecnicamente nem o acho superior ao Beto que fez algumas grandes defesas no jamor.

Anónimo disse...

Eu tenho grande apreço pelo Nilson, mas não posso dizer que é um grande guarda redes.
Por uma razão óbvia e inquestionável: na hora da verdade falha, e na final da Taça falhou.
Como falhou vezes sem conta na época da descida. Demasiadas vezes.
O que define os bons guarda redes é exactamente isso, podem andar jornadas atrás de jornadas sem fazerem uma defesa, mas quando são chamados não falham.
Concordo que o Nilson fez uma grande época, como vai fazer outras seguramente. Mas se for chamado a mais um jogo de alta pressão, e espero que sim, infelizmente o mais provável é falhar novamente.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não partilho da sua opinião.
O futebol também se faz de afectos e emoções. E de lideranças.
Bem como de exemplos.
E acho que o Nilson preenche muitos desses requisitos para além das qualidades próprias para a função que desempenha.
Tal como o Flávio e o Moreno que são dois grandes vitorianos.
Caro Anónimo:
Há afirmações que resultam de opinião formada. Outras de ignorância. Outras ainda da vontade de "pegar" com os vitorianos no rescaldo de uma derrota pesada.É evidente que o Nilson é um grande guarda redes. Para mim e para si, e para muitos mais,o melhor do campeonato.
CAro João:
É como dizes.
E concordo que o Artur Morais é um grande guarda redes que forma com o Nilson e o Helton o pódio dos melhores da Liga.
Caro Anónimo:
Não concordo.
Falhar num golo em seis não macula um guarda redes que tantas vezes tem valido pontos.
Nem aceito que se diga que falha sobre pressão. Algumas das suas melhores exibições foram em jogos de elevado grau de dificuldade.
Quaqnto á época de descida tivessem todos falhado como ele que nunca tinhamos descido.
Sabe,eu tenho gosto em dizer que um jogador do Vitória é o melhor do campeonato na sua posição. Porque acredito nisso.

Joao Gomes disse...

o problema é que eu, como você também fico com o nilson e infelizmente!

luis cirilo disse...

Caro Joao Gomes:
Eu (Vitória) fico com o Nilson e bem satisfeito por isso.
Como naturalmente os portistas devem estar satisfeitos com o Helton

Anónimo disse...

para quando uma análise sua ao que foi a época do Vitória e mais, ao estado em que este se encontra?
fico à espera

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Já não vai esperar muito