quinta-feira, maio 19, 2011

E Depois do Jamor ?


Escrevi este artigo para a edição de hoje do jornal "Povo de Guimarães".

O Vitória e Guimarães, duas realidades completamente indissociáveis, vivem com enorme expectativa esta semana que antecede o regresso ao Jamor vinte e três anos depois de lá termos disputado a ultima final da Taça de Portugal.
É preciso conhecer Guimarães e perceber os vitorianos para se ficar completamente capacitado do que significa esta possibilidade de o Vitória, pela primeira vez na sua História, vencer a segunda competição do panorama futebolístico nacional.
Porque reinvindicando, com alguma legitimidade, o estatuto de quarto clube português a verdade é que todos sentimos que no nosso palmarés faltam os títulos que dêem mais força a essa reivindicação.
Clubes que sabemos menores que o nosso, como Belenenses ou Boavista, já foram campeões nacionais.
Outros, cuja dimensão não é comparável com a nossa (Braga, Amadora, Beira Mar, Leixões, Setúbal, Académica), já venceram a Taça de Portugal e por força disso tem um palmarés efectivo superior ao nosso.
Que apenas conta com uma supertaça.
E isso, ano após ano, gera um crescente sentimento de insatisfação entre os vitorianos.
Porque já fomos a quatro finais e delas voltamos vencidos.
Mas nada convencidos como em 1976 em que só a arbitragem do famigerado António Garrido nos roubou um troféu que dentro do terreno merecemos amplamente vencer.
A verdade é que de vitórias morais está o futebol português, e o vitoriano em particular, completamente cheio e essas não contam para o palmarés dos clubes.
Importa, pois, que no próximo domingo o Vitória dentro do campo saiba corresponder ao Vitória das bancadas e através de uma exibição perfeita (ou quase) consiga trazer para a sala de troféus “Edmur” a primeira taça do nosso historial.
Porque o futuro não acaba no Jamor/2001.
Apenas começa.
E é precisamente esse futuro que importa debater.
Que Vitória podem os vitorianos e os vimaranenses esperar para lá do Jamor?
Na vertente desportiva, financeira, patrimonial.
Começando pela desportiva.
No futebol qual será a politica seguida?
Apostar na formação, contratar criteriosamente em Portugal nos vários escalões, ou continuar a importar brasileiros e outros sem que se perceba qual o critério ou a utilidade de muitos deles.
Enveredar decididamente por uma equipa B (que tão bons resultados tem dado no voleibol!), ou no mínimo apostar num clube satélite, para que a rodagem dos jovens subidos da formação seja uniforme e criteriosa ou continuar a espalhá-los por vários clubes de escalões de duvidoso interesse.
Construir uma equipa que garanta um trajecto ascensional para os próximos anos ou continuar nesta instabilidade classificativa que não prestigia o clube e desmotiva os sócios e adeptos?
E nas modalidades que tão bons resultados e troféus tem dado ao clube qual a politica?
Assumir que basquetebol e voleibol são opções estratégicas de afirmação do clube, e para isso precisam de ganhar, ou desinvestir e condená-las a uma falta de ambição que a prazo as destruirá?
É importante perceber-se qual o pensamento estratégico/desportivo de quem manda.
Financeiramente, e essa é uma área critica, qual vai ser o nosso futuro?
Vamos continuar de “calças na mão”, como nesta época em que apesar de encaixarmos cerca de dez milhões de euros (o maior encaixe de sempre) nos vimos obrigados a vender um jogador em Fevereiro para pagar salários, ou há uma estratégia financeira que não condicione o clube a viver debaixo das obrigações ditadas pelo passivo?
E patrimonialmente qual a opção?
Manter o complexo tal como está ou cumprir a promessa de construção de um centro de treino que permita outras condições de trabalho ao futebol profissional e maior desafogo á formação?
Muitas outras questões que tem a ver com o futuro poderiam ser colocadas.
Nomeadamente sobre modelo de gestão, profissionalização de dirigentes, relacionamento com o município, ligação á comunidade, papel no futebol português.
Mas estas atrás colocadas parecem-me especialmente importantes.
Para que o futuro comece no Jamor!

P.S. Domingo, ao entrar no Jamor, vou lembrar certamente quatro vitorianos com quem muito apreendi sobre o nosso clube.
Custódio Garcia, Lourenço Alves Pinto, Jorge Folhadela e Hélder Rocha.
Lá onde estão, estarão seguramente a torcer por uma vitória que também será deles.

20 comentários:

Ricardo Campos disse...

o FCP conseguiu ganhar ontem a liga europa, deu para poupar alguns jogadores, agora segue-se a amante ou ex amante dos lampiões...
podem até ganhar ao FCP, mas o mai certo é q sejam cilindrados.

nuno disse...

Muito bom o seu texto. Aurélio o resultado só no fim...

Rui Silva disse...

Aurelio Estorninho, agradecemos a atenção. Não somos a amante ou ex-amante dos lampiões. Da mesma forma, não trabalhamos nas casas do Sr. Reinaldo Teles, o seu patrão.

No Domingo que seja um bom jogo, e que ganhe o Vitória é o que desejo.

Rui Silva disse...

Aurelio Estorninho, agradecemos a atenção. Não somos a amante ou ex-amante dos lampiões. Da mesma forma, não trabalhamos nas casas do Sr. Reinaldo Teles, o seu patrão.

No Domingo que seja um bom jogo, e que ganhe o Vitória é o que desejo.

The Blue Factory of Dreams disse...

Vão entrar lá como súbditos dos gordos lisboetas aos quais se vergaram e sair de lá com o mesmo estatuto, enquanto tiverem gente dessa a fazer disso pelo clube que quer ser uma coisa que não é, que futuro esperam?

Tanto quiseram ir ao Jamor, símbolo do centralismo, sem qualquer condição para ninguém.

Os Laurentinos e Madaís estã convosco.

O que é preciso é gente que se continue a vergar...

Anónimo disse...

Boas Dr.:

Antes de mais devo agradecer-lhe os elogios que mais uma vez faz ao meu falecido pai. É com muita saudade que o recordo e sei que, esteja onde estiver, estará com um sorriso nos lábios a assistir a esta final. Por ele, por todos os outros, por nós próprios era óptimo trazermos o caneco para casa. Quanto a tudo o resto a que se refere no artigo, concordo plenamente com as suas palavras e espero que o futuro seja bem melhor que este presente. Que esse futuro melhor comece já no Domingo.

p.s.: Quanto à passarada que muito chilreia por aí veremos se a fisgada não lhes sai ao contrário. Quanto a amantes e ex-amantes bateram à porta errada. O melro que manda na gaiola deles é que é o expert na matéria.

Abraço grande
Encontramo-nos em Oeiras ou pelo caminho.

Jorge Nuno Folhadela

Ricardo Campos disse...

até parece q é mentira q o Vitoria andou de calças arreadas perante o benfas, foram durantes uns tempos os paus mandados do vieira, claro de pois ficaram sem o sereno.

Já o disse q a minha taça foi ganha na luz, este titulo para mim já estava fora do baralho, contudo dá-me sempre prazer ver o meu clube a aniquilar os paus mandados dos vermelhos.
E ainda se dizem vocês os conquistadores... andam debaixo do jugo benfiquista como carneiros de volta da vara do Pastor.

p.s. saúdo o Sr Luís Cirillo que é um grande Vitoriano e nunca se ajoelhou perante o benfica nem outro qualquer clube. a si desejo-lhe um bom jogo.

luis cirilo disse...

Caro Aurélio:
Definitivamente não conhece o Vitória nem os vitorianos.
Caro Nuno:
Obrigado. Deixe-os atirar os foguetes porque as canas vão cair em algum lado...
Caro Rui Silva:
De facto o Aurélio Estorninho não conhece o Vitória. Pode ser que domingo no Jamor fique a conhecer melhor.
Caro Blue Factory:
Não confunda os vitorianos com algumas pessoas que estão no clube.
QUanto ao Jamor estou á vontade. Disse em vários sitios que discordo da final naquele estádio por razões de segurança,conforto e higiene. Não por razões politicas ou de regionalismo exacerbado..
Caro Jorge Folhadela:
Trazermos a Taça será uma forma de homenagearmos gerações de vitorianos que sonharam com esta vitória mas que a lei do tempo e da vida impossibilitou de estarem presentes.
Estou convicto que podemos ganhar.
Quanto aos festejos antecipados dos portistas...espero que sejam os unicos festejos quanto a este troféu.

luis cirilo disse...

Caro Aurélio:
Ninguém lamenta mais do que eu os protocolos estabelecidos entre a direcção do Vitória e o Benfica.
Bem como aquela desgraçada aliança junto da Uefa que só nos prejudicou.
Numa guerra que não era,nem tinha de ser, nossa.
Mas isso são actos imputáveis á direcção do clube eleita por 62% dos sócios.
Eu fiz parte da lista alternativa com a qual o caminho seria certamente outro.
Agora acredito que a esmagadora maioria dos vitorianos não se revê em alianças desse género com outros clubes e defende que o Vitória deve seguir um caminho próprio.
Quanto ao resto agradeço as suas palavras.
De facto para mim o Vitória é um valor único que defendo como posso e sei.

Luis Melo disse...

Este é mais um excelente texto do Luís Cirilo. A sua paixão pelo Vitória não o cega no entanto, e fá-lo escrever e pensar com bom senso e inteligência. Não pode é faltar nunca a "farpa" no SC Braga.. hehe.. o que é compreensível dada a rivalidade. Se puder estarei no Jamor no domingo, e se Deus quiser (e os técnicos e atletas forem capazes) festejarei mais um título do FC Porto. No entanto ficarei, sinceramente, satisfeito caso o Vitória SC vença. Por todas as razões que o Luís enumera, e mais uma: é outro clube do Norte a preencher a galeria dos maiores de Portugal.

Orlando disse...

Sr. Blue Factory: como já deve ter percebido pelos vários comentários que por aqui vão aparecendo, nós - os sócios do vitória - nunca concordamos com esta aliança ao Benfica, basta para isso, estar atento ao desenrolar dos acontecimentos vitorianos, para facilmente perceber, tal como, o Sr. o saberá.
Também não vejo autoridade moral nesta mesma critica, quando está à vista a SANTA ALIANÇA do Porto com o Braga, ou será que não a conhece?
Mas vejo com agrado, que no fundo, também o Sr. tem uma simpatia por nós Vitorianos, e que como portista que é, ficou indignado com este acordo, assim como, também nós ficamos.
Abraço

Ricardo Campos disse...

Caro Luis Cirilo:

sabe que gosto de o ouvir e ver no Porto Canal, sabe que o prefiro ouvir a si do que o sujeito do meu clube, mas no domingo o coração bate mais forte e quero que o meu Porto ganhe...
que seja um bom jogo.
abraço

luis cirilo disse...

Caro Luis Melo:
Acho que todos podemos ser apaixonados pelos nossos clubes sem perder a racionalidade.
E daí que vá para o Jamor com a legitima esperança de ver o Vitória vencer a primeira Taça ( o FCP já tem muitas...)da sua história mas sabendo que terá pela frente o pior adversário para o conseguir.
A ver vamos...
Caro Orlando:
É isso que tento explicar a amigos de outros clubes. Os sócios e adeptos do Vitória nunca aprovaram nenhum tipo de aliança com o SLB.
Simplesmente foi uma opção,errada,da actual direcção.
Isso não nos transformará nunca em benfiquistas.
Caro Ricardo:
Isso é natural. Cada um defend eo seu clube. TAmbém espero que seja um bom jogo e ganho pelo Vitória.
Mas sem casos nem desordens.

The Blue Factory of Dreams disse...

Caro Orlando,

não tenho simpatia, tenho respeito, mas por algo que penso que ou já existe residualmente ou está mesmo em vias de extinção por Guimarães.

Se a maioria não concorda, como permitiram tudo o que foi feito, mesmo depois da aliança falhada?
Não entendo.

Como defendem essa direcção, que além de súbditos do benfica, não fazem mais nada condizente com esse clube?


em relação ao Braga, todos sabemos, porque aconteceu a aproximação.
Além de Salvador se dar bem com o PC, foi uma retaliação pura e dura, que saiu bem frutífera para os de Braga.

Não tenho qualquer simpatia pelo Braga e sou 100% contra todas as oferendas que para lá têm ido.
De empréstimos a jogadores a custo zero tem sido um fartote todos os anos.
Sem qualquer coisa boa vinda em sentido contrário.

E eles andam na crista da onda, também à custa disso, certamente que os que se vergaram ao benfica não gostarão de ver o Braga em 2º no campeonato e na final da Liga Europa.

O Vitória não ganhou nada,aliás perdeu perdeu muito, com a venda da espinha ao benfica.

o Braga ganhou muito com isso.

Para o Porto, efectivamente pouco conta, mas era bom ver estes clubes do Minho mais indiferentes aos lisboetas...

luis cirilo disse...

Caro Blue Factory:
Estou de acordo consigo em muito do que diz. Especialmente na apatia com que em Guimarães,hoje,se aceitam determinadas decisões.
Mas acredito que os adeptos,um destes dias,farão ressurgir o Vitória.

Anónimo disse...

"Festa do FC Porto provoca estragos na feira do livro
A festa do título europeu levada a cabo pelos adeptos do FC Porto, anteontem à noite nos Aliados, provocou danos avultados nos pavilhões ali montados para a Feira do Livro. A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) ponderou cancelar o evento, quando confrontada com os danos, avaliados em várias dezenas de milhares de euros.




"Numa primeira impressão, ainda na noite das comemorações, pareceu impossível cumprir o calendário da Feira, tais eram os danos. Mas hoje [ontem] de manhã, depois de uma segunda análise e muita ponderação, achámos que era um esforço que tinha de ser feito", explicou Avelino Soares, da organização, ao CM.

As parcerias feitas com autores e músicos convidados foram um dos aspectos que pesaram na ponderação da APEL. "A Feira do Livro não é só os pavilhões. Há compromissos e parcerias que não podem ser adiados", explicou.

A prioridade da APEL é reparar os pavilhões a tempo do arranque da Feira do Livro, na quarta-feira (dia 25), e só depois apurar responsabilidades. "Vamos arranjar tudo. Mas esperamos uma contribuição da Câmara Municipal do Porto e do FC Porto. Não podemos acusar directamente ninguém, mas toda a gente viu o que ali se passou", contou Avelino.

A reparação e substituição dos cerca de 60 pavilhões montados começa já amanhã. A organização da feira espera que sejam tomadas as devidas precauções por parte da PSP, no domingo, caso o FC Porto ganhe a Taça de Portugal. "A PSP fez o possível na altura, mas no domingo esperamos mais protecção"."



A Feira do Livro arranca dia 25 e encerra a 12 de Junho."

Cuidado Vitorianos.
Os bárbaros voltaram a atacar.
Nem o que é seu respeitam.

Anónimo disse...

sim...os adeptos vao entrar em campo e ganhar jogos...

insignificantes é o que voces são! pelo que vejo falam de mais, a vossa companhia são académicas, nacionais e marítimos, paços etc.por muitos anos esta será a vossa realidade, se não for bem pior.podem continuar durante anos a apregoar não sei bem o quê!

Poooooooorto!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Infelizmente há gente que anda em volta do futebol apenas para destruir,fomentar a violência,fazer disparates.
O que se passou na avenida dos aliados foi uma vergonha.
Para o FCP.
E para a cidade do Porto.
Caro Anónimo:
Deixar a "nobre " tarefa de destruir barracas da feira do livro (eu sei que a alguns selvagens tudo que for cultura faz confusão)para vir aqui escrever disparates foi perda de tempo.
Mas como não entendeu nada do que escrevi, a avaliar pelos seus gatafunhos,também não perderei um minuto a responder-lhe.

Anónimo disse...

Adorei o seu comentario! Sempre que pode lembrasse dos bons homens que passaram pelo vitoria! um deles muito especial o meu avo Custodio Ribeiro Garcia! obrigada

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O sr Custódio Garcia deu-me a honra de ser meu amigo durante muitos anos.
Recordarei sempre as imensas conversas que tivemos,nomeadamente nos tempos em que fui director do clube,nas quais era bem patente o amor que tinha ao nosso Vitória.
Com ele aprendi muito.
Guardo religiosmaente o livro que ele escreveu sobre o Vitória com uma dedicatória que muito me sensibilizou.