segunda-feira, outubro 25, 2010

Ecletismo




Fotos: http://oladov.blogspot.com/
Foi um bom fim semana vitoriano.
É verdade que o futebol profissional perdeu um jogo que era claramente de ganhar e atrasou-se na luta pelo acesso ás competições europeias.
Mas o Vitória não é só futebol profissional!
No futebol de formação venceu em iniciados e juniores.
No basquetebol derrotou o Benfica que é o bi campeão nacional.
Depois do futebol ,e agora do basquetebol ,só falta o SLB aparecerer-nos por cá em voleibol para ter idêntico "tratamento".
No pólo aquático venceu o Fluvial.
No voleibol derrotou o Vilacondense e cimentou a sua candidatura ao titulo nacional.
São apenas três exemplos de equipas vitorianas que competem e vencem ao mais alto nível.
Outros poderiam ser dados.
Mas demonstram que a realidade vitoriana vai hoje muito para além do futebol.
E é uma realidade cimentada nas existência de diversas modalidades e na conquista de significativos títulos nacionais nalgumas delas.
Como,por exemplo,no basquetebol e no voleibol.
Gostava bem de ver o futebol profissional,a vários níveis, ter a categoria e a ambição de algumas destas modalidades.
Os vitorianos seriam certamente mais felizes.
Depois Falamos

4 comentários:

João Carvalho disse...

Todos gostavamos de ver esta ambiçao no Futebol. Mas este ecletismo e aquilo de que sao feitos os grandes clubes. Triste daqueles que nao o consigam compreender.

luis cirilo disse...

Caro João:
Tal e qual.
Mas o futebol tem de ser sempre a locomotiva que puxa o comboio.

Sérgio Agostinho Ferreira disse...

Luis Cirilo dixit "Gostava bem de ver o futebol profissional,a vários níveis, ter a categoria e a ambição de algumas destas modalidades."

Eu também e, para que isso acontecesse, bastaria, muito provavelmente, que deixassem de ser transferidas verbas do futebol profissional para as modalidades. Estas, na minha opinião, deveriam viver apenas com as receitas que conseguissem angariar. Quem não tem dinheiro não deve(ia) ter vícios. E sei do que falo, em tempos fui atleta do já extinto Basquete Clube de Guimarães (agora Vitória) e apercebia-me da vontade e "raça" de alguns dirigentes (que alguns transitaram até para o Vitória) em conseguirem mais e mais patrocínios.
Agora, com o guarda-chuva chamado Vitória, e com a garantia de que o dinheiro tem sempre de chegar, será que existe tanta pró-actividade dos mesmos dirigentes em arranjarem patrocínios?? Não estou dentro da realidade mas não me parece...

Se o meu amigo Luis Cirilo defende, como eu defendo, uma visão cada vez mais moderna, profissional e empresarial do Vitória, terá de concordar comigo. O futebol é hoje, como de resto sempre foi, o nosso core business e, defender a sua visão (romântica, confesso) é recuar, no mínimo, dez ou quinze anos no dirigismo que se quer para o Vitória do Século XXI. Actual, moderno, profissional e...vencedor.

luis cirilo disse...

Caro Sérgio Agostinho:
Concordo com a tese de que as modalidades devem ser autosuficientes no que respeita ás receitas e despesas. Devendo o Vitória responsabilizar-se por instalações e outras despesas logisticas.
Agora a grandeza de um clube não se faz apenas de futebol.
E ás modalidades o Vitória deve titulos nacionais que muito nos prestigiam e dão palmarés.
Creio que com uma gestão rigorosa todas são compativeis dentro do clube