terça-feira, outubro 12, 2010

Citação


"Nunca me senti tão sozinho e nunca tive tanta certeza de estar tão certo."
Francisco Sá Carneiro
(Quando 37 dos 73 deputados abandonaram o partido,em 1978,apoiando as "Opções Inadiáveis")

10 comentários:

Anónimo disse...

Em quase tudo na vida sempre fui mais pela razão do que pelo coração unica excepção o futebol e o meu VSC.

Por isso cada vez mais me convenso que no que diz respeito ao Governo e Politicas de direira e esquerda, o meu voto vai sempre para aquele que eu eche serve melhor o país.

Neste momento votava Bloco de esquerda, porque me parece ser o unico partido que sabe exactamente onde está o problema do nosso país.

Desculpando-me desde já com o Dr. Luis Cirilo, que não é desta cor partidaria, mas a verdade é que entre PSD e PS, que sempre alternam as maiorias na assembleia, nunca temos melhorias.

Abraços
APL

P.S. Obrigado por me ter aceite como seu amigo no facebook.

luis cirilo disse...

Caro APL:
Respeito muito a forma de pensar de cada um.
Eu acredito no PSD.
Estou la desde 1975 e ja nao mudo.
Mas admito que os outros partidos tambem tem as suas razoes e as vezes mais que o meu partido. Quanto ao Facebook tenho todo o gosto em sermos amigos

freitas pereira disse...

Não voto em Portugal, mas o problema direita-esquerda é o mesmo em todos os países democráticos, penso eu.

A clivagem ou divisão “direita/esquerda” data , historicamente, da Constituinte francesa de 1789-1791, na qual, os deputados adoptaram uma disposição do espaço em função das afinidades políticas. Esta oposição direita-esquerda perpetuou-se na maioria dos países.

Na democracia, é o resultado das urnas que torna possível a alternância política. A bipolarizaçao é particularmente forte nos países de escrutínio majoritário, como a França, devido ao sistema binário que este sistema induz.

Falta agora saber, se este modelo « binário » direita-esquerda, ainda corresponde à necessidade premente de trazer soluções aos problemas que se apresentam, num mundo em evolução rápida, onde o poder efectivo mudou de mãos , passando dos governos e dos Estados para o poder financeiro internacional , o qual, sem fronteiras , sem projecto político nem projecto de sociedade, só conhece uma filosofia :a rentabilidade dos capitais.
Assim se verificou na França e noutros países – Blair na G.Bretanha-, Zapatero na Espanha, onde, sob pressão da finança exigente, a esquerda se conformou a gerir a economia como se fosse a direita!
A clivagem direita-esquerda e a polémica que os acompanha são inoperantes desde que se deixa o terreno da ideologia e da semântica políticas para agir no mundo económico que nos é imposto, o da globalização.
O emprego, a educação, a acção e a protecção sociais, a saúde publica, a pesquisa, a justiça, a salvaguarda do nosso meio ambiente, a segurança, a imigração, para só citar estes, são assuntos de sociedade transversais.
Não são o apanágio de nenhuma ideologia, mas os resultados dependem das políticas que se aplicam e, portanto, das orientações ideológicas e políticas as quais se distinguem através:
° da determinação das prioridades e dos objectivos a realmente atingir,
° da natureza e da escala dos meios a mobilizar e,
° daqueles de quem se exigirá mais contribuição e esforços.
° daqueles de quem se exigirá mais contribuição e esforços.
Estas três linhas aparecem-me como essenciais :
Lançar projectos dispendiosos , prestigiosos certamente, mas “décalés” no tempo que se vive, e sem verbas orçamentais disponíveis, é um sacrilégio. Um submarino em Portugal ou um novo porta-aviões nuclear em França, são do mesmo absurdo ! E ainda há outros !
Estabelecer planos de rigor económico, sem peso nem medida, nos quais o esforço principal é imposto aos mais pequenos , e uma vez mais à classe média, verdadeiros motores da economia, enquanto que os da “alta” vão só deixar cair algumas migalhas , do grande bolo que detêm, é uma grande injustiça.

J. de Freitas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
J. de Freitas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
J. de Freitas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
J. de Freitas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
J. de Freitas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
J. de Freitas disse...

Caro Amigo

Mudei a conta Google, razao pela qual assino J. de Freitas em vez de Freitas Pereira. Obrigado.

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
Apenas posso estar completamente de acordo com o seu raciocinio.
E relevar que nos dias de hoje,em uitos paises e também em Portuga,o acento na dicotomia direita /esquerda apenas serve para esconder certo vazio de ideias.
Á esquerda e á direita.
Esse exemplo que dá,do submarino e do porta aviões,parece-me bem elucidativo disso.