sexta-feira, junho 11, 2010

Começou!

Começou o Mundial 2010.
Que muitos temem que fique para a História como o Mundial das...Vuvuzelas!
O jogo de abertura,entre anfitriões e México,foi bem jogado mas claramente entre duas equipas de ambições limitadas e terão como objectivo máximo a passagem aos oitavos de final.
Melhores a atacar do que a defender, em que ambas demonstraram ingenuidades pouco próprias de um Mundial, acabaram por ter no empate o resultado mais justo.
Num grupo em que também estão França e Uruguai ambas vão ter muito que melhorar para poderem ter aspirar a mais qualquer coisinha.
Gostei particularmente de alguns jogadores da equipa mexicana.
Especialmente Giovanni,Vela,Hernandez(no pouco tempo que jogou)e Rafael Marquez.
Neles assenta boa parte da esperança mexicana em seguir em frente.
Depois Falamos

7 comentários:

SicGloriaTransitMundi disse...

Uma coisa te digo: não falaste neles, mas na equipa sul-africana há um jogador que vai dar que falar: Tshabalala.

Depois falamos...

luis cirilo disse...

Caro Sic:
É jeitoso é.
Quem sabe o Mourinho ainda o leva para o Real Madrid...

SicGloriaTransitMundi disse...

Parecia o "condutor de camionetas" a marcar ao Braga!

freitas pereira disse...

O mundo reteve durante quatro anos a respiração ! A maioria da população do globo esperava este evento. A grande competição , onde os humanos de todas as nações, do povo às elites políticas e económicas, vão poder satisfazer durante um mês de golpes de matraca mediévica deslumbrante , os seus impulsos de vària ordem e também mercantis.

Ah, enfim, vamos poder esquecer os males deste mundo.

Mas assim vai a vida e gira o mundo. O mundo é injusto, desigual, mas legitimamos as nossa acções justificando que assim é, que não temos nenhum poder sobre as coisas. E a instituição do futebol faz crer aos seus admiradores que ela lhes dá as garantias de felicidade em substituição das frustrações e das decepções, confortando a pequena sociedade na hipnose colectiva para a tornar mais flexível e receptiva à corveia.

Vamos uma vez mais poder lavar os nossos cérebros de homens racionais, esquecendo enfim a crise económica, os lucros vergonhosos dos accionistas, os bónus indecentes, os salários astronómicos dos próprios jogadores, o desemprego crescente, a precariedade, a fome do Terceiro Mundo e a do nosso, a exploração dos dominados, as expropriações de terras pelos trusts agroalimentares, a crise ecológica, o escândalo da maré negra na Louisiana, a guerra no Médio Oriente pelo petróleo, ... a paz, a guerra genocidària da Palestina, os campos de concentração de Gaza, as políticas de expulsão dos imigrantes oriundos dos países que o Ocidente assassina, afama , explora e escraviza.

A ditadura dos mercados financeiros, os bancos, a crise grega, a abertura da Europa aos ajustamentos estruturais e aos planos de austeridade do FMI e a impostura das caixas dos Estados vazias, na impossibilidade de assegurar uma cobertura social decente (doença, reforma, velhice) a toda a gente.
Incrível, realmente o que o futebol, via os média, vão poder encher os nossos corações de felicidade.

Os gladiadores dos tempos modernos, transformados em homens de negócios , com salários (digamos dividendos !) que correspondem a vários anos de trabalho dum assalariado médio ! E isto para empurrar com mais ou menos mestria uma bola , com os seus amigos , até aos trinta anos !, enquanto que os que trabalham realmente vão dever trabalhar até aos 65 ou 70 anos!

Pior ainda : Assim , parece que os jogadores franceses, não satisfeitos de dormirem nos hotéis mais caros da África do Sul ( 600 euros por noite,), exigiram que um avião especial lhes trouxesse as esposas de ¨Paris, para lhes manterem o moral (!), e vão receber cada um , um prémio de 390.000 euros, isto é 25 anos de salários de um trabalhador francês pago com o SMIC (salário mínimo francês que é de 1100 euros !).

Se ganharem o torneio vão-nos custar NOVE milhões de euros, para 22 jogadores ! Que desportivismo ! A este preço seria bom que perdessem rapidamente!

Ao escrever o que precede, sei que vou atrair os raios e coriscos dos admiradores desportivos, que me vão dizer que o futebol é um meio de acessão, para muitos, ao bem estar material e social, à ascensão social, que muitos desportivos são de origem modesta e conseguem chegar à riqueza graças ao talento deles.
Sem duvida. E também me podem dizer que este desporto nunca foi demasiadamente o instrumento das classes dominantes, e que servia mesmo de vector da exaltação do sentimento nacional nos Estados fascistas do XX° século.

Que no Brasil, no Camarão e na Costa do Marfim, etc., este desporto constitui uma esperança para muitos. De acordo. Mas para quantos , que esperam em vão de poder abrir um caminho decente , sem serem abandonados pelo “sistema”, admirando com orgulho e cobiça o que eles não poderão jamais realizar?

Eis porque, penso, que aqueles que governam o mundo, não atacarão amanha o inimigo comum afim de imaginar uma sociedade mais justa, humanista, solidária e social.

Desculpe , Caro Amigo, este comentário “ a contra corrente”.

Freitas Pereira









luis cirilo disse...

Caro Sic:
Talvez um bocadinho melhor.
Caro Freitas Pereira:
Achei a sua análise extremamente lucida,como é habitual, e totalmente adequada a este debate que se vai travando em volta do Mundial.
Nunca como nos tempos actuais o futebol foi o "ópio" do povo.
Por conveniência dos politicos que tem neste Mundial a oportunidade de distrair o povo durante mais um mês.

SicGloriaTransitMundi disse...

Um bocadinho melhor???

Bastante melhor que o franco-haitiano?...Muitíssimo melhor!!!

Por falar nele, onde é que pára esse malandreco???

luis cirilo disse...

Caro Sic:
Não sei.
Está desaparecido