domingo, abril 04, 2010

Submarinos & Polvos


O meu interesse pelos submarinos, os que andam no mar entenda-se,começou ao ler as 20.000 Léguas Submarinas de Julio Verne.
Fiquei adepto do Nautilus,do capitão Nemo, e de toda aquela fabulosa história que ainda hoje releio com o prazer de quem a lê pela primeira vez.
De lá para cá,quase 40 anos passados,mantenho o interesse por essas máquinas fantásticas que cruzam os oceanos abaixo da superficie e com um desenvolvimento tecnológico assombroso.
VI inúmeros filmes sobre submarinos,nomeadamente reportando á II Guerra Mundial,e li mais alguma coisa sobre a matéria dado o interesse que mantenho pelo assunto.
Quis o destino que fizesse o serviço militar no exército (infantaria) e não tive a oportunidade de entrar numa dessas máquinas comotanto gostaria.
Posteriormente integrei a comissão de Defesa Nacional ,na Assembleia da República, visitei várias unidades militares dos três ramos mas mesmo aí os submarinos não fizeram parte dos roteiros.
Enfim, e embora ainda não tenha desistido da ideia,não me parece que algum dia vá ter a oportunidade de viajar num desses veiculos .
Com grande pena minha.
Vem todo este introito a propósito do assunto dos submarinos que anda agora outra vez( é ciclico) nas primeiras páginas da informação.
Ao que parece até com "direito" a comissão de inquérito parlamentar.
A um negócio com mais de uma década e que passou pelas mãos de meia dúzia de ministros da defesa.
Mas é "forçoso" para o PS desviar a atenção dos portugueses de assuntos em que está enterrado até as orelhas.
Seja o processo "Face Oculta" seja a questão da TVI.
E nada melhor que este assunto por causa do governo PSD/CDS que tomou as decisões finais sobre a aquisição desse equipamento e sobre o qual dá um jeitaço fazer recair algumas suspeitas.
Termino,como comecei, com as 20.000 Léguas Submarinas.
Que tinham um submarino é verdade.
Mas também um polvo gigante.
Tal e qual este caso.
Só que aqui o polvo é cor de rosa!
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Bela analogia entre o livro e a realidade portuguesa.
So que o polvo rosa e mais perigoso que o do Nautilus

luis cirilo disse...

Caro Anonimo.
Sem qualquer duvida