quarta-feira, março 10, 2010

O Mundial e a Selecção

Foto:http://vitoriasempre.net
Publiquei,hoje,este artigo no site da Associação Vitória Sempre.
O Vitória vai ter eleições no próximo dia 20 de Março. Como todos sabemos existem duas listas, dois programas, duas formas inteiramente diferentes de verem o Vitória.
Em 3 de Fevereiro de 2010, altura em que não tinha decidido integrar uma das candidaturas, escrevi neste espaço um texto dedicado aquilo que considerava essencial para quem quisesse governar o clube a seguir às eleições de Março.
Foi na base desse texto, e da forma como ele expõe o que penso sobre o Vitória, que aceitei integrar a lista de Manuel Pinto Brasil.
Precisamente por concluir que havia grande sintonia de pontos de vista na forma como víamos o clube.
Mas hoje não escreverei sobre as eleições.
Pegando num mote lançado pela Associação no Facebook (Eu quero ver o Nuno Assis no Mundial) proponho-me reflectir um pouco sobre os possíveis critérios e escolhas do seleccionador nacional na preparação para o campeonato do mundo.
Ao contrário do que vejo propagandear por aí, até por gente com grandes responsabilidades na orgânica do nosso futebol, eu não acho nada que Portugal possa fazer uma campanha sequer idêntica á do Alemanha 2006.
Desde logo, razão essencial, por termos pior equipa do que há quatro anos.
De lá para cá podemos considerar que Ronaldo está melhor jogador, mais completo, mas já tivéramos um excelente Ronaldo nesse mundial.
O núcleo base da selecção, esse, mantêm-se quase o mesmo.
Ricardo Carvalho, Deco , Simão, Paulo Ferreira, Miguel , Tiago, previsivelmente estarão nos convocados a que se juntarão os mais jovens como Miguel Veloso, Moutinho, Danny, os naturalizados como Pepe e Liedson e os finalmente lembrados como Pedro Mendes.
A completar o lote estarão Hugo Almeida, Duda, Bruno Alves, Rolando e mais um ou outro dependente de lesões e momentos de forma.
O que importa relevar é que, com a devida licença de Pepe e Bruno Alves, Pedro Mendes ou Danny (excelentes jogadores), não apareceu nestes últimos quatro anos nenhum jogador de classe superior a fazer-nos esquecer os que já lá não estarão.
Á cabeça de todos o grande Luís Figo.
O mais talentoso jogador português entre Eusébio e Ronaldo.
Capitão e líder da selecção.
Mas também o maior goleador de sempre (Pauleta) e um jogador de elevadíssimo rendimento em fases finais (Maniche).
E para substituir esses três, especialmente Figo, não vejo de momento alternativa equiparável.
É aqui que vale a pena falar de Nuno Assis.
Porque neste momento não vejo em Portugal, ou português a jogar noutros países, jogador com tamanha capacidade de provocar desequilíbrios ofensivos como o 10 do Vitória.
Desde o final da primeira volta do campeonato passado e até ao momento, Assis tem realizado um conjunto de exibições de levado gabarito, marcado golos, feito assistências e contribuído para alguns momentos de puro espectáculo.
Ainda domingo com o Nacional andou magia á solta no relvado do nosso estádio.
Magia assente na técnica, na velocidade, na acutilância ofensiva e na capacidade de desequilibrar.
Assim sendo, e considerando os deploráveis momentos de forma de alguns convocados habituais (Moutinho á cabeça) parece lógico que Assis seja um potencial convocado para o Mundial.
Tem contudo alguns contras:
Pouquíssima experiência de selecção face a alguns anos apagados de carreira.
Jogar num clube que é visto com olhos diferentes de SLB/SCP/FCP por quem manda no futebol português.
Não ter nenhum empresário a fazer lobby pela sua convocação ao contrário de outros jogadores.
A favor tem, contudo, alguns argumentos:
O excelente momento de forma.
A experiência que é um facto decisivo em provas como um Mundial.
O facto de Carlos Queiroz já lhe ter dado uma oportunidade na fase de apuramento.
Neste quadro e partindo do princípio de que Assis acabará o campeonato em grande, como tudo parece indicar, será uma verdadeira injustiça se ele não estiver nos 23 eleitos para o Mundial.
Porque no relvado fez tudo para o merecer.

7 comentários:

Lourenço Lima disse...

Meu caro, estou plenamente de acordo com a sua analise. Efectivamente o nosso pequeno grande jogador, merece indiscutivelmente um lugar de proa na selecção que eu espero seja de todos os portugueses. Tal como diz, Nuno Assis não dispõem de um empresário com renome na praça e tão pouco é patrocinado pelas grandes marcas de artigos desportivos, caso da Adidas, Nike, empresas com muitas influências junto dos seleccionadores e da Federação Portuguesa de Futebol.
Nuno Assis tem magia, tem futebol, tem criatividade, tem experiência quanto baste para representar Portugal e qualquer clube cá e além fronteiras. Agora há um aspecto que Nuno Assis nunca poderá esquecer, foi no Vitória onde atingiu as suas melhores performances e só por isso terá que ficar grato ao clube e aos seus adeptos que sempre o apoiaram.

Anónimo disse...

Só deviamos pensar nisso depois das eleições. É que o Nuno Assis veio naquele protocói com o Benfica.

Pedro disse...

A surpresa ainda vai ser o Rúben Micael ou mesmo Carlos Martins. Infelizmente, o melhor 10 actuar em Portugal não tem as parangonas nos "jornaleiros nacionais", como tal, também não tem hipótes em ir ao Mundial. Imagine se aquela jogada do 2º golo fosse feita por um dois supracitados, ou então pelo Aimar....Era o fim do Mundo;)

Grande abraço

Unknown disse...

A surpresa será quem a Nike indicar.

luis cirilo disse...

Caro Lourenço:
É isso.
Faltam-lhe padrinhos.
Caro Anónimo:
Pois veio.
Foi a unica "coisa" que se aproveitou.
Caro Pedro:
O Ruben Micael é um excelente jogador também ele prejudicado por actuar no Nacional até pouco tempo atrás.
Agora que está no FCP já é visto de outra forma.
E em forma não me choca que vá ao Mundial.
Até porque não colide com Assis

mlfrp disse...

Caro amigo, o Nuno Assis é mais um da cantera que não se cansa de formar grandes jogadores mas que por vezes se esquecem de quem os formou no entanto sou de opinião que o Nuno merece estar na África do Sul e no lugar do Deco que passou a época mais tempo lesionado do que a jogar, mas como nas convocatórias funcionam as pressões das marcas e de alguns empresários, desconfio que o Sr. seleccionador o convoque.

luis cirilo disse...

Caro mlfrp:
Inteiramente de acordo.Mas desconfio que não vai ser assim.
Caro Paulo César:
è o que se desconfia...