domingo, março 21, 2010

"Blogolixo"


O termo não sei se existe.
Aquilo a que ele se refere existe de certeza absoluta.
Refiro-me,para que seja claro,á quantidade enorme (em infeliz crescimento) de mentecaptos sem educação nem princípios que a coberto do anonimato enchem a blogosfera de insultos,calúnias e mentiras.
Ainda agora ,a propósito das eleições no Vitória, foi possível assistir a uma autêntica enxurrada de mentiras e invenções sobre as pessoas que compunham as duas listas candidatas á direcção do clube.
Sempre a coberto do anonimato, ou de pseudónimos e nomes inventados o que vem a dar no mesmo, foi um ver se te avias a ver quem dizia pior quer da Lista A quer da Lista B.
Foi um verdadeiro festival de "grafittis informáticos" que atingiam indiscriminadamente pessoas de bem que apenas cometeram o "crime" de se candidatarem á direcção de um clube desportivo.
A blogosfera não pode ser isto.
Não pode mesmo.
Porque estes delinquentes informáticos,néscios sem responsabilidade, atiram lama para cima das pessoas,inventam situações,deturpam realidades e depois por mais que se faça um esforço no sentido de repôr a verdade ela nunca chega a todos a quem a mentira já visitou.
Creio que é tempo de pôr alguma moral nisto.
Bastando para o efeito que os proprietários dos blogues não permitam comentários insultuosos, calúnias, afirmações que ponham em causa o bom nome das pessoas.
Moderando a publicação de comentários.
Aqui, no "Depois Falamos",já faço isso há muito tempo.
Tenho dez comentários a um post em vez de cinquenta ?
Paciência.
Ao menos quem vem aqui sabe que não encontra desse "blogolixo".
Ainda agora, a propósito das referidas eleições, tive aqui imensos comentários que não publiquei.
Porque embora apoiando a Lista A referiam-se á B de forma que considero inaceitável.
Querer ganhar é uma coisa.
Valer tudo é outra bem diferente.
Depois Falamos

6 comentários:

Unknown disse...

Sr. Luis Cirilo, é realmente uma vergonha o que se passa, e creio que se refere em concreto a O VIMARANES. Tive oportunidade de manifestar algumas vezes e até antes das eleições o meu desagrado pela constante avalanche de insultos a toda a gente, jogadores, treinadores, direcção, etc., que agora em período eleitoral se agravou.
É um blog de referência no universo Vitoriano, mas que ameaça perder credibilidade pela conivência e cobertura que dá a comentários ofensivos.

Vimaranes disse...

O tema da política de comentários não é de fácil discussão. Aliás, bastará ver que o próprio Depois Falamos já a foi alterando com o tempo.
Eu confesso que não gosto por norma de censurar comentários e que espero sempre que quem comente tenha a elevação de o fazer com as regras de bom senso e educação. Isso nem sempre acontece. E piora quando um blogue sofre um crescimento exponencial o que o deixa à mercê de tudo e de todos. Daqueles que vêm por bem e daqueles que apenas tenciona denegrir este ou aquele. Quando se tem muitos comentários ainda se torna mais difícil decidir aquilo que está dentro das normas da educação e do bom senso e que não nos coloque a nós administradores dos blogues alvo de qualquer "queixa" de parcialidade, até porque aquilo que pode ser o limite para mim, poderá não o ser para outro.
Todos estes cenários forem pensados ao longo dos últimos tempos para o VIMARANES, por exemplo. Infelizmente tinha noção que qualquer decisão iria prejudicar muitos daqueles que, mesmo anónimos contribuem para as discussões de forma saudável. Mas, como escrevi no post que acabei de colocar, pagam uns pelos outros. Durante a campanha eleitoral achei por bem, não fazer a alteração na política de comentários, por razões lógicas. Se não o fiz antes, seria insensato fazê-lo durante. Daí que aguardei que a mesma chegasse ao fim.
Tenho dúvidas sempre de qual é a melhor decisão nestes casos para impedir o "blogolixo" e lamento que a maioria dos leitores não saiba usar de forma condigna um espaço que se pretende de liberdade e discussão saudável.

luis cirilo disse...

Caro paulo Cesar.
O Vimaranes,porque blog muito lido e comentado no universo vitoriano,foi um dos exemplos de excessos perfeitamente evitaveis.
Tive oportunidade de referir isso ao Carlos Ribeiro por mais que uma vez.
Tanto quanto vejo ja tomaram medidas para atenuar drasticamente essa praga dos anonimos.
Mas nao so no Vimaranes assistimos a isso.
Creio que se trata de uma realidade disseminada por toda a blogosfera.
Cuja responsabilidade pertence,em primeira linha,aos autores dos blogues que permitem esse tipo de comentarios.
Porque aos energumenos que a todos insultam basta nao lhes publicar os comentarios para os extinguir enquanto participantes na blogosfera.
A esmagadora maioria nao tem inteligencia para escrever tres frases a direito quanto mais para terem blogues proprios.

il disse...

Ora bem, quem só diz bacoradas, cada vez que abre a boca, deve ser 'amordaçado' -muito democraticamente...

...Ou não, afinal eu até sou Oliveira e às vezes, dá-me vontade de dar um bom par de estalos aos mal-educados.

Se querem dizer mal dos jogadores -digam que são coxos. Todos percebem que não jogaram nada, mas não há palavrão. O mesmo para o técnico(s) -diz-se que são muito bons - a fazer pão, a pintar uma parede na obra. Mais uma vez se diz que eles estão mal -e não há obscenidades.

Criticou-se, mas com educação.

Anónimo disse...

Meus caros,
Comentando eu normalmente a coberto do anonimato, não deixo de concordar que de facto existem demasiados excessos e falta de educação na blogosfera.
Mas não será isso um reflexo da nossa sociedade. Quem são os bons exemplos?
Quando tantos políticos nos enganam e mentem com todos os dentes...
Quando a televisão exalta a violência física e verbal ... até o canal Panda... (meu Deus).
Para onde vamos nós?
Não sendo eu adepto da lei da rolha, mas é melhor prevenir do que remediar, por isso concordo com um certo controlo da comunicação na net.
Cps e boa noite
(Anónimo que esteve na Acrópole e lhe aconselha Istambul)

luis cirilo disse...

Caro Vimaranes:
Eu também não gosto de censurar comentários.
E por norma não o faço.
Tenho até publicado comentários bastante desagradáveis aquilo que escrevo.
Agora o que não posso permitir, e por isso introduzi a moderação de comentarios,é que que vem aqui ler opiniões e procurar debate seja "agredido" por escumalha sem principios nem educação.
E para esses este blog está definitivamente fechado.
Caro il:
Tem toda a razão.
Existem muitas formas de criticae e discordar sem ser ofensivo.
Daí o entender que os blogues tem de expugar esse tipo de comentários.
Caro Anónimo:
Os comentários anóninmos,como o seu,não me incomodam nada.
Os que incomodam são os outros.
Os que só aparecem para destruir.
QUanto a Istambul...está na lista para um dia